terceira idade e Fontes internas de estresse

Estresse que Nós Mesmos Criamos (Fontes Internas de Estresse)

em Cabeça por

nbsp;

Estresse é o desgaste geral do organismo, causado por alterações psico-fisiológicas. Estas, por sua vez, são causadas por inúmeros fatores internos e externos. Hoje, vamos falar um pouco sobre as fontes internas de estresse.

As fontes internas de estresse são aquelas relacionadas à nossa personalidade. Assim, o modo como reagimos aos acontecimentos da vida pode causar ou não estresse.

O estresse acontece quando nos vemos obrigados a enfretar uma ameaça, uma situação desconfortável ou uma situação de perigo. Porém, algumas pessoas imaginam estas situações. Ou ainda, interpretam uma situação como perigosa ou ameaçadora sem que exista uma ameaça real. Portanto, geram um estresse desnecessário. Um exemplo ilustrativo é o seguinte: ser assaltado por uma pessoa com arma de fogo é um perigo real. Este fato gera um estresse por fonte externa. Entretanto, quando alguém sai à noite e fica imaginando ser abordado por um assaltante, está gerando estresse de fonte interna.

O maior problema das fontes internas de estresse está relacionado a sua duração. Quando acontece um estresse por fonte externa, normalmente, quando a fonte se esgota, o organismo volta ao normal. Porém, quando o perigo é imaginário e você fica muito tempo pensando nele, acaba mantendo seu corpo em situação de estresse por um longo período. Com isso, aumentam as suas chances de sofrer infartos, úlceras, gastrite, etc.

O estado de estresse é processado pelo Hipotálamo (parte do cérebro). Através de reações bioquímicas, ele altera o funcionamento de quase todas as partes do nosso corpo em situação de estresse. Entre várias mudanças fisiológicas, há o aumento de produção de adrenalina e corticóides. Isso, aumenta a pressão arterial, aumentando o risco de Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral e outros problemas graves.

A geração que tem mais de 60 anos hoje, conhecida como Babyboomers, é formada por pessoas que, entre várias outras características, gostam de reclamar. São pessoas que tendem a gerar mais estresse de fatores internos. Assim, o ideal seria que estes adultos mais velhos comecem a procurar um maior auto-conhecimento e auto-controle com o obejtivo de minimizar o as fontes internas de estresse.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*