Idoso com diarréia

A Diarréia em Idosos e suas Possíveis Conseqüências Graves.

em Saúde por

Diarréia é o aumento do número de evacuações em curto período de tempo ou diminuição da consistência das fezes.

A causa mais comum de diarréia em pacientes idosos é a Gastroenterocolite (GECA). Pode ter origem viral, bacteriana ou por erro alimentar.

Nos dois primeiros casos, a diarréia é acompanhada de febre, náuseas, vômitos e dores abdominais em cólica. Estes sintomas precedem a evacuação com fezes aquosas, várias vezes ao dia e durante a noite. Nessa situação, é comum a incontinência fecal em idosos. Isto é, a perda de fezes sem percepção ou porque não deu tempo de chegar ao banheiro.

Nos adultos mais velhos, a GECA causa desidratação e perda de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, etc). A perda de líquidos pode gerar uma insuficiência renal que se reverte após a hidratação adequada. Outros problemas graves como a hipotensão arterial e todas as suas conseqüências (infarto agudo do miocárdio, AVC, isquemia mesentérica, etc) podem ocorrer.

A perda de eletrólitos pode provocar arritmias cardíacas devido à hipopotassemia (falta de potássio no organismo). A hiponatremia (falta de sódio) pode provocar alterações cognitivas e convulsão.

A GECA de origem bacteriana ou viral pode provocar delirium que pode ser hipoativo ou hiperativo. Essa situação pode chegar a durar 3 ou 4 dias. Quando o paciente se recupera deste quadro, não sabe dizer o que aconteceu nestes dias.

Dependendo da gravidade do caso, o tratamento deve ser feito em nível hospitalar. Quando é possível o tratamento em casa, normalmente a conduta é suspender medicamentos hipotensores (para pressão alta) e antidiabéticos. Isso porque a diarréia e o consequente quadro de desidratação provocam a redução da pressão arterial e podem desencadear hipoglicemia. Se o paciente não estiver vomitando, deve-se fazer hidratação via oral. O médico deve determinar a origem da GECA e receitar antibiótico se necessário. Também deve-se ter atenção à alimentação, visando uma recuperação mais rápida.

Quando a GECA é provocada por erro alimentar (como tomar leite sendo intolerante à lactose, por exemplo), a duração do processo é bem menor. Resolve-se o problema com a suspensão temporária da alimentação e medicamentos sintomáticos.

56 Comments

  1. Muito importante o tema abordado. Diárréia.
    Gostaria de saber se vcs podem fazer palestras com este e outro temas.
    Estou gerente do Centro de Referência do Idoso na Rua Formosa, 215. Anhangabaú- SP.
    Tels: 32584276

      • Gostaria de sanar uma dúvida, sou cuidador de idosos e meu paciente está apresentando diarréia e fezes inconsistentes já foram feito os exames de sangue e a causa desse mau não é bacteriana e alimentação dele é a de sempre nada de mais, lembrando é paciente que teve AVC a dois anos e meio.
        Passou por seu geriatra e não se resolve essa diarréia ninguém sabe o motivo, só para quando toma medicamento ‘emosec’ paciente tem 60 anos e 3 acamado por conta da atrofia muscular

  2. Paciente com 87 anos. ..Está comendo só carboidratos …Usando flaudas …Já tomou tudo que fala que é bom. ..NÃO segura as fezes sai naturalmente o paciente é diabética usa METIFORMINA TAMBÉM É IPERTENSA. .PRECISO DE UM MEDICAMENTO PARA TRATAR ESSA DIARRÉIA EM IDOSOS. .OBRIGADA. …

    • Seria irresponsabilidade de nossa parte indicar qualquer tipo de tratamento sem conhecer o paciente. O que preocupa neste caso: diabético que só come carboidrato, certamente está com a doença descontrolada. Por favor, procurar um médico com urgência!

    • Minha mãe também usava Metimorfina e tinha diarreia. Foi trocado o medicamento por Januvia e Glicazida e parou a diarreia. O Doutor disse que é bem comum a METIMORFINA dar diarreia.

  3. Minha avó está com 73 anos. E nos últimos dias está com diarreia frequentemente.
    Ela é hipertensão e diabética.
    Eu ultimamente venho preparando a alimentação dela. E nada de melhorar.
    Pouco sal, açúcar…

  4. Tenho 67 anos, sou diabética, hipertensa e cardiaca, tomo varios mediacamentos : Metaformina, enalapril, sinvastatina, atenolol, losartana potassica, anlodipino, somalgin,tenho diarreia constantemente, durante o dia e a noite tambem, parece que minha barriga fica inchada, seria pelo tanto de medicamentos que tomo ?

  5. Meu pai tem 80 anos, é diabético e hipertenso, ultimamente ele tem tido muita diarréia e algumas vezes seguidos de vômitos e refluxo principalmente a noite.
    Gostaria de saber se esses sintomas do diabéticos pode ser infarte do miocárdio .
    Seria melhor fazer uma endoscopia e colonoscopia?
    É recomendado fazer esses exames com a idade dele?

    • Se há suspeita de doença grave, como infarto, você deve procurar um médico com urgência. Normalmente, exames não são contra-indicados pela idade, mas pelas condições físicas do paciente. Nossa sugestão é levar seu pai urgentemente a um bom médico.

  6. Sou diábetico, pressão alta, tomo os remédios para estas doenças diariamente e agora
    estou tendo diárréias frequentes o que devo fazer ? ? ?

  7. Meu paciente tem 90 anos de uns 2 meses pra cá , tem tido um quadro de diarréia,estivemos recentemente internado ,é uma semana depois ,está voltando tudo de novo ,em exames deu himoglobina baixa ,e tolerância a lactose ,seria essa a causa da diarréia ?!

  8. Tenho uma mãe idosa com 70 anos que possue uma diarreia incontrolável a anos. Já parou por alguns dias mas sempre volta. Ela já perdeu mais de 30kg. Já fez exames de sangue, exames de urina, vários de vezes e até agora ninguém descobre o motivo. Pelo amor de Deus podem me passar o contato de um médico para que possamos descobrir isso? Estamos desesperados, por favor.

    • Vocês já pensaram na possibilidade de a diarréia ser uma disfunção de fundo emocional? Ou também pode estar relacionada ao mau funcionamento do pâncreas… Minha sugestão é procurar um bom Geriatra, capaz de investigar as causas. Em que cidade moram?

    • Minha 86 anos, parkinson há 20 anos, rígida mas ainda tem deglutição, câncer de reto diagnósticada em 2017. Há um ano lutamos com infecção urinária devido evacuação muito frequente, fralda, etc. engata um antibiótico atrás de outro. há um mês começou com muco nas fezes. Novo antibiótico e por hora, sem grandes melhoras. Os médicos não aconselham nem tomo e nem ressonância (contraste e anestesia). Sofre de hipertensão constante. Sabemos do quadro delicado mas estou meio desorientada .

    • Boa tarde minha mãe tem 88 anos tel DPOC já a 9 anos era ressecada agora não tem um mês está fazendo cocô várias vezes ao dia ok fazer por favor me ajude.

  9. Cuido de uma paciente com alzaimer está com.uma diarreia a mais de 30 dias nada para já tomou vários medicamentos e nada já não sabemos o que fazer

  10. Meu pai tem 94 anos, apresenta diarreia desde quinta-feira dia 24/01/19, levei ele a UPA e lá colocaram ele no soro e mandou pra casa. Até hoje dia 27/01/19, levei ele 2x e disseram que não era viável internar ele. Apresenta quadro de alucinação e come muito pouco. Estou preocupada com relação ao procedimento da UPA em não internar ele.

    • Idosos a partir de 85 anos são mais frágeis. Assim, correm um risco maior de serem acometidos por infecções e outras doenças. Esta é uma possível explicação para a decisão do médico da UPA. Tratar em casa é sempre mais seguro. Internação nesta idade, apenas em casos imprescindíveis.

  11. Minha mãe foi enternada com peneumunia e saiu do hospital está ainda tomando antibióticos e está com diarréia pode ser do antibióticos

  12. Meu pai tem 80 anos e tem diarreia a vários meses desde que minha mãe faleceu piorou.
    Js levei ao médico 2 vezes tomou muitos remédios caros e não melhora.
    Devo procurar um proctologista ou geriatra.
    Ele não tem dor nem febre nem vômito. Ele diz que não senye qdo evacua.

    • Gostaria de depois de um quadro igual aos que apresentam aí, febre, diarreia, vômitos, cólicas fortes levei ao hospital medicaram e melhorou. Mas agora já vai para três dias que está com prisão de ventre, que fazer ?

      • Não podemos indicar condutas sem conhecer o paciente. Minha sugestão é procurar o médico que o atendeu no hospital. Por enquanto, pode-se melhorar a alimentação, incluindo mais fibras através de frutas, legumes e verduras (como abacate, alface, rúcula, etc) com atenção a possíveis restrições alimentares como Diabetes, por exemplo.

  13. Minha vó está com 97 anos e com uma diarréia a quase 1 mês
    Já tomou vários antibióticos e ñ melhora, hoje ela se encontra internada tomando medicamentos mais mesmo assim evacuar todo momento. Me ajudem

  14. Meu nome e Andresa C.H. Rancan e estou a um ano cuidando de um senhor que e Padre , seu Ireno Udilo Lusa de 82 anos e seis meses,e faz uma semana que ele esta com diarreia,se alimenta muito pouco,mas estou dando bastante líquidos , incluindo soro caseiro e chás,tenho tentado diversificar sua alimentação,mas não tenho obtido muito sucesso,estou bastante preocupada,mas amanha ele vai ao especialista e espero que ele se recupere.Meu esposo também tem buscado muita ajuda para conseguirmos reverter a situação do seu Ireno.

  15. Mae tem 95 anos enfartou fez cateterismo voltou bem tava alimentando bem nod hospitais agora deu diarreia direto ja fomos 2 vezes no hospital ta tudo bem mas e so comer slguma coisa que desce tudo alcoso so soro que ta segurando pode viver assim?

  16. MEU AVO TEM 95 ANOS E CAGA NA ROUPA CONSTANTEMENTE, ESSES DIAS ESTAVAMOS NO SHOPPING E ELE CAGOU DENTRO DO BURGUER KINGS, COMO FAÇO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA ?????????? DESDE JA AGRADECO

    PS: RESPONDER RAPIDO POIS SE NAO SERA TARDE DEMAIS

    • A incontinência urinária e a fecal são problemas relativamente comuns na população com mais de 85 anos. Para resolver o problema, é necessário conhecer a causa. Portanto, você deve levar seu avô para uma consulta médica, preferencialmente com um Geriatra, o mais rápido possível. Por enquanto, a sugestão é usar fralda.

  17. Boa noite tenho idoso em casa que antes tava evacuando constantemente mole agora está pastoso mas e toda hora o que devo fazer anão aguento mas tanto limpa o idoso

  18. Bom dia,
    meu avô, tem 92 anos,está com problema inchaço nos pés/pernas e barriga, difícil de locomover e visão,e dores abdominais(levamos ao médido que diz ter água na barriga, como proceder com essa situação, pois pensavamos que poderia ser a prostata ou a hernia

  19. Paciente com 88 anos,diabética . ..Está com alimentação variada (carboidratos, verduras, carne …) Está tendo diarreia matinal e as vezes vômito, semanalmente….as vezes não segura as fezes…O que pode ser? Que médico procurar?

  20. Meu pai tem noventa e três anos derepente tá diarréia e ele desmaiar e demora pra volta o que significa isso

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*