terceira idade com barreiras a habitos saudáveis.

5 Dicas para Superar as Barreiras para a Alimentação Saudável

em Nutrição por

Já está mais que comprovado que nossa alimentação tem influência direta na qualidade de nossa saúde. Mesmo assim, algumas pessoas têm dificuldade em adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Algumas barreiras específicas podem atrapalhar principalmente os adultos mais velhos.

Trazemos então, algumas dicas para pessoas com mais de 60 anos superarem estas barreiras.

  1. Algumas pessoas passam por uma perda de paladar e olfato com o envelhecimento. Além disso, alguns medicamentos podem influenciar estes sentidos. Assim, alguns idosos podem sentir sabores e cheiros diferentes do que estavam acostumados. Vale a pena conversar com seu médico sobre este assunto, principalmente quando se sente sabor metálico.
  2. Quando há algum problema no ato de mastigar, temos um risco inerente à alimentação saudável. Isso porque, nestes casos, é natural evitar alimentos mais duros, como frutas in natura, carnes e vegetais frescos. Desta maneira, aumenta o risco de faltar fibras, vitaminas e minerais na alimentação do dia-a-dia. Portanto, se você estiver enfrentando problemas para mastigar, procure um dentista o mais rápido possível.

  3. Também pode haver dificuldades para engolir. Alguns idosos apresentam disfagia. Mas também pode ser uma disfunção na produção de saliva. Quando a saliva é escassa, fica mais difícil engolir. Nos dois casos, o melhor a fazer é procurar um médico e/ ou um fonoaudiólogo para corrigir o problema.
  4. Outro fator comum aos adultos mais velhos é a falta de apetite. O que pode ser efeito colateral de algum medicamento. Este é outro caso para conversar com seu médico. Porém, pode-se investir em outros hábitos saudáveis para melhorar o apetite. O primeiro é praticar exercícios físicos regularmente. Quando aumentamos nossa atividade física, gastamos mais energia e sentimos mais fome. O outro é ter uma vida social ativa. Comemos mais quando fazemos refeições acompanhados. E compartilhar um café/ lanche é sempre uma boa maneira de ter amigos e familiares por perto.
  5. Cozinhar apenas para si é cansativo. Quando vivemos sozinhos, a tendência é descuidar de si mesmo. A dica aqui é sempre ter frutas, legumes, leite, ovos cozidos e outros alimentos fáceis de comer (que não precisam ser preparados) para um lanche rápido e café da manhã. Para as principais refeições, sugerimos convidar amigos e familiares para acompanhar a refeição e/ ou, sempre que possível, ter pequenas porções de comida congelada e ovos. Porções individuais de arroz e feijão podem ser facilmente descongeladas e acompanhadas de ovos mexidos ou cozidos.

Vale salientar que a maior das barreiras para a alimentação saudável é a adaptação do nosso paladar. Ter força de vontade é importantíssimo para mudar nossos hábitos alimentares. Nunca é tarde para começar!

Lembre-se de evitar pães feitos com farinha branca e doces em geral.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo