terceira idade com Artrite Reumatóide

O que é Artrite Reumatóide e Como Tratá-la.

em Saúde por

A Artrite Reumatóide é uma doença sistêmica e auto-imune. Auto imune significa que é causada quando o nosso próprio sistema imunológico passa a atacar uma parte de nosso corpo. Sistêmica significa que pode atingir todo o corpo do portador da doença.

É a doença crônica sistêmcia mais frequente no idoso, atingindo até 4,5% da população entre 55 e 75 anos. Acima dos 75 anos, a prevalência da Artrite Reumatóide aumenta. Porém, sua etiologia (definição das causas) ainda é desconhecida. Sabe-se que há influência de herança genética e que acomete mais as mulheres. Vale ressaltar que é uma doença com início geralmente entre 45 e 55 anos. É muito raro que a Artrite Reumatóide tenha início após os 75 anos.

A Artrite Reumatóide caracteriza-se pela inflamação da membrana sinovial nas articulações do corpo. As articulações mais comprometidas, geralmente, são as articulações de pés e mãos (articulações periféricas).

O diagnóstico da Artrite Reumatóide é difícil e exige investigação mais detalhada com uso de exames invasivos (exames de sangue, por exemplo) e de imagem (radiografias, por exemplo). Normalmente, o início é agudo, com importante rigidez matinal e dor, principalmente nos membros superiores (mãos). Também é comum o inchaço das articulações afetadas e chegando até a deformação.

É uma doença grave que deve ser tratada com seriedade à medida que pode levar o portador à condição de incapacidade. Dores crônicas e progressivas impedem as pessoas de andar, escrever, manusear talheres, etc. No Brasil, as doenças reumáticas são a 3a principal causa de incapacidade para trabalhar.

O tratamento inclui educação do paciente e de sua família, terapia medicamentosa e fisioterapia. Algumas vezes, a fisioterapia pode ser substituída por exercícios físicos acompanhados de um profissional da Educação Física. Outros casos, necessitam de Terapia Ocupacional e apoio psicossocial. Em casos mais graves, o tratamento pode incluir abordagem cirúrgica.

Os medicamentos mais usados para o tratamento de Artrite Reumatóide são anti-inflamatórios não hormonais, corticosteróides, drogas modificadoras do curso da doença sintéticas ou biológicas (estas ainda muito caras) e imunossupressores. O médico sempre deve estar atento a outras comorbidades, o que é comum em idosos. E tentar reduzir a poli-farmácia.

Fonte: Reumatologia Geriátrica (8.1 Artrite Reumatóide), de José Goldenberg

 

1 Comment

  1. bem legal o texto, as vezes a gente demora pra entender os sintomas e procurar o medico. encontrei esse site com várias informações sobre a doença me ajudou muito. eu recomendo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*