Algumas vezes, pessoas idosas não querem tomar banho. Pode ser um desvio de comportamento associado a alguma doença neuro-degenerativa, como o Alzheimer. Pode ser medo de cair no banheiro. Pode ser vergonha da exposição de seu corpo nu a outra pessoa.
Muitos podem ser os motivos pelos quais uma pessoa mais velha se recuse a tomar banho.
Como devemos proceder neste caso?
Idealmente, nunca devemos entrar em conflito. Brigar é sempre uma situação desagradável que causa sofrimento às partes envolvidas.
Devemos investir algum tempo tentando descobrir qual a verdadeira causa à recusa de tomar banho e tentar resolver o problema que realmente incomoda o idoso. Sendo assim, aqui vão algumas dicas.
- Adaptação do ambiente: quando o idoso sente medo de cair no banheiro, por exemplo.
- Manter sempre o piso seco.
- Usar tapetes anti-derrapantes ou não usar tapetes (dentro e fora do box).
- Instalar barras de segurança no box e ao lado do vaso sanitário.
- Comprar uma cadeira de banho também pode ser uma boa idéia.
- Respeite os hábitos do idoso:
- Se forem pessoas de nacionalidade diferente da brasileira, talvez não queiram tomar banho todos os dias. Devemos respeitar.
- Algumas pessoas preferem manter as marcas preferidas de shampoo, sabonete e outros produtos.
- Horários de preferência de banho também devem ser respeitados.
- Criar uma rotina, mantendo sempre o mesmo horário de banho, pode ser interessante para pessoas dependentes.
- O caminho para o banheiro:
- Garanta que o caminho até o banheiro seja confortável, evitando correntes de ar, acendendo as luzes, etc.
- Prepare o banheiro com todos os objetos necessários ao banho.
- Idealmente, o idoso deve se despir no quarto e caminhar até o banheiro de roupão e chinelos. Se não quiser, devemos separar um local para colocar as roupas usadas separadas das roupas limpas, a serem usadas após o banho.
- Deixar as roupas limpas separadas no próprio banheiro ou no quarto.
- Usar toalhas limpas e secas para enxugar. Se o idoso precisar de ajuda, peça licença para ajudá-lo neste momento.
- O banho:
- Não se intrometa durante o banho.
- Se perceber que o idoso precisa de ajuda, pergunte se pode ajudar.
- Antes de agir, oriente e estimule com palavras.
- Evite esponjas e buchas de banho pois a pele do idoso pode ser muito fina e sensível.
- Se houver necessidade de cortar as unhas, após o banho é o melhor momento.
Veja aqui outras dicas de Higiene.
Esperamos que estas dicas ajudem. Mas nada substitui uma boa conversa para identificação e solução do problema real.
Compartilhe nosso texto!
Adorei as dicas. Apesar de eu ter 65 mas cuido De Uma pessoa de 70 que a 6 teve AV C. OBRIGADA DR. MARTINELLI. POR MUITIS ANIS O SR. CUIDOU DO MEU PAIZINHO COM UM CARINHO E CUIDADO SEM IGUAL. JAMAIS EU VOU ESQUECER. É deixar de agradecer
Quais são as características de uma pele idosa
http://162.214.104.137/~wwidos/envelhecimento-da-pele/
Eu cuido da minha mãe de 85 anos, ela se recuda a tomar banho, o dis inteiro tem urina pata eu lavar. Cuido, faço tudo. Família ninguém ajuda, absolutamente com nada. Portanto querida, não se sinta mal não. Você é o anjo da sua mãe por um tempo limitado, temporário. Mas anjos são desprezados mesmo, não importa o milagre, aliás todos só querem se beneficiar, ninguém dá valor. Mas Deus é Pai, Ele há de nos recompensar. Um dia de humilhações são dois de honra.21
Muito bom estamos enfrentando isso com o pai da minha esposa , o banho é o pior . A geriatra junto cpm psiquiatra , deaconfia de demen ia senil
Minha sogra tem 75 anos e aparentemente ela está bem mas se recusa a tomar banho como devo agir
Para brasileiros e outros povos acostumados a tomar banho todos os dias, recusar o banho pode ser um sinal de que a saúde mental não está bem. Minha sugestão é procurar um médico urgentemente. Qualquer problema é resolvido mais fácil quando é descoberto mais cedo.
Oi boa tarde, TENHO sofrido com minha irmã que é mas velha 12 anos ,ela se recusa tomar o banho,já faz meses se encontra com tanta sujeira Caracas no corpo ,quando converso ela ir pro banho pergunto se que ajuda diz Nao ,ainda briga comigo ,poxa e muito triste ver uma pessoa que era super limpa,hoje detesta água até pra beber , ajuda por favor além de triste vela assim e vergonhoso
Minha mãe tem Alzheimer, quando digo que ela precisa tomar banho, ela diz que já tomou vários no dia. Quando chega no box, quer lavar só os braços, vou orientando, “mãe vire-se, lave-se aqui, ali. Ela se irrita e me irrita também, pois, ela não permite que alguém dê banho e não toma direito. Fico preocupada com infecção urinária e outras coisas. Depois fico mal, pois sei que ela está assim, devido a doença.
Ter paciencia e muito amor é o segredo para leva-los para o banho. Ha anos tenho sentido na pele a dificuldade de leva- la para o banho entre varios nao, consigo um sim, procurando sempre respeitar suas limitacoes, alguns dias choro de tristeza , quando a paciencia falta, outros risos de alegria quando inauguramos algum shampoo ou sabonete novo. Quando estou chateada e ela percebe , fico triste pois sinto q ela tb entristesse pois nao quer me magoar , porem os motivos q a ela pertece a impede de ceder,as veses tb nao sinto vontade de tomar banho , mas a eu ainda cabe a agilidade de me limpar bem depois de um xixi ou ide um coco, a ela , essa eficiencia nao a pertece mais. No entanto nos cabe compreender de forma simples e sincera a eles q muitas veses nos banharam.
Parabéns, Janaína.
Você com muito amor e paciência para cuidar da sua mãezinha. É isso mesmo. Temos que nos lembrar que nossas mães tanto fizeram por nós nesta vida. E o cuidar delas quando idosas não é só um ato de amor, mas uma imensa gratidão!!! É isso é lindo. Não devemos ficar tristes ou chateadas por não conseguir lidar bem com alguma situação. Não se sinta assim. O importante é fazer por elas tudo que a gente possa. Muitos filhos deixam os pais de lado nesta época tão delicada da vida deles.
E, portanto você é um anjo na vida dela…e anjos cuidam da gente sempre com amor e alegria. Pense sempre assim.
E ela vai ficar muito feliz porque vai sentir isso! É você também porque vai vê-la feliz também.
Um grande beijo.
Que Deus esteja sempre com vocês!
Eu estou com caso parecido . Minha sogra tem 79 anos , do Al coisa com coisa ,esqueceu muitas coisas da vida do passado e no presente esquece do que diz e o maior problema e não ter ijiene algum , não toma banho e briga se falar no assunto. Não sei como fazer mais .
Minha mãe não toma banho há 15 dias se recusa ajuda pois foi criada assim nunca vimos ela sem roupa o que fazer pra ela tomar banho já chegou a ficar 1 mês sem banho.
Você precisa descobrir qual o motivo desse comportamento. Ela sofre de Alzheimer ou outra doença neuro-degenerativa? Se não, você pode ir conversando com ela sobre o assunto de maneira indireta para tentar descobrir de ela tem medo de cair no banheiro, se está com depressão com auto-negligência como consequência, etc. São muitas as possibilidades. Resolvendo a causa, você resolve o problema.
É uma luta o bendito banho.Ele bate na gente. Mas não vejo outra alternativa.Vamos tentando até poder leva-lo para o banho.Mas qdo chega lá ,vira um bicho.Já me acostumei.Dou graças a Deus,qdo termino.
Minha mãe não tem nenhum diagnóstico de demência ou algo parecido. Tem 90 anos e apenas se recusa a tomar banho diariamente. Já falamos, entramos em rota de colisão e, agora, desistimos. Ela cuida da própria higiene da maneira que acha melhor é quando quer
Estamos tendo o mesmo problema com a minha mãe. Tem 91 anos e não quer tomar banho de jeito nenhum. Diz que vai tomar mas não toma.
Minha mãe 95 anos fica 5 meses sem banho odeia limpeza urina solta usa calça geriatra a mesma calça 8 dias absorvente 2 por dia dias. Desde quando tinha 78 anos não quis fazer. A cirurgia com medo de morrer
E amarga. Revoltada. Vice jogando um contra os outros. Nunca foi uma pessoa Boa não aceita a velhice realmente fui obrigada a trazer para morar comigo porque onde morava. Na cidade da feliz rs já não aguentaram ligações. 20 por semana pedindo consulta aí iam lá e nada tinha era mentira sempre foi hipocondríaco
Sempre teve uma vida louca
Curtiu e jamais cuidou de filhos que nem sabe os pais
Fui. Chamada e pediram para. Eu dar um geito nessa situação trouxe para morar comigo mais sinceramente não gosto
Porque. Não toma banho não troca de roupa não gosta de andar. Só vive sentada amaldiçoando tudo
Se for para um asilo vai ser pior por que é agressiva e não gosta de limpeza. Disciplina é não aceita esta idosa
Já foi há vários médicos e já receitarm remédios para cabeça. Si que diz não dou louca!
.
Nao estou tendo paciencia com minha mae, depois que sou grossa, sinto-me culpada. Mas é involuntário, quando vejo já foi.Triste!
Gente meu pai tem 83 já está um mês sem tomar banho faço?
Minha mãe esta com 84 anos e com picos de esquecimento, agora não wuer mais tomar banho, quando inssistimos, ela fica brava e faz malcriação manda a gente ir embora e deixar ela em paz.
O que fazer e como agir nesse caso?
Tzmbem não quer beber água quando oferecemos e esconde denaixo da lingua, os remedios que deveria tomar.
Por favor, leve a um Geriatra o mais rápido possível. Somente um médico pode diagnosticar e indicar tratamento.
O meu pai tem 66anos e este ano só tomou banho no máximo 5vezes. Ele auto medica-se sem consultar nenhum médico e queixa se de dores, recusando consultar o médico. Fuma imenso e há mais de 20 ano que diz que vai deixar de fumar mas nada. Ando a minha vida inteira a tentar mudá-lo e nada. Simplesmente desisti. Não dá para ajudar quem não quer ser ajudado.
Meu pai tem a mesma idade do seu e agora temos que lidar com essa nova fase, eu sou super impaciente em relação a higiene, mas agora comecei a dar de ombros, pois ele é teimoso demais e briguento.
Meu pai está com 87 anos e já faz 3 meses que teima em não tomar banho. Já tentei conversar com calma até que acabei perdendo a paciência e discutimos. Ele diz que tem medo de cair, mas meu marido estava o ajudando, já tem cadeira de banho e o banheiro é todo adaptado para idoso. Perguntei se ele prefere contratar um cuidador, também não quer. Fazemos tudo exatamente como diz o artigo. O médico já consultou e fez avaliação, disse que poderia ser apenas uma depressão, pois meu pai tem uma memória muito boa e não apresenta sinais de demência. Faz 2 meses que está tratando com antidepressivo mas, agora além de não tomar banho, não quer fazer barba e nem cortar o cabelo. Fico muito triste com essa situação, já não sei mais o que fazer. Se devo deixar ou se devo dar banho sem a vontade dele.
A Depressão é uma doença grave que precisa ser tratada. Se ele não está melhorando com o tratamento atual, minha sugestão é procurar o médico, relatar o comportamento dele e pedir reavaliação da medicação (lembrando que psicotrópicos demorar algumas semanas para começar a fazer efeito). Outra sugestão é procurar uma Terapeuta Ocupacional para tentar terapias alternativas (sem abandonar o tratamento tradicional).
Meu sogro 83 anos, mora comigo há anos, e, ultimamente tem um verdadeiro pavor a banho. Quando conseguimos faze-lo ir ao banho, xinga horrores, mas, o mais intrigante é que a água parece dar choque, tamanho o pavor dele. O banheiro é todo adaptado para ele. Ele faz muito xixi,devido a problema de próstata, motivo para minha impaciência em querer que ele tome sempre banho. Faço de tudo para ele e o quarto não ficarem com cheiro de xixi. Mas, está sendo muito difícil. Ele anda com limitações.
Muito provavelmente porque sua não tinha paciência contigo na sua infância. Eu tenho os mesmos sentimentos que você e ainda fico muito triste me lembrando das injustiças e malvadezas praticadas pela minha mãe contra mim e meu irmão.
Minha mãe tem 84 anos e não gosta de tomar banho, é um por semana. O cheiro é muito ruim, pois TB não limpa direito as partes íntimas, TB não gosta de escovar os dentes, ficando com bafo. Já falei com jeito várias vezes, TB já perdi a paciência, muitas vezes não falo nada pq ela fica muito brava e chinga qdo fala de banho. Isso acaba comigo, fico muito triste. O que faço??
Primeiro, você precisa conhecer as causas da falta de higiene. Ela tem Alzheimer ou outra doença que cause demência?
Meu Pai saiu de casa quando era criança, ficou minha Mãe comigo e duas irmãs. Eu sou o do meio, comecei a trabalhar desde rapaz e ajudei minha mãe a criar minhas irmãs. Resgatamos ele com 73 anos doente da próstata. Hoje ele está com 93 e faz algum tempo já, tem aversão a banho. Tudo quente, tudo frio, já tomei banho, tomo todo dia, cabeça dói, falta de ar, fraqueza, grita, xinga, tenta bater, já tentou me morder, não aceita cadeira de banho, de rodas e tudo mais. Enfim, o que faço é uma técnica de negociação, mais para técnica investigativa. Eu faço a pessoa ruim e minha Mãe depois vêm e faz a pessoa boa. Eu falo que tem que ir tomar banho, tomar banho, tomar banho e ele faz tudo aquilo acima. Já me apelidou de Ordinário, praga ruim, não é meu filho e tenta me acertar com o chinelo, cinta, se ficar perto tenta até morder. Aí ele resolve levantar e ir em direção da minha Mãe que o ajuda no banho, tenho que ficar por perto, ele insiste em se limpar só na toalha. É difícil, mas foi a solução que encontrei, não tem remédio que resolva e ele estava tentando agredir minha Mãe. Estamos com retorno marcado para geriatra e psiquiatra, essa pandemia me fez mantê-los em casa. Enfim, do mesmo jeito que ele nega, ele pede ajuda, ele não aceitou ainda que precisa de nosso apoio para o banho, do mais ele já aceitou e aos poucos ele está sentando na cadeira de banho, é questão de tempo.
Minha mãe desde sempre nunca gostou de tomar banho. Isso é um hábito antigo dela. Hj com 71 anos, ninguém consegue fazer c que ela tome o bendito banho. Dá vontade de jogar um balde nela, mas n o faço. Já tentei TODOS esses conselhos do site, porém sem êxito.
Sinceramente n sei o que faço.
Alguém? Alguma ajuda?