IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > Cabeça > Demências e Alzheimer > Demência Senil ou Doença de Alzheimer? Como Identificar?
Demências e Alzheimer

Demência Senil ou Doença de Alzheimer? Como Identificar?

Juliana Martinelli
Última atualização 31 de agosto de 2018 00:36
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
4 Min
Demência Senil na Terceira Idade
Demêncial Senil ou Doença de Alzheimer?
Compartilhe
Seu banner

Muitas pessoas nos procuram com dúvidas sobre o diagnóstico de seu familiar idoso. Após examinar o paciente e ouvir o histórico de sintomas, muitos médicos afirmam que o paciente sofre de demência senil.

Contents
Mas, quando procuramos nos informar melhor, fica a dúvida: quais as diferenças entre Demência Senil e Doença de Alzheimer?Portanto, nesta época, a comunidade médico-científica declarou que o termo “Demência Senil” descreve apenas um conjunto de sintomas (que é a demência) iniciados a partir dos 65 anos de idade. Porém, este termo não é diagnóstico de nenhuma doença. É apenas um termo que descreve um conjunto de sintomas que aparecem após os 65 anos.

Mas, quando procuramos nos informar melhor, fica a dúvida: quais as diferenças entre Demência Senil e Doença de Alzheimer?

Para entender um pouco mais, vamos contar um pouco da história recente da classificação das demências.

O primeiro caso descrito por Alois Alzheimer, sobre uma síndrome demencial que levaria seu nome – a Doença de Alzheimer – aconteceu em 1901. Porém, até a década de 1980, este caso foi “esquecido”. No entanto, com a evolução da longevidade, muitos casos de idosos com síndromes demenciais começaram a surgir nesta época.  Até então, eram considerados pelos médicos uma “demência senil”. Ou seja, uma síndrome com perdas cognitivas e transtornos comportamentais próprias do envelhecimento.

Porém, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, a comunidade médico-científica passou a discutir os parâmetros do “envelhecimento saudável”. Será que todos os seres humanos, a partir de certa idade, vão desenvolver demência? E ficou claro que a demência não faz parte de um envelhecimento saudável. Todas as vezes que um caso de demência aparecer, as causas da demência devem ser identificadas. Foi aí, então, que os relatos do Dr. Alzheimer foram “recuperados”. A comunidade médico científica entendeu que o caso descrito por Alois Alzheimer, já conhecido como a Doença de Alzheimer desde 1910, era o mesmo caso da “Demência Senil” da época.

Portanto, nesta época, a comunidade médico-científica declarou que o termo “Demência Senil” descreve apenas um conjunto de sintomas (que é a demência) iniciados a partir dos 65 anos de idade. Porém, este termo não é diagnóstico de nenhuma doença. É apenas um termo que descreve um conjunto de sintomas que aparecem após os 65 anos.

  • Veja aqui várias doenças que causam demência.

Por outro lado, estudos comprovaram que a Doença de Alzheimer é caracterizada por um acúmulo de placas de proteína amilóide e emaranhados neurofibrilares no cérebro. E aí está a causa da demência na Doença de Alzheimer, que é responsável por 60% a 80% dos casos de demência no mundo.

Vale ressaltar que há classificação da Doença de Alzheimer (DA) de acordo com a idade. Quando os sintomas começam a aparecer antes dos 65 anos, falamos em DA de início precoce. Quando aparece com 65 anos ou mais (grande maioria dos casos), pode ser considerada uma Demência Senil.

Assim, surgiu a confusão.

Portanto, na maior parte das vezes, o diagnóstico correto do quadro demencial iniciado a partir dos 65 anos será Doença de Alzheimer. Mas, sempre haverá exceções. Considerando também, que o diagnóstico correto é importantíssimo para o tratamento eficiente, nossa sugestão é não aceitar o termo “demência senil” como diagnóstico. Devemos exigir que o médico identifique as causas da demência para garantir o melhor tratamento médico possível.

Seu banner
TAGGED:65 anosalzheimerdemênciademência senildoençasintomastratamento
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
6 Comentários 6 Comentários
  • Vanusa Gonçalves de Sousa disse:
    1 de setembro de 2018 às 05:49

    Extraordinário e esclarecedor.

    Responder
  • sandra novo talarico disse:
    12 de setembro de 2018 às 15:39

    cheguei ao tema através de outro estou suspeitando que minha mãe de 86 anos esteja sofrendo de esquizofrenia tardia esta com serios problemas de comportamento achando sempre q familiares estão conspirando contra ela e ideias absurdas sobre 1 dos filhos p/ completar está em luto do filho do meio gostaria de ajuda la mas ela jamais aceitaria passar por 1 psiquiatra n sei como fazer

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      20 de setembro de 2018 às 13:59

      Ela precisa ser examinada por um médico para ter um diagnóstico e ser tratada. Se ela não quiser ir a um consultório, você pode pedir para o médico ir até a casa dela. Psiquiatras e Geriatras estão acostumados à resistência dos pacientes para a consulta.

      Responder
  • Ercilio disse:
    7 de dezembro de 2021 às 12:38

    Estou 42 anos,estou lendo,pois tenho uma tia de 92 anos que começou a apresentar sintomas há uns 3)4 ,o médico só falou que é demência e não alzheimer. Mencionei minha idade só pra relembrar que em minha infância usavam muitas vezes o termo esclerosado e no popular caduco.

    Responder
  • Yone Arena disse:
    11 de fevereiro de 2022 às 20:18

    Minha sogra tem 83 anos e ja faz um tempo o medico diagnosticou ela com Alzheimer, gostaria de saber, esta demência nao é q a pessoa perde a memoria, minha sogra esta normal no caso da memoria , existe outro tipo de Alzheimer?!

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      22 de fevereiro de 2022 às 09:15

      Doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer, causam demência. Demência é um conjunto de sintomas que tornam uma pessoa incapaz de cuidar de si mesma. A falta de memória recente é apenas 1 sintoma. Além dele, existem vários como apraxia, agressividade, delírios, hipersexualidade, dificuldade de geo-localização, etc.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Idoso deve pasar por avaliação neuropsicológica.
Demências e Alzheimer

Avaliação Neuropsicológica é necessária para diagnosticar a DA

Por Juliana Cecato
terceira idade com anemia.
Saúde

Anemia Deve Ser Tratada Adequadademente

Por Juliana Martinelli
satisfação sexual na terceira idade com demência.
Demências e Alzheimer

Satisfação Sexual do Casal com Pessoa com Demência

Por José Eduardo Martinelli
Terceira idade e capacidade de comunicação sem culpa
Demências e Alzheimer

A Capacidade de Comunicação das Pessoas com Demência

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?