Idoso com a espiritualidade

A Espiritualidade e suas conexões com o cotidiano.

em Saúde por

Ouvimos muito falar sobre desenvolver a Espiritualidade. O mundo precisa ter mais Espiritualidade. Mas afinal, o que é Espiritualidade?

Vamos apresentar alguns conceitos e trazer algumas considerações sobre a Espiritualidade e suas relações com o dia a dia.

Conhecer a espiritualidade é se envolver no auto-conhecimento. Este conceito foi trazido pelo médico Dr. Sergio Felipe de Oliveira. Ele é um pesquisador atuante sobre as interfaces entre medicina e espiritualidade. Se a espiritualidade envolve autoconhecimento, como conceituar algo tão individual e que brota na essência de cada um?

Estudiosos e pesquisadores apresentam resultados muito interessantes de como a espiritualidade interfere, de forma positiva, na busca de sentido para nossas vidas. Como conseguimos recursos de superação para muitas questões de doença. Como gerenciamos outras situações de grande impacto que a vida nos apresenta. Essas pesquisas tem despertado o encontro com a espiritualidade e promovendo novos recursos para enfrentarmos o nosso cotidiano, especialmente situações que não esperávamos.

Ao ler muitos artigos e revistas sobre a espiritualidade, compreendi o quanto podemos nos aproximar dos nossos propósitos, dos nossos objetivos, das nossas habilidades e aptidões. E se relacionar com algo SUPREMO. O superior que vai além da nossa compreensão concreta e permite uma relação direta com algo que TRANSCENDE. A vida não se esgota no que podemos ver, ouvir, pegar e sentir com o tato. Podemos fazer o coração vibrar e fazer sentido a nossa existência e nossos propósitos, nos conduzindo a uma caminho de perseverança e realização. Não importa a situação em que estejamos.

Através da Espiritualidade, somos convidados e nos encher de um sentido, de uma ação que pode ser útil para mim, para o próximo e para o Mundo.

Quando estabelecemos uma conexão na busca dos nossos propósitos e fortalecemos os alicerces da nossa base, sendo fieis aos nossos princípios e as nossas vocações, irradiamos uma LUZ que ascende nosso caminhar e nos mostra a direção. Uma luz que brilha. Ilumina o escuro que nos deixa indecisos e parados/ estagnados no meio do caminho. Uma LUZ que encoraja, que traz esclarecimentos e nos faz perseverantes no caminho. Uma Luz que encontra novas possibilidades de ações diante da vida. Espiritualidade é estar em contato com essa sintonia de LUZ.

Os propósitos de vida é a utilidade que damos para as nossas ações e a forma como buscamos a condução das nossas vidas. Ou seja, a LUZ que fazemos brilhar dentro de nós. Não está relacionada diretamente com as religiões. As religiões se apresentam em rituais e cultos sistematizados que também se apresentam como formas de buscar e ascender essa LUZ. Porém, a ESPIRITUALIDADE se fundamenta por auto conhecer-se e aprofundar na sua essência o grande sentido da vida. O grande sentido de honrar a sua vida e todas as suas relações consigo, como o outro e com o mundo.

Quando entendemos esse propósito, isto é, quando a LUZ esclarece o poder que temos para utilizar a nosso favor e nos ancorar com bases firmes que nos sustenta mesmo em situações conflitantes, temos condições de resolver nossos conflitos e seguir adiante.

A Espiritualidade nos enche de sentido na vida e nos remete a sermos a solução dos nossos próprios problemas. Não somos as pedras no nosso caminho. Somos a solução das pedras, somos as possibilidades de transformação. Somos as possibilidades de fazer das pedras um novo caminhar, uma ponte que une que nos orienta a passagem por caminhos mais difíceis.

Essa convicção de sermos a solução para os nossos problemas também nos remete ao conceito de Espiritualidade. Dessa forma, podemos usar nossas habilidades na solução de todas as “pedras que a vida se apresentar”. Seja em situações difíceis, em situação de desespero e em tanta outras que vivemos no nosso dia a dia.

Espiritualidade é ter em mente que somos a Solução e não o problema. Isso muda todo o conceito de qualquer situação. MUDA E NOS TORNA AGENTES DA SOLUÇÃO.

 

Photo by Greg Rakozy on Unsplash

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo