Nossa saúde é muito influenciada pela qualidade de nossa alimentação. E, uma alimentação rica em fibras, pode ajudar muito.
Quando comemos mal, os intestinos são um dos primeiros órgãos que expressam o problema. Seja através de uma diarréia ou um período de constipação. Além disso, os intestinos também são impactados pelo processo de envelhecimento. Neste caso, a principal alteração é a possível redução da motilidade intestinal. Isto é, os movimentos peristálticos dos intestinos, que movem o bolo alimentar até o ânus, fica mais lento.
Por tudo isso, é muito recomendado que nossa alimentação seja rica em fibras. Em todas as idades, mas especialmente após os 60 anos. Recomenda-se que sejam ingeridas de 18g a 28g de fibras diariamente.
Fibras são carboidratos de cadeia longa não digeríveis pelo nosso sistema digestório.
Como não são absorvidas, as fibras vão passando por todo o sistema digestivo e tornam as fezes mais macias e fáceis de passar. A maioria dos alimentos vegetais contém fibras solúveis e insolúveis. Mas, geralmente são mais ricos em apenas um tipo de fibra. A maneira mais fácil de diferenciar os 2 tipos: a fibra solúvel absorve água, transformando-se em um mingau de gel (pense no que acontece quando você adiciona água à aveia) enquanto a fibra insolúvel não (pense no que acontece quando você adiciona água ao aipo, também conhecido como salsão).
Além de ajudar a manter a regularidade intestinal, outros benefícios conhecidos são:
- Proteção do Coração: Dentro do seu sistema digestivo, a fibra solúvel se liga às partículas de colesterol e as leva para fora do corpo, ajudando a reduzir os níveis gerais de colesterol e o risco de doenças cardíacas. Por isso, a farinha de aveia pode oferecer a maior proteção do coração.
- Proteção do Diabetes: Como a fibra solúvel não é absorvida, ela não contribui para os picos de açúcar no sangue. Estes picos significam risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Se você já tem diabetes (tipo 1 ou tipo 2), a fibra solúvel pode até ajudar a manter sua condição sob controle.
- Perda de peso: A fibra solúvel também pode ajudar a atingir ou manter um peso saudável mantendo-nos satisfeitos sem acrescentar muitas calorias a nossa dieta.
- Movimentos intestinais saudáveis: A fibra solúvel absorve a água à medida que passa pelo sistema, o que ajuda a aumentar as fezes e a prevenir a constipação e a diarreia. De fato, a maioria dos suplementos de fibras contém principalmente fibra solúvel.
- A fibra insolúvel também pode melhorar problemas de saúde relacionados ao intestino, como prisão de ventre, hemorróidas e incontinência fecal (problemas que controlam os movimentos intestinais).
Os 2 tipos de fibras são importantes e trazem benefícios à saúde quando consumidos regularmente.
Alimentos ricos em fibras solúvies, entre outros, são aveia, nozes, feijão, pipoca, abacate, ervilha em vagem, etc . As fibras insolúveis são mais encontradas nas sementes e peles de frutas (por isso coma sempre as suas cascas). Também está em pão integral e arroz integral.
Fonte: Webmed.
Muito bons os esclarecimentos. Sou zootecnista a 35 anos trabalho nutrição animal. Sei nestes animais a importância da fibra. E gostei muito das orientações. Obrigado
… [Trackback]
[…] Informations on that Topic: idosos.com.br/os-beneficios-das-fibras/ […]