Demência Grave compromete a independencia.

Fases da Demência Grave na Doença de Alzheimer (DA)

em Demências e Alzheimer por

Uma pessoa está em fase de demência grave quando é completamente dependente de outrem para cumprir as atividades diárias básicas.

Demência é uma síndrome com múltiplas causas caracterizada pela perda progressiva da capacidade cognitiva.

Porém, a evolução da demência grave é tão ampla, que permite sub-divisões na classificação do estado demencial. Por exemplo, uma pessoa que consegue sentar-se à mesa para fazer uma refeição e consegue engolir normalmente mas não consegue comer sem ajuda ou supervisão é considerado demente grave. Do mesmo modo, uma pessoa com restrições de mobilidade e que não consegue engolir normalmente, também é um demente grave.

Sendo assim, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de portadores de doenças demenciais (como a Doença de Alzheimer, por exemplo), seus familiares e cuidadores, foi criada uma classificação evolutiva da demência. Como a Doença de Alzheimer atualmente é responsável por 60 a 80% dos casos de demência no mundo, apresentamos o resultado de um estudo feito com pessoas portadoras desta doença.

Entender cada fase da demência ajuda familiares e cuidadores a entender a melhor maneira de cuidar. Conhecer qual será a provável evolução do quadro do portador da Doença de Alzheimer traz um pouco de tranquilidade. Sabemos que alguns sintomas trazem dúvidas às famílias. A tabela abaixo visa a descrever os sintomas e comportamentos esperados em pessoas já na fase grave da Doença de Alzheimer.

A tabela abaixo ilustra a evolução da Doença de Alzheimer em relação ao comprometimento cognitivo:

Evolução da DA
Tabela de evolução funcional da DA

 

Entenda mais sobre Comprometimento Cognitivo.

Entenda mais sobre os comportamentos esperados em cada fase da doença demencial.

Conheça a Síndrome do Entardecer, que atinge, em sua maioria, pacientes em fase moderada da Doença de Alzheimer.

 

Este texto ajudo você? Então compartilhe para ajudarmos mais pessoas!

Tem alguma dúvida? Entre em contato através do formulário abaixo.

 

3 Comments

  1. Parabéns pelo conteúdo informativo de maneira clara e objetiva, estou passando por suspeita de DA em pessoa da família e este Portal está me ajudando muito.

  2. Você é livre para fazer as suas escolhas ,mas é prisioneiro das consequências .Então escolha ser prisioneiro dá que lê ou dá que lá que o tornou quem você é. Pós não há Amor sem sofrimento.DA não é utopia e cima uma realidade latente na vida de todos nós.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo