Idoso pode sofrer variações da demência

Variações da Demência e suas causas mais comuns.

em Demências e Alzheimer por

A demência não é uma doença específica. É um termo geral que descreve uma ampla gama de sintomas. Com isso, ocorrem as variações da demência.

As variações da demência estão associados a um declínio na memória ou outras habilidades cognitivas suficientemente graves para reduzir a capacidade de uma pessoa realizar atividades cotidianas. A doença de Alzheimer é responsável por 60 a 80 por cento dos casos de demência. A demência vascular, que ocorre após um acidente vascular cerebral, é o segundo tipo mais comum.

Mas existem muitas outras condições que podem causar sintomas de demência, incluindo algumas que são reversíveis, como problemas de tireóide e deficiências vitamínicas.

É muitas vezes incorretamente referida como “senilidade” ou “demência senil”. Isso reflete a crença anteriormente difundida, mas incorreta, de que o declínio mental grave é uma parte normal do envelhecimento.

Entenda como é o envelhecimento normal do cérebro.

As doenças mais comuns que causam a demência são:

  • Doença de Alzheimer: principais sintomas são perda de memória recente e apraxia.
  • Demencia Vascular: Como sintomas iniciais mais comuns são comprometimento de julgamento ou habilidade de tomar decisões, planejar ou organizar. Ocorre do bloqueio dos vasos sanguíneos ou danos causados ​​por infartos (derrames) ou sangramento no cérebro. A localização, o número e o tamanho da lesão cerebral determinam a forma como o pensamento e o funcionamento físico do indivíduo são afetados.
  • Demência com corpos de Lewy (DLB): Geralmente, as pessoas afetadas têm problemas de perda de memória e problemas comuns ao Alzheimer. Mas são mais prováveis ​​de terem outros sintomas iniciais como distúrbios do sono, alucinações visuais bem formadas e lentidão, desequilíbrio de marcha ou outros sintomas parkinsonianos características do movimento.
  • Demência mista: anormalidades ligadas a mais de uma causa/doença ocorrem simultaneamente no cérebro. Estudos recentes sugerem que a ela é mais comum do que se pensava anteriormente.
  • Parkinson avançado: a doença de Parkinson nem sempre leva ao quadro demencial. Mas, quando acontece, os sintomas são mais parecidos aos sintomas da demência por corpos de Lewy.
  • Demência frontotemporal: os sintomas mais típicos são mudança de personalidade e comportamento e dificuldades de linguagem.
  • Doença de Creutzfeldt-Jakob: também conhecida como a “doença da vaca louca”, é altamente fatal em curto período de tempo. Compromete a memória e a coordenação motora. Causa alterações de comportamento.
  • Depressão: a síndrome demencial da depressão compromete a cognição – especialmente a memória e a capacidade de concentração.

Existem outros fatores que causam demência. Mas são estatisticamente menos relevantes.

Fonte: www.alz.org e Simpósio de Geriatria 2006.

 

 

14 Comments

  1. Minha mãe está com demência ela está com 80 anos recebe metade de um salário pois indusiram ela a fazer empréstimo condicionado por ela ter esse problema é justo pagar?

  2. Bom dia. Minha mãe tem 80 anos e de uma hora para outra ter perda da memoria recente e de situações que ela viveu há muito tempo. Levei a um neurologista que falou que não é Alzheimer. Porém pesquisandi esse sintomas são de pessoas com Alzheimer.

    • Realmente, existem vários tipos de demência e doenças que causam sintomas parecidos com a Doença de Alzheimer. É muito importante ter o diagnóstico correto para determinar o tratamento mais eficiente. Nossa sugestão é esperar os resultados de todos os exames requisitados para ter o diagnóstico deste Neurologista. Caso esteja inseguro, procure outro médico. Tente um Geriatra.

    • Leucaraiose é um diagnóstico radiológico, uma alteração detectada na Ressonância Magnética (RNM) de crânio. Deve ser interpretada como lesão de substância branca, as fibras de conexão entre os neurônios. Em um contexto de demência, tal alteração pode ser a causa e também pode ser agravante. Importante salientar que qualquer exame complementar e de imagem deve ser interpretado com base na clínica do paciente, avaliado pelo médico.

  3. Olá,
    Minha avó tem 96 anos e 11 meses. Tem hipertensão arterial e alterações na tireoide controlado. Lúcida, autonomia preservada na higiene pessoal, alimentação, memória preservada com alguns lapsos, marcha levemente lentificada. No dia 08 de janeiro, amanheceu sonolenta, flácida, lábio inferior rebaixado, fala arrastada, memória confusa, ora reconhecia pessoas ora não. O médico nuerologista diagnosticou como depressão abrindo quadro de demência. Contudo, os sintomas agregam-se bem ao quadro de Acidente Vascular Isquemico Transitorio. Achei estranho estes sintomas subitos para um quadro de depressão. Gostaria de alguma orientação. Ela está fazendo uso de antidepressivo e antiansiolitico. Grato.

  4. Minha mãe tem 99anos foi diadinosticada com demência si mil a uns quatro meses começou a lamber as nãos chupar os dedos lamber os braços passar cuspe no rosto e isto é o dia inteiro sem parar ela fica com mau cheiro de tanto se lamber ha alguma coisa a sê fazer para que ela pare com esta lambecao

    • A demência é causada por alguma doença base que deve ser corretamente diagnosticada e tratada. Nossa sugestão é insistir com o médico por um diagnóstico mais preciso para tratar esta doença que está causando a demência. Ou então, procurar outro médico que seja capaz de fazer um diagnóstico mais completo. Entender qual é a doença pode possibilitar um tratamento mais completo e inclusive ajudar a controlar o comportamento de sua mãe.

  5. Minha mãe tem 99 anos é saudável só que não gosta da noite e às vezes fica muito ansiosa passa uns dias sem dormir, acha que mudou de casa, fala de pessoas que não existem e aos mesmo tempo lembra de muitas coisas com uma lucidez, pede muito a morte repetinto várias vezes dia e noite.Qdo cansa dorme tranquila. Como proceder nesses momentos de crise? Calmantes não pode dá efeito rebote. Grata.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo