hospitalização na terceira idade

A Qualidade de Vida Após Período de Hospitalização

em Saúde por

Quando tratamos da população idosa, podemos dizer que a dimensão da saúde relaciona-se fortemente à sua funcionalidade global. Ou seja, a saúde de adultos mais velhos está intimamente relacionada a sua capacidade de gerir a própria vida. Isto é: cuidar de si mesmo. Porém, a rotina de uma pessoa pode mudar após um período de hospitalização.

Apesar de a velhice não estar necessariamente vinculada a doenças e incapacidades, as alterações nas dimensões física, cognitiva e social contribuem para uma maior suscetibilidade dos indivíduos mais idosos às manifestações adversas na saúde. E estes problemas podem levar à hospitalização.

Por isso, após uma doença crítica, recomenda-se fortemente um tratamento de reabilitação.

A funcionalidade representa um novo paradigma de saúde para a população geriátrica. Considera-se o funcionamento dinâmico e integrado entre o ambiente, a cognição e as habilidades motoras essencial para a manutenção da boa saúde. Porém, sabe-se que pacientes graves, internados em UTI por longos períodos de repouso no leito, podem apresentar o agravamento da fraqueza muscular. Esta fraqueza é conhecida como fraqueza muscular adquirida na UTI.

A associação de Medicina Intensiva Brasileira define:

Paciente grave ou crítico: como aquele que possui o comprometimento de um ou mais sistemas fisiológicos associado à perda de suas funções de autorregulação, necessitando de assistência contínua.

Para cada semana de imobilização completa no leito durante a hospitalização, um paciente pode perder de 10 a 20% de seu nível inicial de força muscular. Por volta de 4 semanas, 50% da força inicial pode estar perdida.

Os primeiros músculos afetados pela imobilidade são os músculos dos membros inferiores e do tronco, que tem como principal função resistir a força da gravidade. Como este fenômeno afeta substancialmente a capacidade de se locomover sozinho, quando este idoso volta para casa, experimenta uma grande perda de qualidade de vida. Neste momento, cuidados multi-profissionais de saúde são críticos. Entenda com o médico quais os tratamentos necessários para devolver a qualidade de vida ao idoso após a hospitalização.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo