falhas acentuadas de memória na terceira idade

Falhas Acentuadas de Memória e Problemas Reais de Cognição

em Demências e Alzheimer por

Muitas pessoas queixam-se de falhas acentuadas de memória. Relatam que perdem objetos dentro de casa, esquecem palavras, etc.

Quando estas pessoas com falhas acentuadas de memória devem procurar ajuda médica?

Sempre que for percebida alguma alteração cognitiva, é aconselhado que se procure um médico. Assim, pode-se fazer uma avaliação cognitiva. Quando esta avaliação não mostra alterações cognitivas, estamos diante de um declínio cognitivo subjetivo. Ou seja, estamos falando de pessoas que percebem problemas de memória, mas, na realidade, não são problemas graves o suficiente para embasar um diagnóstico de qualquer doença.

Já foi discutida a associação destas falhas acentuadas de memória com o risco de demência. Então, chegou-se à conclusão que estas pessoas têm maior chances de desenvolver Depressão. Porém, há sim um risco maior ainda de desenvolver demência. Por isso, o protocolo médico é fazer um acompanhamento cuidadoso e periódico.

Os fatores de risco que compõe o quadro são:

  • idade maior que 50 anos,
  • presença de queixa de memória dentro de um período específico (por exemplo, 6 meses),
  • percepção de que a memória está pior quando comparada com a de um período prévio da vida,
  • apresentar um problema de mémoria no dia a dia,
  • ter uma freqüência determinada de falhas de memória (como 1 vez por semana, por exemplo).

O quadro descrito acima não é suficiente para diagnosticar qualquer problema cognitivo. Também não deve ser tomado como certeza de desenvolvimento da doença de Alzheimer. Muitas vezes, falhas acentuadas de memória são causadas por estresse. E podem melhorar através de rotinas de atividades físicas. Deve ficar claro que estamos falando em risco de desenvolver alguma doença demencial. Isso não significa que a pessoa terá a doença com certeza.

Alguns exames complementares também podem ser feitos para avaliar melhor o risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer. Redução na substância cinzenta nos hipocampos, ou alteração no metabolismo da glicose no cérebro são exemplos.

Portanto, se você apresenta falhas acentuadas de memória e está inseguro em relação a este problema, procure um médico.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo