IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > Geral > Febre e Pneumonia em Idosos: entenda quando o idoso deve ser internado.
GeralSaúde

Febre e Pneumonia em Idosos: entenda quando o idoso deve ser internado.

José Eduardo Martinelli
Última atualização 19 de maio de 2017 10:28
Por José Eduardo Martinelli
Compartilhe
4 Min
Febre em idosos
Quando o idoso com Pneumonia e febre deve ser internado?
Compartilhe

Muitas pessoas questionam se todo o paciente idoso com diagnóstico de Pneumonia deve ser internado.

Seu banner

Vamos responder através de um exemplo. Se Jonas, um paciente de 85 anos, procurara o Pronto Socorro de um hospital com quadro inicial de Pneumonia bacteriana, sem nenhuma outra doença associada, o melhor é trata-lo em casa. O médico deve receitar o antibiótico mais adequado e pedir para a família cuidar de Jonas em casa. Se outro paciente, Reinaldo, da mesma idade, procura o hospital com o mesmo quadro, mas sofre de diabetes e insuficiência cardíaca, então deve ser internado. Para Reinaldo, há grandes chances de complicações. Pois a infecção pode descompensar as outras 2 doenças concomitantes (diabetes e insuficiência do coração). Então, é mais seguro que o tratamento seja feito no hospital.

Contents
Muitas pessoas questionam se todo o paciente idoso com diagnóstico de Pneumonia deve ser internado.Ou seja, o fator determinante para a internação, além do estágio de evolução da Pneumonia, são as doenças associadas.Pensando na velocidade de diagnóstico da Pneumonia, vale falarmos de febre.

Ou seja, o fator determinante para a internação, além do estágio de evolução da Pneumonia, são as doenças associadas.

Mas vale ressaltar que, na prática, quanto mais velhos, mais doenças crônicas o paciente apresenta. Além disso, a reserva funcional é menor. Por isso, pacientes mais velhos com Pneumonia têm mais chances de serem internados.

Entenda as alterações mecânicas do sistema respiratório durante o envelhecimento.

Quanto maior a faixa etária, menor é a reserva funcional respiratória e cardíaca. Reserva funcional respiratória é a capacidade de respirar medida em volume de ar. A partir dos 25 anos aproximadamente, nossos pulmões começam a perder capacidade de troca gasosa em volume. Dizemos então que estamos perdendo reserva funcional. A reseva funcional cardíaca está relacionada à capacidade de o coração movimentar o sangue no corpo. Que também é perdida progressivamente com o tempo.

Por causa disso, o quadro clinico de um idoso mais velho pode evoluir de maneira diferente. A complicação mais importante é a insuficiência respiratória, cujo principal sintoma é a falta de ar. Neste grupo das pessoas com mais de 90 anos, os pulmões já possuem menor capacidade de respirar. Portanto, podem chegar a um quadro grave muito mais rápido que o idoso na faixa de 60-70 anos em caso de doenças que afetem os pulmões. Portanto, o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a resolução do quadro de pacientes mais velhos.

Pensando na velocidade de diagnóstico da Pneumonia, vale falarmos de febre.

A febre em um idoso não acontece na mesma proporção que um adulto mais jovem. Normalmente, não atinge altas temperaturas, permanecendo em 37,5 a 38 graus. E isso dificulta a percepção por familiares e cuidadores. A febre pode vir acompanhada de calafrios. Este sintoma pode ser sua primeira manifestação.

Nas Pneumonias, a febre é o sinal mais importante para o diagnóstico. Assim como é o mais fiel sintoma para acompanhar a evolução da cura. Quando o paciente deixa de ter febre, o tratamento está surtindo efeito.

Então, se você está percebendo que um idoso está apresentando sintomas de Pneumonia e tendo calafrios, procure um médico urgentemente. Quanto mais rápido for o diagnóstico correto e o início do tratamento, mais rápida será a cura.

 

Se este artigo foi útil para você, compartilhe! Queremos ajudar mais pessoas.

 

Seu banner
TAGGED:diagnósticoFebreinsuficiênciainternarPneumoniarespiraçãorespiratóriosistema
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
29 Comentários 29 Comentários
  • elena k benclowicz disse:
    8 de outubro de 2017 às 11:20

    O artigo foi bastante útil, e decido então aguardar até 2a. feira para procurar meu médico. Tenho alguns sintomas, mas sem febre. Minha temperatura sempre foi baixa, 35,9 – 36,2.
    Assim, não sei como me posicionar agora.
    Agradeço muito e despeço-me com abraços,

    Responder
  • Roseli disse:
    19 de outubro de 2018 às 23:48

    Cuido do meu sogro de 88 anos e ele vive com infecção urinária, e portador de demência e câncer de próstata que está controlado, mas nunca sei qual a temperatura que quer dizer febre, ele se alimenta muito bem, mas não manifesta mais sinais de alegria, ou uma conversa, gostaria de dicas pra ajuda-lo mais, hoje ele está com a músculatura comprometida.0brigada.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      21 de outubro de 2018 às 22:36

      Temos muitos textos em nosso site… Vc pode pesquisar os assuntos que mais interessa em nossa busca. Em relação à musculatura, é importante fazer exercícios. Seja com fisioterapeuta, educador físico ou mesmo caminhada. Temos muitos textos sobre este assunto. Por favor, vá em nosso menu, em Bem-estar. Vão aparecer opções de temas.

      Responder
      • GLAUCIA VALERIA GUIMARAES LIMA disse:
        8 de março de 2020 às 23:54

        Quais os sintomas da pneumonia em adulto com 44 anos.

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          13 de março de 2020 às 16:48

          Os mesmo de um idoso.

          Responder
      • Renilson Alves de Freitas disse:
        12 de junho de 2020 às 20:14

        Tive conato com minha mãe que tá com corona virus. Minha temperatura foi.sempre. 36.6 hoje a tarde tá 36.8.pode ser coronavirus

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          25 de junho de 2020 às 18:24

          Febre começa em 37.5 graus.

          Responder
    • Rochelle Silveira disse:
      3 de novembro de 2019 às 01:41

      Sou cuidadora de idosos e a minha paciente teve febre hoje a noite de ,37’6 graus e agora está com a temperatura de 35,5 e normal baixar tanto a temperatura ?

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        8 de novembro de 2019 às 01:05

        A temperatura corporal normal é de 35 a 37 graus. Se a temperatura está em 35.5, ela não está com febre.

        Responder
        • Gleci disse:
          15 de abril de 2020 às 13:05

          Boa tarde
          Tenho 63 anos ex fumante a temperatura do meu corpo está em 35.5 é normal?

          Responder
          • Juliana Martinelli disse:
            15 de abril de 2020 às 13:53

            sim.

      • Seriane disse:
        22 de junho de 2020 às 13:38

        Meu pai tem 70 anos, tem demência, começou a ter choque no corpo e febre, levamos no Hospital, medicou e mandou pra casa, a febre e o choque voltaram, o que fazer?

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          23 de junho de 2020 às 19:53

          Levar ao hospital sempre que houver crise, mas marcar uma consulta com médico geriatra o mais rápido possível para investigar as causas destas crises.

          Responder
  • Maria disse:
    7 de maio de 2019 às 22:18

    Gostei mto das informações. Minha mãe tem 97 anos e está mto debilitada. Quase não come comida de sal, toma agua , sucos e vitaminas. Teve infecção urinária a pouco mais de 1 mês, tomou antibiótico. Sempre tento com algum esforço tira-la um pouco da cama, pois tenho receio que tenha algum problema pulmonar. Se a tperatura dela chega aos 37.5/ 37.6 devo dar algum remedio?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      1 de julho de 2019 às 21:32

      Nunca devemos nos auto-medicar ou medicar alguém sem a indicação médica. Por favor, procure um médico.

      Responder
  • joão disse:
    19 de outubro de 2019 às 23:10

    minha avó tem uma temperatura de 35.8… isso é normal?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      21 de outubro de 2019 às 11:21

      A temperatura corporal humana normal varia de 35 a 37 graus celsius.

      Responder
  • Fernando Rodrigues Pontes disse:
    31 de outubro de 2019 às 06:47

    Meu pai esta com pneumonia e fraqueza e não consegue ficar em pé, o quadro dele é estranho para familia é não conseguir andar.

    Responder
  • Pingback: Coronavírus: Porque Devemos Ter Mais Atenção Com Idosos - Idosos
    • Fabíola disse:
      26 de abril de 2020 às 19:52

      Minha mãe de 70 anos , desde último domingo iniciou com tosse , corpo ruim , ficou a semana toda assim , sem febre , mas hj depois de 8 dias temperatura subiu um pouco 37,2, quero evitar levar no pronto socorro para não se infectar com o covid

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        30 de abril de 2020 às 18:42

        Se você está preocupada com a saúde dela e não quer ir até um hospital (na minha opinião, com razão), por favor, procure um serviço de Telemedicina.

        Responder
  • Pingback: Pneumonia no idoso, como proceder? - Ronan Ribeiro
    • Luciana De Sá fontoura disse:
      24 de julho de 2021 às 21:51

      Minha mãe tem 70 anos, depressão, artrite reumatóide, psoríase, pressão alta, diabetes, é de uns tempos pra cá anda bem confusa, Muito nervosa, gritos detergente, choro. Hoje teve febre 37,8. a dois dias com muita tosse. Se recusa ir a emergência.

      Responder
  • Sildias disse:
    8 de outubro de 2020 às 00:40

    Meu sogro tem 79 anos, ficou internado a 1 mês atrás pois teve 2 paradas respiratória, ele tem enfisema leve, mas infelizmente o hospital entregou ele pra gente com escaras nós 2 calcanhar e no coxi, a escara piorou e foi feito desbridamento e estamos cuidando com limpeza e colagenase, mas a temperatura dele ocila muito vai de 37,3 a 37,6, antes de medica-lo procuramos fazer compressas na testa e na canela, e sempre abaixa muito rápido, pode ser só calor ou pode considerar febre.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      4 de novembro de 2020 às 11:03

      A temperatura considerada normal para o nosso corpo é de 35 a 37 graus. Mais do que isso, é considerado febre.

      Responder
  • Jandira Pimentel disse:
    25 de dezembro de 2020 às 22:57

    Minha mãe tem 94 anos, Eu acho que passei gripe para ela. Começou hoje com muita coriza e agora à noite olhei a temperatura dela e estava com 38 graus. Com essa pandemia estou com medo de sair com ela para o hospital. Dei um Dorflex, um antialérgico e um chazinho de guaco. Ela foi se deitar mas estou apreensiva. Quanto a temperatura pode subir num idoso, sem ter perigo? Obrigada.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      4 de janeiro de 2021 às 10:34

      Consideramos febre quando a temperatura corporal ultrapassa os 37.5 graus celsius.

      Responder
  • Jussara disse:
    20 de dezembro de 2021 às 23:16

    Minha vó está com tosse seca e com confusão mental…ela tem 86 anos,levei Pará upa passaram um antibiótico e tomou ontem e hoje ,mas agora ela está com calafrios…o que devo fazer?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      22 de fevereiro de 2022 às 10:46

      Voltar ao médico.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Comunicação com Idoso
Geral

8 Dicas para melhorar a comunicação com o Idoso.

Por Juliana Martinelli
primeiro caso de alzheimer
Demências e Alzheimer

O Primeiro Caso Estudado de Doença de Alzheimer

Por José Eduardo Martinelli
estresse na terceira idade
Saúde

Fatores Internos e Externos de Estresse e o Envelhecimento

Por Juliana Martinelli
Estado Nutricional do Idoso
Demências e AlzheimerNutrição

Estado Nutricional de portadores de Demência – como avaliar sem exames de sangue.

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?