A importância da identificação precoce da DA

A Importância da Identificação Precoce da Doença de Alzheimer.

em Demências e Alzheimer por

Hoje em dia, entendemos a Doença de Alzheimer como uma seqüência de etapas que passam pelo acúmulo de proteínas anormais no cérebro, ao chamado transtorno neurocognitivo menor tipo Alzheimer (antigo Transtorno Cognitivo Leve amnéstico) até a doença propriamente dita, em seus estágios leve, moderado e avançado.

A identificação precoce do doença é importante e permite definição de metas em saúde e metas pessoais e familiares.

Além disso, a identificação precoce permite o manejo adequado dos sintomas e cuidados da saúde, evitando muitas situações e intercorrências que teriam impacto na qualidade de vida do paciente.

É por isso que alertamos para os primeiros sinais e sintomas que podem sugerir o diagnóstico. Não só a memória pode ser afetada, mas também o humor e o comportamento em geral. Culturalmente, muitos destes sintomas eram (ou ainda são) associados ao avanço da idade: esquecimento “da idade”, alterações de comportamento “da idade”. Deve-se dar atenção especial ao paciente mais velho que se apresenta apático, com humor depressivo, que nunca lhe foi normal. Ou ao contrário: agitação, ansiedade e até idéias delirantes de roubo ou ciúmes.

Alertamos também sobre os esquecimentos. Este é o sintoma mais clássico da doença. Pequenos esquecimentos que impactam nas atividades do dia-a-dia. Ao mesmo tempo, lembranças do passado mais distante com riqueza de detalhes. Um indivíduo que sempre foi ativo e encontra-se incapaz de reproduzir uma atividade que lhe era habitual. Exemplo: erros em receitas culinárias, não coseguir mais costurar, dificuldade ou incapacidade no manejo das finanças.

Essa condição evolui em etapas e as etapas iniciais nem sempre são tão óbvias quanto as mais tardias, de fácil reconhecimento por terceiros.

Idosos que apresentem esses quadros devem ser avaliados clinicamente para esclarecimento diagnóstico o mais rápido possível. Lembre-se que a identificação precoce da doença pode ajudar a manter a qualidade de vida de toda a família.

Temos muitos artigos sobre o tema. Para mais informações, vá ao nosso menu: Bem-estar – Saúde – Demências e Alzheimer.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

1 × 2 =

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo