Como sabemos, os idosos são o grupo de pessoas mais gravemente afetados pela Pandemia de COVID-19. Mas, infelizmente, muitos deles são pessoas dependentes e frágeis, que precisam de cuidados 24 horas por dia.
Portanto, consideramos bastante relevante reforçar alguns conceitos de higiene na hora de cuidar de um idoso frente a esta Pandemia que nos atinge.
As principais armas contra o contágio pelo novo Coronavírus são o isolamento social, seguido de reforço na higiene pessoal e limpeza da casa. Assim, vamos reforçar algumas ações a serem tomadas por todos os cuidadores.
- Levar uma muda de roupa e sapatos. Especialmente para aqueles que utilizam o transporte público, ao chegar à residência do idoso, devem trocar de roupa e sapatos. Se possível, tomar banho antes de começar a cuidar do idoso. Se não for possível tomar banho, o ideal é lavar bem as mãos e os ante-braços até a altura do cotovelo. Usar água e sabão. O Álcool gel só deve ser utilizado na impossibilidade de lavar mãos.
- Higiene das mãos do idoso. A higiene pessoal é muito importante, tanto física como psicologicamente. Cuidar de uma pessoa, entre outras coisas, envolve garantir a higiene pessoal desta pessoa. Além disso, o ato de cuidar envolve toque físico. Portanto, frente a uma epidemia, a importância da higiene pessoal do idoso é ainda maior.
- Reforçar a higiene pessoal. Conforme já mencionado acima, a higiene pessoal ganha mais importância ainda. Assim, recomenda-se banho e troca de roupa diariamente.
- Separar utensílios e garantir higienização de todos eles. Cada idoso na residência deve ter seus próprios talheres, copos e outros utensílios de uso pessoal separados e higienizados. Não se deve compartilhar copos, comidas, canudos, etc.
- Suspender o contato afetivo. Abraços e beijos devem ser suspensos. Apesar de muitos cursos de cuidador encorajarem a demonstração de carinho para com o idoso, neste momento, devemos evitar. Há outras maneiras de demonstrar carinho como ter atenção especial com detalhes, fazer massagens nos pés, etc.
- Evitar programas familiares. Apesar de o convívio social e os laços familiares serem extremamente importante, durante as próximas semanas, todos devemos evitar contato social. Mesmo que seja apenas com familiares. Mais importante ainda é evitar tais contatos de idosos com comorbidades e frágeis. Podemos usar a tecnologia, como vídeos chamadas, para que não se perca o vínculo familiar nesta época de Pandemia.
- Cancelar passeios em geral. Estamos atravessando um momento difícil para todos. O risco de morte para um idoso com 70 anos ou mais é muito grande. Por isso, não é hora de passeios. Nem uma volta no quarteirão, nem descer na área comum do condomínio. Idosos devem ficar dentro de casa.
- Fazer atividades físicas dentro de casa. Não sair de casa não deve significar não andar ou não fazer exercícios. O idoso pode caminhar dentro de casa, fazer exercícios de sentar e levantar da cadeira, etc.
- Terapias devem ser feitas em casa. Quando o idoso faz fisioterapia, terapia fonoaudiológica, ou qualquer outra terapia, ele não deve sair de casa. Idealmente, o profissional de saúde deve ir até a residência do idoso. Se não for possível, poderá usar videochamadas para não interromper o tratamento.
- Hidratação. Não devemos nunca descuidar da hidratação, nem do idoso, nem da nossa própria hidratação. O corpo devidamente hidratado evita muitos problemas de saúde.
Cuide bem do seu idoso e se cuide também!