Idosos são mais propensos a anemias megaloblásticas

Saiba como um copo de suco de laranja por dia pode ajudar a não ter anemias.

em Nutrição por

Há alguns tipos de anemias causadas por falta de um nutriente específico. No último post, vimos a forma de anemia causada pela deficiência corporal de ferro – a anemia Ferropriva. Hoje vamos abordar as anemias nutricionais causadas por deficiência das vitaminas do complexo B folato (ou ácido fólico) e B12.

As anemias causadas pela deficiência de folato e B12 são conhecidas como Megaloblásticas.

Isso porque as hemácias, que são as células do sangue especializadas no transporte de oxigênio pelo corpo, passam a se apresentar com tamanho aumentado. Essa característica é expressa, no exame de sangue chamado hemograma, pelo valor aumentado de um parâmetro chamado VCM (Volume Corpuscular Médio).

A deficiência de B12 pode ter origens distintas. A vitamina B12 que nosso corpo utiliza é encontrada unicamente em alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite etc). Indivíduos veganos, que se abstém de qualquer produto de origem animal, não possuem nenhuma fonte da vitamina na dieta. Portanto, a suplementação de B12 (oral, sublingual, transdérmica ou intramuscular) é mandatória. Já os vegetarianos que consomem laticínios ou ovos conseguem seu fornecimento de B12 a partir desses alimentos.

Mas mesmo que nosso cardápio esteja repleto da vitamina, precisamos ainda absorvê-la corretamente. Para isso, é necessário que o estômago produza quantidades satisfatórias de ácido clorídrico e fator intrínseco para que a B12 seja absorvida. Com a idade, é comum a diminuição do ácido estomacal (condição conhecida como acloridria), fazendo dos idosos um grupo de risco para deficiência de B12.

Já o folato é uma vitamina amplamente distribuída na natureza. Vegetais escuros, aspargos, brócolis, quiabo, leguminosas, e frutas cítricas são bons exemplos de alimentos fontes dessa vitamina. A laranja é a campeã em folato. Um copo de suco de laranja pode garantir todo o aporte de folato que um indivíduo precisa num dia. Além disso, temos no Brasil um programa nacional de enriquecimento de farinha de trigo com ferro e ácido fólico. Assim, a farinha de trigo e os produtos de panificação devem também ser considerada como fonte alimentar de folato .

Se você está sofrendo dos sintomas de anemia, ou conhece alguém que esteja, procure um médico. Os sintomas mais comuns, entre outros, são:

  • Sensação de fraqueza e cansaço.
  • Perda de apetite e peso.
  • Alterações na pele e nos cabelos.
  • Dores abdominais, diarréia e enjôo.

Alguns exames de sangue específicos podem ser requisitados por médico ou nutricionista para investigar deficiência de vitamina B12 e folato. Mantenha seus exames em dia e seu prato colorido.

Compartilhe este post para podermos ajudar mais pessoas!

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo