IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Dia-a-dia > Quotidiano > Serviços de Apoio e Cuidados para Idosos no Brasil
Quotidiano

Serviços de Apoio e Cuidados para Idosos no Brasil

Juliana Martinelli
Última atualização 21 de agosto de 2018 20:16
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
4 Min
terceira idade e cuidados para idosos
Cuidados para idosos
Compartilhe
Seu banner

O mercado de Cuidados para Idosos está se desenvolvendo. Muitos produtos e serviços surgem diariamente para atender à população idosa. Sejam produtos de consumo, na inovação e tecnologia, para questões de saúde, para entretenimento e até mesmo econômico-financeiras.

Contents
Entretanto, é necessário esclarecer o que cada serviço oferece. Pois é preciso levar em conta as características do idoso atendido, a fim de minimizar riscos e dar o suporte necessário em cada caso. É importante escolher o serviço mais adequado de cuidados para idosos para o seu familiar.Centro de convivência para idososCentro-dia para idososILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos

Tal fato deve-se ao crescimento exponencial da população idosa no Brasil e no mundo. Dentro do grupo populacional considerado idoso, as faixas etárias que apresentam maior crescimento no Brasil são as de 80+ e centenários, os chamados pré-frágeis e frágeis.

Entretanto, é necessário esclarecer o que cada serviço oferece. Pois é preciso levar em conta as características do idoso atendido, a fim de minimizar riscos e dar o suporte necessário em cada caso. É importante escolher o serviço mais adequado de cuidados para idosos para o seu familiar.

Portanto, procure sempre informar-se de todas as possibilidades antes de optar por um deles. Abaixo, segue uma diferenciação entre três serviços muito citados atualmente na mídia:

  • Centro de convivência para idosos

Trata-se de um serviço que contém atividades variadas. Estes são locais para idosos autônomos e independentes. Ou seja, que sejam capazes de auto gerenciar suas vidas, com pouco ou nenhum apoio para isso.

No centro de convivência, o idoso escolhe quais as atividades gostaria de fazer, se inscreve e naqueles dias e horários participa. Assim, faz amigos, se diverte e se mantém ativo, algo muito importante para envelhecer bem.

  • Centro-dia para idosos

Este é um serviço de permanência diurna destinado aos idosos que já apresentam algum declínio funcional e/ou cognitivo. Mas, não necessitam de local para moradia.

Trata-se de um apoio ao familiar que necessita passar o dia fora de casa e não dispõe de tempo para dedicar-se ao cuidado com o idoso. Assim, o idoso receberá cuidados básicos em saúde, higiene e alimentação. Também manterá a interação social e o convívio e fará atividades, retornando ao lar ao final do dia.

  • ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos

Na ILPI o idoso reside. São espaços de moradia e cuidados para idosos com ou sem família. Geralmente as ILPIs brasileiras acolhem idosos com problemas de saúde e que necessitam de atenção integral. Mas, a função primordial de uma ILPI é social, de moradia.

Atualmente as propostas de residenciais para idosos em que o idoso saudável e de bem com a vida pode escolher morar para não estar sozinho e ter uma rede de apoio, são cada vez mais difundidas. Modelos de cohausing ou coliving são tendências urbanas que começam a atrair idosos independentes e autônomos.

Todos os serviços citados acima existem tanto no setor público quanto privado, com maior oferta em cidades maiores e nas regiões mais ricas do Brasil. Porém, ainda estão longe de atender à demanda existente, embora o mercado cresça a cada dia.

É de fundamental importância que se olhe para estas opções entendendo-as como complementares entre si, uma vez que o envelhecimento é dinâmico e repleto de particularidades.

 

Marília Vieira Sanches é Terapeuta Ocupacional especialista em Gerontologia. Atua na área do envelhecimento há 12 anos com cursos de capacitação de cuidadores de idosos. Também com curso para servidores públicos municipais, aulas e palestras sobre o tema. Idealizadora e fundadora de centro-dia para idosos em São Paulo, integra o Grupo de Trabalho dos Fóruns sobre Centro-dia que promove discussões e formalização de políticas públicas específicas para este serviço nos âmbitos Estadual e Municipal.
Contatos: envelhecimentovivo@gmail.com e (11) 968593738 (whatsApp)

Seu banner
TAGGED:centro de convivênciacentro-diaclínicacrechecuidadoscuidarILPI
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
1 comentário 1 comentário
  • Benvinda Souza Rocha disse:
    5 de julho de 2018 às 19:17

    Gostei muito e os centros de convivência realmente cooperam para uma melhor qualidade de vida para a pessoa idosa, pelos projetos que são disponíveis à este público bem como o convívio social que são tão importantes nesta fase da vida. Conheço os do setor público, porém, acho muito pouco ainda tendo em vista que a população idosa só aumenta e as políticas públicas para este grupo não. De qualquer modo, parabéns pelas informações!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

imposto de renda para idoso
Quotidiano

Isenção de Imposto de Renda por doença para Idoso inativo.

Por Anelise Penteado de Oliveira
25% adicional para a terceira idade com sintomas psicológicos
Ética e Cidadania

25% Adicional na Aposentadoria: Quem Já Pode Pedir?

Por Anelise Penteado de Oliveira
Fora dos Pontos de Ônibus
Quotidiano

Idosos, Mulheres e Pessoas com Deficiência Poderão Desembarcar Fora dos Pontos de Ônibus.

Por Juliana Martinelli
aumento da populacao idosa
QuotidianoSegurança

Proteja-se! Você sabe quais são os golpes mais freqüentes contra pessoas mais velhas?

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?