IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Dia-a-dia > Quotidiano > Serviços de Apoio e Cuidados para Idosos no Brasil
Quotidiano

Serviços de Apoio e Cuidados para Idosos no Brasil

Juliana Martinelli
Última atualização 21 de agosto de 2018 20:16
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
4 Min
terceira idade e cuidados para idosos
Cuidados para idosos
Compartilhe
Seu banner

O mercado de Cuidados para Idosos está se desenvolvendo. Muitos produtos e serviços surgem diariamente para atender à população idosa. Sejam produtos de consumo, na inovação e tecnologia, para questões de saúde, para entretenimento e até mesmo econômico-financeiras.

Contents
  • Entretanto, é necessário esclarecer o que cada serviço oferece. Pois é preciso levar em conta as características do idoso atendido, a fim de minimizar riscos e dar o suporte necessário em cada caso. É importante escolher o serviço mais adequado de cuidados para idosos para o seu familiar.
    • Centro de convivência para idosos
    • Centro-dia para idosos
    • ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos

Tal fato deve-se ao crescimento exponencial da população idosa no Brasil e no mundo. Dentro do grupo populacional considerado idoso, as faixas etárias que apresentam maior crescimento no Brasil são as de 80+ e centenários, os chamados pré-frágeis e frágeis.

Entretanto, é necessário esclarecer o que cada serviço oferece. Pois é preciso levar em conta as características do idoso atendido, a fim de minimizar riscos e dar o suporte necessário em cada caso. É importante escolher o serviço mais adequado de cuidados para idosos para o seu familiar.

Portanto, procure sempre informar-se de todas as possibilidades antes de optar por um deles. Abaixo, segue uma diferenciação entre três serviços muito citados atualmente na mídia:

  • Centro de convivência para idosos

Trata-se de um serviço que contém atividades variadas. Estes são locais para idosos autônomos e independentes. Ou seja, que sejam capazes de auto gerenciar suas vidas, com pouco ou nenhum apoio para isso.

No centro de convivência, o idoso escolhe quais as atividades gostaria de fazer, se inscreve e naqueles dias e horários participa. Assim, faz amigos, se diverte e se mantém ativo, algo muito importante para envelhecer bem.

  • Centro-dia para idosos

Este é um serviço de permanência diurna destinado aos idosos que já apresentam algum declínio funcional e/ou cognitivo. Mas, não necessitam de local para moradia.

Trata-se de um apoio ao familiar que necessita passar o dia fora de casa e não dispõe de tempo para dedicar-se ao cuidado com o idoso. Assim, o idoso receberá cuidados básicos em saúde, higiene e alimentação. Também manterá a interação social e o convívio e fará atividades, retornando ao lar ao final do dia.

  • ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos

Na ILPI o idoso reside. São espaços de moradia e cuidados para idosos com ou sem família. Geralmente as ILPIs brasileiras acolhem idosos com problemas de saúde e que necessitam de atenção integral. Mas, a função primordial de uma ILPI é social, de moradia.

Atualmente as propostas de residenciais para idosos em que o idoso saudável e de bem com a vida pode escolher morar para não estar sozinho e ter uma rede de apoio, são cada vez mais difundidas. Modelos de cohausing ou coliving são tendências urbanas que começam a atrair idosos independentes e autônomos.

Todos os serviços citados acima existem tanto no setor público quanto privado, com maior oferta em cidades maiores e nas regiões mais ricas do Brasil. Porém, ainda estão longe de atender à demanda existente, embora o mercado cresça a cada dia.

É de fundamental importância que se olhe para estas opções entendendo-as como complementares entre si, uma vez que o envelhecimento é dinâmico e repleto de particularidades.

 

Marília Vieira Sanches é Terapeuta Ocupacional especialista em Gerontologia. Atua na área do envelhecimento há 12 anos com cursos de capacitação de cuidadores de idosos. Também com curso para servidores públicos municipais, aulas e palestras sobre o tema. Idealizadora e fundadora de centro-dia para idosos em São Paulo, integra o Grupo de Trabalho dos Fóruns sobre Centro-dia que promove discussões e formalização de políticas públicas específicas para este serviço nos âmbitos Estadual e Municipal.
Contatos: envelhecimentovivo@gmail.com e (11) 968593738 (whatsApp)

Seu banner
TAGGED:centro de convivênciacentro-diaclínicacrechecuidadoscuidarILPI
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
1 comentário 1 comentário
  • Benvinda Souza Rocha disse:
    5 de julho de 2018 às 19:17

    Gostei muito e os centros de convivência realmente cooperam para uma melhor qualidade de vida para a pessoa idosa, pelos projetos que são disponíveis à este público bem como o convívio social que são tão importantes nesta fase da vida. Conheço os do setor público, porém, acho muito pouco ainda tendo em vista que a população idosa só aumenta e as políticas públicas para este grupo não. De qualquer modo, parabéns pelas informações!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Liberação de PIS e PASEP para idosos mais jovens.
Quotidiano

Mudança na idade de Liberação de saque PIS e PASEP

Por Anelise Penteado de Oliveira
imposto de renda para idoso
Quotidiano

Isenção de Imposto de Renda por doença para Idoso inativo.

Por Anelise Penteado de Oliveira
Idoso pode ter impressão digital alterada.
Quotidiano

Impressão Digital pode mudar durante o Envelhecimento

Por Anelise Penteado de Oliveira
aumento da populacao idosa
QuotidianoSegurança

Proteja-se! Você sabe quais são os golpes mais freqüentes contra pessoas mais velhas?

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?