Não se discute mais o fato de a boa Nutrição ajudar a Saúde Global do Corpo.
Há indícios inclusive de que uma alimentação saudável ajude a evitar a doença de Alzheimer (DA). Apesar de a Nutrição ainda não tem comprovado nenhuma relação direta entre a DA e os hábitos alimentares.
Já sabemos que alguns fatores de risco citados para a doença de Alzheimer estão relacionados ao Diabetes Mellitus, à desnutrição e à institucionalização. Portanto, a alimentação está de alguma maneira ligada a estes fatores. Desta maneira, há hipóteses não confirmadas de que uma alimentação saudável contribui, entre outras coisas, para evitar ou retardar doenças demenciais.
Veja aqui alimentos que potencialmente protegem o cérebro.
Para as pessoas que já desenvolveram algum tipo de demência, também é importante manter uma alimentação saudável. Já que melhorar o estado de saúde global do indivíduo, independentemente da demência, melhora a qualidade de vida.
Portanto, recomenda-se, baseado nos conhecimentos clássicos de Nutrição:
- Garantir 4 a 6 refeições diárias, com maiores quantidades de alimentos nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e uma menor proporção nos lanches intermediários.
- Incluir alimentos fontes de carboidratos (pães, bolachas, arroz, batata, farinhas etc.), proteínas (leite, queijo, carnes de boi, aves e peixes), vitaminas e minerais (frutas, hortaliças folhosas e não folhosas) e gorduras (margarinas, manteigas e óleos vegetais), diariamente.
- Além disso, procurar manter sempre um alimento de cada grupo em todas as refeições de modo a garantir uma alimentação variada.
Conforme a demência evolui, vale lembrar de:
- Observar a necessidade de modificação da consistência dos alimentos. Já que problemas de deglutição (engasgos constantes e pigarro) podem aparecer. Neste momento, os alimentos podem ser cozidos além do ponto, a fim de facilitar a deglutição.
- Evitar a utilização de vários alimentos liquidificados juntamente. Pois o sabor de cada alimento separadamente pode ajudar a exercitar a memória. Assim, recomendamos que os alimentos pastosos ou liquidificados sejam oferecidos separadamente.
- Utilizar temperos.
- Controlar a constipação e a diarréia a partir da alimentação. Em caso de diarréia, aumentar a quantidade de líquidos ingeridos e abrandar toda a fibra presente em leguminosas e hortaliças a partir da cocção das mesmas. Em caso de obstipação, também se deve ingerir a maior quantidade de líquidos possível. Se for possível, modificar o sabor das bebidas a fim de facilitar a aceitação e aumentar a quantidade de alimentos ricos em fibras como frutas, frutas secas, etc.
- Evitar alimentos somente se houver alguma patologia associada, como: diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, etc., sempre com a orientação de um médico ou nutricionista.
- Também é importante monitorar sempre o peso do paciente. Assim, será possível fazer intervenções precoces se necessário.
Entenda melhor os Disturbios Alimentares em pessoas com Doença de Alzheimer.
Conheça algumas dicas para ajudar o idoso a se alimentar melhor e ainda ativar a memória sensorial.
GRUPO
|
CATEGORIA
|
ALIMENTO
|
Energéticos |
Cereais |
Arroz, macarrão; farinhas (maisena, aveia, fubá, mandioca, tapioca). |
Tubérculos |
Batatas (inglesa, doce, baroa (ou mandioquinha), aipim, inhame. |
Açúcares |
Mel, melado, açúcar. |
Leguminosas |
Grão-de-bico, feijões (preto, carioca, mulatinho, branco, etc). |
Gorduras |
Óleos (azeite, soja, girassol, milho, canola) manteiga, margarina. |
Proteínas |
Carnes |
Bovina, aves, peixes, miúdos, leite, queijos, iogurte, ovos. |
Vitaminas e Minerais |
Frutas |
Abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, banana prata, banana d’água, caqui, figo, goiaba, kiwi, laranja, maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango, pêra, pêssego, tangerina, uvas. |
Verduras |
Alface, acelga, agrião, abobrinha, almeirão, brócolis, bertalha, chicórea, couve, couve-flor, cebola, espinafre, escarola, repolho, rúcula. |
Legumes |
Abóbora, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, jiló, pepino, palmito, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem. |
REFEIÇÃO
|
CARDÁPIO
|
Café da manhã |
– leite com café ou chocolate: 1 xícara;
– pão francês, de fôrma (preferencialmente integral): ½ ou 1 unidade;
– manteiga ou geléia: somente o suficiente. |
1º Lanche |
– Laranjada (2 ou 3 laranjas + água) ou limonada;
– 5 biscoitos cream craker. |
Almoço |
– salada de alface + tomate + chuchu;
– kibe de forno com hortelã: um pedaço pequeno;
– arroz (2 colheres de sopa): preferencialmente integral;
– feijão: 1 colher;
– cenoura refogada com salsa picadinha;
– sobremesa: gelatina ou fruta. |
2º Lanche |
– leite batido com banana + 1 colher de chá de melado. |
Jantar |
– sopa de legumes com massinha ou canja;
– sobremesa: maçã assada com mel e canela. |
3º Lanche |
– mingau de aveia com canela. |
|
oi minha mãe tem alzheimer ,ela tá de cama ,ela tem muita diarreia ,gostaria q vcs me manda-se uma dieta pra ela ,ela não quer comer nada obrigado
Não podemos fazer isso. Apenas um Nutricionista, após avaliar pessoalmente sua mãe, será capaz de orientar quanto à alimentação dela.
poxa minha mãe não faz numero 2 de jeito nem um, tenho que ficar colocando medicamento. Já experimentou mingau de maisena, purê de batata, maçã sem casca, pode ajudar.
Muito pelo contrário: mingau de maisena e purê de batatas contribuem para piorar o quadro de intestino preso. Maçã e qualquer outra fruta cuja casca seja comestível, deve ser oferecida com casca para pessoas com problemas de constipação (e sem problemas de mastigação e deglutição).
Olá cuido de uma senhora de 78 anos a mas de 3 anos está com estar enfermidade,há umas 3 semanas ela não que comer,comecei a fazer a comida dela bem amassada no garfo,com muita paciência ela tenhe se alimentado,mas gostaria de ajudar mas o que posso fazer?
Não querer comer faz parte da evolução da doença. Ela precisa passar por nova consulta para o médico avaliar se já chegou nesta fase e dar orientações específicas.
Minha mãe tem Alzheimer e já fais cinco anos
Hoje ela só come comida pastosa
Queria fazer algu referente para ela o que eu fassa
Olá! A minha mãe tem Alzheimer a mais de 5 anos. Ela não está acamada, ainda anda. Ultimamente tem engordado bastante. Ela toma Alois, Epez, Espran e Quetiapina. Esses remédios têm alguma influência no sobrepeso dela?
A Quetiapina pode ter. Mas pessoas com Alzheimer também passam por distúrbioa alimentares. Procure um médico.
Eu fui diagnosticada com gordura no cranio através de uma tomografia,eu tenho muitos apagões .
desses todos só conheço o quetiapina. procura uma nutri vai te ajudar muito. tenho uma geriatra, uma nutri e uma fono sensacional.
Boa tarde, meu sogro tem Alzheimer, acamado e atualmente com sobrepeso( 100 kgs) aproximadamente, estou procurando um meio de conseguir uma dieta e que ao mesmo tempo seja boa para o organismo dele, para se ter uma ideia ele se alimenta com certa dificuldade, porém, tem uma boa dose de paciência se consegue fazer com que consiga mastigar e engolir, o mais importante é saber o momento do acamado, que nem sempre é o nosso, carinho, cuidado e acima de tudo AMOR, estes são os requisitos para se cuidar de uma pessoa com Alzheimer.
Por favor, procure um nutricionista.
jaraguá 25/01/2018
BOA TARDE.
MEU PAI QUE TEM A DOENÇA MAL DE ALZHEIMER JÁ TEM DOIS QUE ELE ESTA
COM ESTA DOENÇA , EU QUE CUIDO DELE.ELE DEPENDE DE ME PARA TUDO .
MÁRCIA SANTANA
Minha mãe tem alzheimer e teve um avc , ela dorme de 9hs ás 9hs da manhã gostaria de saber se isso e certo ou não? E depois do café ela dorme de novo.
Podemos informar que alguns pacientes com Alzheimer sofrem distúrbios do sono. Porém, para saber se o caso específico de sua mãe faz parte dos sintomas da doença ou da recuperação do AVC, sugiro consultar um médico.
Boa Tarde
Minha mãe tem Alzheimer e sua alimentação é toda batida no liquificador. Gostaria de opiniões sobre sopas que posso fazer p ela é q ela não enjooe
Difícil responder sem conhecer a paciente. Podemos dizer que você pode utilizar ingredientes variados, combinações variadas e tentar usar temperos e ingredientes que ela gostava antes da doença. Temos também esta publicação com receitas de caldos: http://162.214.104.137/~wwidos/caldo-nutritivo/
Oi boa noite! Meu pai tem Alzheimer mais ele está com dificuldade pra comer mais ele comer só liguido e pastoso mais e com muita calma ele tem 93 anos e acamado, sopinha ele não quer comer? Mais banana machucada e mingau de mucillon e sustagen ele toma todo oh uma vitamina de maçã e a única alimento dele!
Oi, boa noite, minha mãe tem auzaimer, e eu que cuido dela atualmente , depois de ter ficado 3 meses em uma clínica, mas ela é muito brava e triste, me agride verbalmente e as vezes fisicamente, isso faz com que eu estou sem paciência com ela.
Tenho uma irmã com 56 anos e faz 4 anos que tem alzheimer o dela veio tão agressivo que não sabe mais nada, ela tem marido e dois filhos, mais pode perguntar a ela por eles que diz não tem filhos, é uma tristeza e sei que vou sofrer muito por cuidar dela, dependente pra tudo até para ir ao banheiro. Ela toma Alois e Donilas, mais não estou vendo resultados, sei que os remédio são bons.
Boa tarde vmcuido do meu primo com Alzheimer ele ta muito magro e ele como muito bem ta comendo so pastosa mais fico preucupada porque ele come bem e da tão magro na levei pra nutricionista ela passou um monte de coisa e exame ta tudo ok nos exame e ele cotinua do mesmo geito faço tudo que posso até mamadeira eu comprei pra ver se ele se alimenta melhor ja faz dois anos e 4 meses que ele ta com a doença triste
Minha sugestão é seguir as orientações da nutricionista e esperar algumas semanas para perceber melhoras.
Sou cuidadora dê uma idosa dê 96 anos que têm awzhaime,ela toma café da manhã, depois esquece q tomou, aí fica bastante agreciva eu dou d novo pra ela e ela diz q não tomou d novo o q eu faço,devo dar d novo,e se eu der como fica às outras refeições,me ajudem pôr favor!!?
Temos um texto sobre o assunto. Espero que ajude!
http://162.214.104.137/~wwidos/disturbios-alimentares-na-da/
Minha mãe tem Alzheimer, ela não quer beber água, sendo que os outros líquidos sucos água de coco e vitaminas ela toma. O que posso fazer p ela tome água
POr favor, leia o texto: http://162.214.104.137/~wwidos/dicas-para-beber-agua/
Minha mãe tá no começo da doença ela se queixa muita tontura o que posso fazer pra essas tonturas amenizar tem algum chá que ela pode tomar
Como sua mãe deve tomar medicamentos, o melhor é perguntar ao médico. Mesmo chás e outras “fórmulas naturais” podem interagir com os medicamentos. Para a segurança dela, o melhor é conversar com o médico.
BOM DIA
GOSTARIA DE SABER SE O OLEO DE COCO E REALMENTE BOM PARA ALZHEIMER????
Temos um texto sobre o assunto http://162.214.104.137/~wwidos/beneficios-do-oleo-de-coco/
Resumindo: até agora, nada foi comprovado cientificamente sobre benefícios. Mas, como é um produto rico em gordura saturada, há aumento de risco de doenças cardíacas ao substituir outros óleos vegetais (como o de soja ou de girassol, por exemplo) pelo óleo de coco.
Boa tarde !
Minha mãe tem Alzaimer a 5 anos , ela aparentemente tá boa ,,
Pq ainda anda, mas depende dos filhos 100% ,, principalmente para ir ao banheiro ,
Sou cuidadora dela ,,
Gostaria de saber se o café com leite faz mal ela tomar ???
Ela se alimenta bem ,, só não consegue engolir carnê,
A doença de Alzheimer não implica em nenhuma restrição alimentar.
Muito interessante as dicas de vocês para ajudar pessoas com essa enfermidade