IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > A Espiritualidade e suas conexões com o cotidiano.
Saúde

A Espiritualidade e suas conexões com o cotidiano.

Camila Covas Ribeiro
Última atualização 21 de dezembro de 2017 07:23
Por Camila Covas Ribeiro
Compartilhe
5 Min
Idoso com a espiritualidade
Desenvolver a Espiritualidade nos ajuda a enfrentar os problemas da vida
Compartilhe
Seu banner

Ouvimos muito falar sobre desenvolver a Espiritualidade. O mundo precisa ter mais Espiritualidade. Mas afinal, o que é Espiritualidade?

Contents
  • Vamos apresentar alguns conceitos e trazer algumas considerações sobre a Espiritualidade e suas relações com o dia a dia.
  • Através da Espiritualidade, somos convidados e nos encher de um sentido, de uma ação que pode ser útil para mim, para o próximo e para o Mundo.
    • Quando entendemos esse propósito, isto é, quando a LUZ esclarece o poder que temos para utilizar a nosso favor e nos ancorar com bases firmes que nos sustenta mesmo em situações conflitantes, temos condições de resolver nossos conflitos e seguir adiante.
    • Espiritualidade é ter em mente que somos a Solução e não o problema. Isso muda todo o conceito de qualquer situação. MUDA E NOS TORNA AGENTES DA SOLUÇÃO.

Vamos apresentar alguns conceitos e trazer algumas considerações sobre a Espiritualidade e suas relações com o dia a dia.

Conhecer a espiritualidade é se envolver no auto-conhecimento. Este conceito foi trazido pelo médico Dr. Sergio Felipe de Oliveira. Ele é um pesquisador atuante sobre as interfaces entre medicina e espiritualidade. Se a espiritualidade envolve autoconhecimento, como conceituar algo tão individual e que brota na essência de cada um?

Estudiosos e pesquisadores apresentam resultados muito interessantes de como a espiritualidade interfere, de forma positiva, na busca de sentido para nossas vidas. Como conseguimos recursos de superação para muitas questões de doença. Como gerenciamos outras situações de grande impacto que a vida nos apresenta. Essas pesquisas tem despertado o encontro com a espiritualidade e promovendo novos recursos para enfrentarmos o nosso cotidiano, especialmente situações que não esperávamos.

Ao ler muitos artigos e revistas sobre a espiritualidade, compreendi o quanto podemos nos aproximar dos nossos propósitos, dos nossos objetivos, das nossas habilidades e aptidões. E se relacionar com algo SUPREMO. O superior que vai além da nossa compreensão concreta e permite uma relação direta com algo que TRANSCENDE. A vida não se esgota no que podemos ver, ouvir, pegar e sentir com o tato. Podemos fazer o coração vibrar e fazer sentido a nossa existência e nossos propósitos, nos conduzindo a uma caminho de perseverança e realização. Não importa a situação em que estejamos.

Através da Espiritualidade, somos convidados e nos encher de um sentido, de uma ação que pode ser útil para mim, para o próximo e para o Mundo.

Quando estabelecemos uma conexão na busca dos nossos propósitos e fortalecemos os alicerces da nossa base, sendo fieis aos nossos princípios e as nossas vocações, irradiamos uma LUZ que ascende nosso caminhar e nos mostra a direção. Uma luz que brilha. Ilumina o escuro que nos deixa indecisos e parados/ estagnados no meio do caminho. Uma LUZ que encoraja, que traz esclarecimentos e nos faz perseverantes no caminho. Uma Luz que encontra novas possibilidades de ações diante da vida. Espiritualidade é estar em contato com essa sintonia de LUZ.

  • Veja como a ciência está tratando a relação entre a Espiritualidade e a Saúde.

Os propósitos de vida é a utilidade que damos para as nossas ações e a forma como buscamos a condução das nossas vidas. Ou seja, a LUZ que fazemos brilhar dentro de nós. Não está relacionada diretamente com as religiões. As religiões se apresentam em rituais e cultos sistematizados que também se apresentam como formas de buscar e ascender essa LUZ. Porém, a ESPIRITUALIDADE se fundamenta por auto conhecer-se e aprofundar na sua essência o grande sentido da vida. O grande sentido de honrar a sua vida e todas as suas relações consigo, como o outro e com o mundo.

Quando entendemos esse propósito, isto é, quando a LUZ esclarece o poder que temos para utilizar a nosso favor e nos ancorar com bases firmes que nos sustenta mesmo em situações conflitantes, temos condições de resolver nossos conflitos e seguir adiante.

A Espiritualidade nos enche de sentido na vida e nos remete a sermos a solução dos nossos próprios problemas. Não somos as pedras no nosso caminho. Somos a solução das pedras, somos as possibilidades de transformação. Somos as possibilidades de fazer das pedras um novo caminhar, uma ponte que une que nos orienta a passagem por caminhos mais difíceis.

Essa convicção de sermos a solução para os nossos problemas também nos remete ao conceito de Espiritualidade. Dessa forma, podemos usar nossas habilidades na solução de todas as “pedras que a vida se apresentar”. Seja em situações difíceis, em situação de desespero e em tanta outras que vivemos no nosso dia a dia.

Espiritualidade é ter em mente que somos a Solução e não o problema. Isso muda todo o conceito de qualquer situação. MUDA E NOS TORNA AGENTES DA SOLUÇÃO.

 

Photo by Greg Rakozy on Unsplash

Seu banner
TAGGED:espiritualidadeluzpropósitoreligiãovida
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Doença de Parkinson é mais comum em idosos
Parkinson

O Mal de Parkinson e o dia-a-dia: o que você deve fazer.

Por Juliana Martinelli
terceira idade com BPSD
Demências e Alzheimer

BPSD: Sintomas Psicológicos Comportamentais nas Demências.

Por José Eduardo Martinelli
Imagem interna do corpo humano mostrando as glândulas adrenais saudáveis.
Saúde

Coisas Para Saber Sobre Adrenal

Por Karina Martinelli
incontinência em idosos com Alzheimer
Demências e Alzheimer

Alzheimer em fase avançada – incontinência e uso de fralda.

Por José Eduardo Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?