Suplementos Alimentares para a Terceira Idade

Cuidados Ao Decidir Tomar Vitaminas e Suplementos Alimentares

em Nutrição por

Atualmente, há uma grande oferta de Vitaminas e Suplementos Alimentares no mercado. São várias marcas e vários fabricantes diferentes. Pode-se comprar nas farmácias, em supermercados, lojas de nicho, etc.

Mas quem deve tomar estes suplementos alimentares?

A verdade é que todas as nossas necessidades nutricionais devem ser satisfeitas via nossa alimentação. No dia-a-dia, devemos prestar atenção à nossa dieta de maneira a manter uma alimentação saudável. Todos os nutrientes, inclusive vitaminas e minerais, devem ser adquiridos através de ingestão de alimentos variados nas quantidades necessárias – cereais, pães, carnes, leite e derivados, frutas, legumes e verduras. Logicamente, considerando as possíveis restrições alimentares de cada indivíduo. Por exemplo: diabéticos deve evitar açúcares e carboidratos (portanto devem controlar a ingestão de frutas), celíacos devem restringir a ingestão de glúten (portanto não devem comer pães e massas), etc.

Mas, que mal pode fazer tomar um suplemento alimentar?

O excesso de vitaminas e/ ou minerais em nosso organismo podem causar mal estar e outros problemas. Por exemplo, excesso de vitamina D pode causar perda de apetite, náuseas, sede excessiva, etc. Há casos de lesão permanente nos rins por excesso de vitamina D no organismo. Hipervitaminose por vitamina A pode causar ressecamento da pele e dores de cabeça, entre outros sintomas. Excesso de zinco pode causar enjôos, diarréia e sonolência, entre outros sintomas.

Quando estamos tratando de adultos com mais de 60 anos, sabemos que algumas necessidades nutricionais são diferentes dos adultos mais jovens. Umas destas diferenças está relacionada à vitamina B12. Como as pessoas mais velhas tem maior dificuldade em absorver a vitamina B12 adquirida na dieta, algumas delas devem ser orientadas a tomar suplementos. A redução no nível de atividades físicas e a falta de sol também podem requerer suplementação de vitamina D.

Então, como saber se realmente devemos ou não tomar vitaminas e suplementos alimentares?

A primeira consideração a fazer é que a suplementação de vitaminas e minerais não substitui uma alimentação saudável. Portanto, se você sente (ou sabe) que come mal, é necessário mudar seus hábitos alimentares. Começar a tomar comprimidos de vitaminas não resolverá seus problemas.

Se você sente cansaço, sonolência e outros sintomas popularmente ligados à má nutrição e quer tomar vitaminas, ou se você tem dúvidas sobre estes suplementos, procure um médico ou nutricionista. Juntamente com um profissional capacitado, você poderá entender se precisa realmente de suplementos e quais são os indicados para você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo