Idoso na Terceira Idade com Infecção do Trato Urinário

O que é a Infecção do Trato Urinário e seus principais sintomas.

em Saúde por

A infecção do trato urinário é uma doença que afeta quase todas as faixas etárias. Mas, é mais prevalente em idosos e em mulheres. Na faixa de idade a partir de 60 anos, o número de casos dobra, independentemente do gênero.

Conhecida popularmente como infecção urinária, a infecção do trato urinário acontece quando um dos órgãos do sistema urinário é contaminado por bactérias. Ou seja, quando há invasão e proliferação de bactérias em algum tecido do trato urinário, da uretra aos rins.

O sistema urinário é composto por rins, ureteres, bexiga e uretra. É o sistema responsável pela filtragem do sangue e eliminação de substâncias nocivas ao organismo. A urina é produzida pelos rins e segue pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada. Daí, percorre a uretra para ser eliminada do organismo.

Na mulher, as infecções do trato urinário mais comum são:

  • Cistite – infecção bacteriana na bexiga. Provoca disúria (dor ou ardor ao urinar). É comum também a urgência miccional (vontade urgente de urinar) e a polaciúria (urinar pequenas quantidades, várias vezes), assim como a nictúria (maior eliminação de urina durante a noite) e a dor suprapúbica. Pode haver febre.
  • Cistite de repetição – infecção bacteriana na bexiga que se repete 2 ou mais vezes no período de 1 ano.
  • Pielonefrite – conhecida como infecção do trato urinário alto, acomete os rins e estruturas adjacentes. Os sintomas são basicamente os mesmos da Cistite, adicionando-se um agravamento geral do quadro, com dor lombar, mal-estar geral e febre.

Os fatores de risco mais importantes para as mulheres mais velhas estão relacionados às diabetes mellitus insulino-dependentes, incontinência urinária e deficiência de estrogeno.

Os homens também podem ter Cistite e Pielonefrite. Mas, também podem ter Prostatite (inflamação da próstata, bacteriana ou não, aguda ou crônica) ou Orquiepididimite (processo inflamatório do epidídimo e do testículo). Os fatores de risco comuns a todos estes tipos de infecção do trato urinário do homem são a hiperplasia prostática benigna e a estenose de uretra.

 

Fonte: Manual sobre Infecções do Trato Urinário, de Luciano da Rocha Barros, Claudia Golcman Glina e Sidney Glina. 2008.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo