Alimentação saudável para idosos também é importante

Dicas de Nutrição para Pacientes com Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Nutrição por

 

Não se discute mais o fato de a boa Nutrição ajudar a Saúde Global do Corpo.

Há indícios inclusive de que uma alimentação saudável ajude a evitar a doença de Alzheimer (DA). Apesar de a Nutrição ainda não tem comprovado nenhuma relação direta entre a DA e os hábitos alimentares.

Já sabemos que alguns fatores de risco citados para a doença de Alzheimer estão relacionados ao Diabetes Mellitus, à desnutrição e à institucionalização. Portanto, a alimentação está de alguma maneira ligada a estes fatores. Desta maneira, há hipóteses não confirmadas de que uma alimentação saudável contribui, entre outras coisas, para evitar ou retardar doenças demenciais.

Veja aqui alimentos que potencialmente protegem o cérebro.

Para as pessoas que já desenvolveram algum tipo de demência, também é importante manter uma alimentação saudável. Já que melhorar o estado de saúde global do indivíduo, independentemente da demência, melhora a qualidade de vida.

Portanto, recomenda-se, baseado nos conhecimentos clássicos de Nutrição:

  • Garantir 4 a 6 refeições diárias, com maiores quantidades de alimentos nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e uma menor proporção nos lanches intermediários.
  • Incluir alimentos fontes de carboidratos (pães, bolachas, arroz, batata, farinhas etc.), proteínas (leite, queijo, carnes de boi, aves e peixes), vitaminas e minerais (frutas, hortaliças folhosas e não folhosas) e gorduras (margarinas, manteigas e óleos vegetais), diariamente.
  • Além disso, procurar manter sempre um alimento de cada grupo em todas as refeições de modo a garantir uma alimentação variada.

Conforme a demência evolui, vale lembrar de:

  • Observar a necessidade de modificação da consistência dos alimentos. Já que problemas de deglutição (engasgos constantes e pigarro) podem aparecer. Neste momento, os alimentos podem ser cozidos além do ponto, a fim de facilitar a deglutição.
  • Evitar a utilização de vários alimentos liquidificados juntamente. Pois o sabor de cada alimento separadamente pode ajudar a exercitar a memória. Assim, recomendamos que os alimentos pastosos ou liquidificados sejam oferecidos separadamente.
  • Utilizar temperos.
  • Controlar a constipação e a diarréia a partir da alimentação. Em caso de diarréia, aumentar a quantidade de líquidos ingeridos e abrandar toda a fibra presente em leguminosas e hortaliças a partir da cocção das mesmas. Em caso de obstipação, também se deve ingerir a maior quantidade de líquidos possível. Se for possível, modificar o sabor das bebidas a fim de facilitar a aceitação e aumentar a quantidade de alimentos ricos em fibras como frutas, frutas secas, etc.
  • Evitar alimentos somente se houver alguma patologia associada, como: diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, etc., sempre com a orientação de um médico ou nutricionista.
  • Também é importante monitorar sempre o peso do paciente. Assim, será possível fazer intervenções precoces se necessário.

Entenda melhor os Disturbios Alimentares em pessoas com Doença de Alzheimer.

Conheça algumas dicas para ajudar o idoso a se alimentar melhor e ainda ativar a memória sensorial.

Abaixo, seguem 2 tabelas com a calssificação de alimentos e com uma sugestão de cardápio para garantir uma Nutrição adequada.

GRUPO
CATEGORIA
ALIMENTO
Energéticos Cereais Arroz, macarrão; farinhas (maisena, aveia, fubá, mandioca, tapioca).
Tubérculos Batatas (inglesa, doce, baroa (ou mandioquinha), aipim, inhame.
Açúcares Mel, melado, açúcar.
Leguminosas Grão-de-bico, feijões (preto, carioca, mulatinho, branco, etc).
Gorduras Óleos (azeite, soja, girassol, milho, canola) manteiga, margarina.
Proteínas Carnes Bovina, aves, peixes, miúdos, leite, queijos, iogurte, ovos.
Vitaminas e Minerais Frutas Abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, banana prata, banana d’água, caqui, figo, goiaba, kiwi, laranja, maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango, pêra, pêssego, tangerina, uvas.
Verduras Alface, acelga, agrião, abobrinha, almeirão, brócolis, bertalha, chicórea, couve, couve-flor, cebola, espinafre, escarola, repolho, rúcula.
Legumes Abóbora, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, jiló, pepino, palmito, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem.

 

REFEIÇÃO
CARDÁPIO
Café da manhã – leite com café ou chocolate: 1 xícara;
– pão francês, de fôrma (preferencialmente integral): ½ ou 1 unidade;
– manteiga ou geléia: somente o suficiente.
1º Lanche – Laranjada (2 ou 3 laranjas + água) ou limonada;
– 5 biscoitos cream craker.
Almoço – salada de alface + tomate + chuchu;
– kibe de forno com hortelã: um pedaço pequeno;
– arroz (2 colheres de sopa): preferencialmente integral;
– feijão: 1 colher;
– cenoura refogada com salsa picadinha;
– sobremesa: gelatina ou fruta.
2º Lanche – leite batido com banana + 1 colher de chá de melado.
Jantar – sopa de legumes com massinha ou canja;
– sobremesa: maçã assada com mel e canela.
3º Lanche – mingau de aveia com canela.

25 Comments

  1. oi minha mãe tem alzheimer ,ela tá de cama ,ela tem muita diarreia ,gostaria q vcs me manda-se uma dieta pra ela ,ela não quer comer nada obrigado

  2. Olá! A minha mãe tem Alzheimer a mais de 5 anos. Ela não está acamada, ainda anda. Ultimamente tem engordado bastante. Ela toma Alois, Epez, Espran e Quetiapina. Esses remédios têm alguma influência no sobrepeso dela?

  3. Boa tarde, meu sogro tem Alzheimer, acamado e atualmente com sobrepeso( 100 kgs) aproximadamente, estou procurando um meio de conseguir uma dieta e que ao mesmo tempo seja boa para o organismo dele, para se ter uma ideia ele se alimenta com certa dificuldade, porém, tem uma boa dose de paciência se consegue fazer com que consiga mastigar e engolir, o mais importante é saber o momento do acamado, que nem sempre é o nosso, carinho, cuidado e acima de tudo AMOR, estes são os requisitos para se cuidar de uma pessoa com Alzheimer.

  4. jaraguá 25/01/2018
    BOA TARDE.
    MEU PAI QUE TEM A DOENÇA MAL DE ALZHEIMER JÁ TEM DOIS QUE ELE ESTA
    COM ESTA DOENÇA , EU QUE CUIDO DELE.ELE DEPENDE DE ME PARA TUDO .
    MÁRCIA SANTANA

  5. Boa Tarde
    Minha mãe tem Alzheimer e sua alimentação é toda batida no liquificador. Gostaria de opiniões sobre sopas que posso fazer p ela é q ela não enjooe

  6. Oi boa noite! Meu pai tem Alzheimer mais ele está com dificuldade pra comer mais ele comer só liguido e pastoso mais e com muita calma ele tem 93 anos e acamado, sopinha ele não quer comer? Mais banana machucada e mingau de mucillon e sustagen ele toma todo oh uma vitamina de maçã e a única alimento dele!

  7. Oi, boa noite, minha mãe tem auzaimer, e eu que cuido dela atualmente , depois de ter ficado 3 meses em uma clínica, mas ela é muito brava e triste, me agride verbalmente e as vezes fisicamente, isso faz com que eu estou sem paciência com ela.

  8. Tenho uma irmã com 56 anos e faz 4 anos que tem alzheimer o dela veio tão agressivo que não sabe mais nada, ela tem marido e dois filhos, mais pode perguntar a ela por eles que diz não tem filhos, é uma tristeza e sei que vou sofrer muito por cuidar dela, dependente pra tudo até para ir ao banheiro. Ela toma Alois e Donilas, mais não estou vendo resultados, sei que os remédio são bons.

    • Boa tarde vmcuido do meu primo com Alzheimer ele ta muito magro e ele como muito bem ta comendo so pastosa mais fico preucupada porque ele come bem e da tão magro na levei pra nutricionista ela passou um monte de coisa e exame ta tudo ok nos exame e ele cotinua do mesmo geito faço tudo que posso até mamadeira eu comprei pra ver se ele se alimenta melhor ja faz dois anos e 4 meses que ele ta com a doença triste

  9. Sou cuidadora dê uma idosa dê 96 anos que têm awzhaime,ela toma café da manhã, depois esquece q tomou, aí fica bastante agreciva eu dou d novo pra ela e ela diz q não tomou d novo o q eu faço,devo dar d novo,e se eu der como fica às outras refeições,me ajudem pôr favor!!?

  10. Minha mãe tem Alzheimer, ela não quer beber água, sendo que os outros líquidos sucos água de coco e vitaminas ela toma. O que posso fazer p ela tome água

  11. Minha mãe tá no começo da doença ela se queixa muita tontura o que posso fazer pra essas tonturas amenizar tem algum chá que ela pode tomar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo