A primeira paciente do Dr. Alois Alzheimer apresentou delírios de ciúmes como um dos sintomas iniciais da doença. Foi internada e acompanhada pelo Dr Alzheimer até seu falecimento. Na evolução de sua doença, apresentou sintomas clássicos de demência.
Os delírios podem ser divididos em paranóides e de falso reconhecimento. O delírio paranóide de roubo é o mais prevalente entre os portadores de DA.
Os delírios paranóides, em oposição aos delírios de falso reconhecimento, ocorrem em estágios mais iniciais. Num momento em que ainda não há declínio cognitivo significativo. Mas, os pacientes que desenvolvem este tipo de psicose parecem apresentar um quadro de declínio mais grave da demência da Doença de Alzheimer (DA).
Mais de 80% dos pacientes com demência tem sintomatologia neuropsiquiátrica durante o curso da doença. Podem ser classificados em 3 síndromes principais: psicótico, emocional ou comportamental. Os sintomas psicóticos podem ser divididos em delírios e alucinações.
A DA associada à psicose é prevalente e acarreta quadro clínico mais grave ao paciente e maior taxa de institucionalização (internação em clínicas geriátricas ou ILPIs). Além disso, a progressão da doença é mais rápida. Quando ainda vem associada com agressão e/ ou agitação, a sobrecarga para o cuidador é muito grande.
Através de exames de imagem, observa-se que pacientes com DA e psicose apresentam mais emaranhados neurofibrilares no neocortex. Assim, apresentam pior cognição desde o começo da doença se comparados com pacientes com DA sem psicose.
Os delírios mais comuns em pacientes com DA são:
- Persecutórios – acreditam que estão sendo perseguidos.
- De infidelidade – acreditam e “criam provas” de que o cônjuge está traindo com outra pessoa.
- De roubo – acham que alguém está roubando algo que é seu.
Os delírios de falso reconhecimento também são comuns na DA:
- A crença de que sua residência não é sua casa.
- Achar que um membro da família é outra pessoa, que foi duplicado ou que é um impostor.
- Acreditam na presença de um hóspede fantasma.
- Ou que as imagens na TV são, na verdade, pessoas presentes na casa.
Me ajuda muito essas informações! Cuido da minha sogra que está com o diagnóstico de alzheimer, conforme a geriatra está numa fase moderada.
Amo esse site com os artigos publicados nele pois sou portadora de Parkson e moro com meus pais idosos e com walzaime. Minha felicidade é que era agente de saude hoje aposentada por motivo da doença mais que adquiri conhecimento durante minha carreira profissional período em que meus pais desenvolveram o walzaime.
dentre os males causados pela doença do esquecimento, ….ela esta isenta de “dor”…..esquecer não doi nada!…..não é nada reconfortante….mas deve se levar em conta!….e acho tambem que não sofre…não lembra do que se passou e nem tem expectativa frustante…..
De todas as precauções recomendada, seja ler muito, jornais, livros,..etc….aquilo que gosta….não sei se assistir tv seja uma boa!….tem muita porcaria….
Ei !!
Se possível me esclarecer algumas dúvidas.
Meu pai tem 92 anos tem dificuldades pra caminhar cai muito, anda muito cansado .
E agora inventou que vai casar.
Não aguenta sigurar nem o xixi quando da vontade de ir no banheiro sai fazendo xixi pela casa.O que eu faço
Procure um geriatra com urgência. Quedas de pessoas com mais de 75 anos são muito perigosas e podem levar à morte. Além disso, o médico poderá diagnosticar e tratar os problemas que ele tem. Que podem ser desde uma simples desidratação até câncer ou alzheimer. Somente um médico, em consulta poderá ajudar.
Meu marido sofre de demência fronto temporal com sintomas psicóticos e agressividade é muito complicado cuidar
Dr tou sofrendo muito com minha mãe,ela tem 73anos,está muito agressiva,grita prós vizinhos ouvir que estou batendo nela , minhas irmãs não ajuda.nao sei mas o que fazer levei ela ao geriatra que passou carmazepina.nao tou vendo efeito de nada parece que ela tá piorando das loucuras ela tem um filho com esquezofrenia paranóia altamente agressivo.minha filha adolescente tá ficando com os mesmos sintomas dele de agressividade.me socorram
Medicamentos como o que sua mãe está tomando, levam de 4 a 6 semanas para fazer efeito.
Sobre sua filha, o ideal é procurar um psiquiatra.
meu pai tem 85, diagnosticado com DA. Para ele os filhos não gostam dele, as pessoas na igreja não gostam dele; É como se ninguém tivesse mais o que fazer, a não ser contra ele em tudo, pq não gostam dele. vive perguntando: fulano o que vc tem contra mim? é muito cansativo. Minha mãe coitada, é acusada de coisas que tem hora que ela desaba. Esse comportamento dentro do Alzheimer é classificado como?
Delírio.