Definir os limites entre o envelhecimento normal e condições patológicas (de doença) é muito difícil. Quando falamos de dentes e saúde bucal, não é diferente.
No envelhecimento saudável, é normal:
- A cor dos dentes vai se tornando mais escura. Um certo grau de desgaste ocorre normalmente com a perda irreversível de esmalte (parte mais externa do dente).
- A calcificação progressiva da dentina (tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa do dente) durante a vida, dimunui a sensibilidade à dor nos dentes.
- A raiz dos dentes fica mais espessa. O cemento, tecido mineralizado especializado que recobre a superfície da raiz, cresce por aposição contínua durante toda a nossa vida.
- Os dentes vão se desviando para frente, no chamado movimento mesial.
- Diminuição do tamanho da câmara pulpar. A polpa é o centro do dente e, durante nossa vida, vai depositando dentina e reduzindo seu tamanho.
- A gengiva vai migrando no sentido da raíz do dente. Porém, o tecido gengival sadio não mostra alterações com a idade.
- A mucosa oral fica mais fina e perde elasticidade. Desta maneira, torna-se mais sensível a traumas.
- As papilas filiformes vão atrofiando, conferinfo um aspecto mais liso à língua. Com isso, as papilas circunvaladas, que se localizam na parte posterior da língua, ficam mais salientes. Como estas papilas são as responsáveis por sentirmos o sabor amargo, aumenta nossa sensibilidade a este sabor. Veja outras alterações sobre o sabor dos alimentos.
- Ocorre atrofia das glândulas salivares e conseqüente redução do fluxo de saliva.
Os principais distúrbios encontrados em dentes e boca dos idosos são:
- Atrição dentária exagerada: quando há um desgaste excessivo. A principal causa é o bruxismo, também conhecido como ranger dentes.
- Extrusão dentária: o dente torna-se crescido. Normalmente, quando um dente cai, o dente oposto “cresce”. Na verdade, ele vai saindo da sua posição normal e expondo sua raíz.
- Cárie de colo: cáries no cemento. Acontece com dentes cuja raíz está exposta por extrusão ou retração da gengiva.
- Gengivite e periodontite por falta de higiene bucal.
- Perda dos dentes por processos patológicos.
- Redorbo alveolar diminuído em pessoas com próteses.
- Xerostomia: diminuição excessiva de saliva. Pode acontecer em decorrência de tratamento com radioterapia na cabeça e pescoço, uso de alguns medicamentos (remédio para controlar a pressão arterial, anti-depressivos, anticolinérgicos) ou algumas doenças.
Mantenha a higiene bucal como um hábito seu e das pessoas de quem você cuida. Procure um dentista regularmente.
Photo by Cherry Laithang on Unsplash