terceira idade e a depressão

A Depressão na Doença de Alzheimer e seu Diagnóstico

em Demências e Alzheimer por

A Depressão é uma comorbidade comum entre as pessoas com a Doença de Alzheimer (DA). Estima-se que até 40% dos pacientes com Alzheimer também tenham Depressão. Especialmente, quando o diagnóstico é precoce e o paciente ainda não possui comprometimentos cognitivos tão graves. O tratamento existe e traz uma melhora significativa na qualidade de vida dos portadores de DA e sua família.

Porém, identificar a depressão em alguém com Alzheimer é muito difícil. Isso porque muitos dos sintomas são os mesmos para as 2 doenças. Por exemplo: apatia, perda de interesse em atividades antes prazerosas, retraimento social e isolamento, problemas para se concentrar, pensamentos confusos.

Além disso, o comprometimento cognitivo causado pela DA dificulta a comunicação com o paciente. O portador de DA nem sempre consegue expressar seus sentimentos. Muitos deles podem estar associados à depressão como tristeza, sentimento de culpa.

Outro problema para o diagnóstico está no fato de que a depressão nas pessoas com Alzheimer pode se manifestar de maneira diferente das pessoas que não possuem a DA. Nas pessoas com DA, os sintomas da depressão podem ser menos severos. Também podem ser intermitentes (vão e vem). E, por último, pessoas com DA falam menos sobre suicídio e são menos propensas a cometê-lo.

Não existe um teste ou questionário para detectar a depressão na DA. Para confirmar o diagnóstico, o médico precisa avaliar efeitos colaterais dos medicamentos em uso e outras condições médica e de ambiente que possam produzir sintomas que possam ser confundidos com sintomas de depressão. Idealmente, o médico deve analisar o histórico do paciente (especialmente relacionado à incidência de depressão no passado). Deve fazer exames clínicos físicos e mentais e entrevistar familiares próximos.

O tratamento da depressão pode melhorar o bem-estar do paciente e até ter impactos funcionais positivos.

Recomendamos fortemente que um Geriatra com especialização em Psiquiatria seja procurado caso você suspeite que seu familiar com Alzheimer pode também ter Depressão.

 

Fonte: Depression and Alzheimer’s, Alz.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo