Terceira Idada em dieta anti-diarreica

Dieta Anti-diarreica para Acelerar a Recuperação

em Nutrição por

Em pessoas mais velhas, a diarréia pode ser uma ocorrência grave. Por isso, vamos falar sobre como uma dieta anti-diarreica pode ajudar.

Existem várias causas da diarréia como: alergias, intoxicação alimentar, distúrbios intestinais, efeitos secundários de medicamentos, indigestão e consumo excessivo de álcool, entre outros.

É importante estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica o mais rápido possível caso surja um ou mais dos fatores abaixo:

  • Se a diarreia durar mais de uma semana em idosos mais jovens e saudáveis. Em idosos frágeis ou com problemas cardíacos e/ ou renais, procurar o médico imediatamente.
  • Se o paciente apresentar sinais de desidratação, como boca e pele secas, pouca urina, fraqueza e indisposição.
  • Dor abdominal forte e persistente.
  • Fezes escuras ou com sangue.
  • Febre alta.

A escolha de determinados alimentos para uma dieta anti-diarreica pode ajudar a fazer com que a diarreia seja suportável, encurtando o seu curso.

A dieta anti-diarreica para prolongar o tempo de trânsito intestinal, auxiliar no alívio dos sintomas da diarreia e prevenir complicações como a desidratação deve ter os seguintes alimentos e cuidados:

  • Ter uma boa oferta de líquidos para reposição como: água de coco, bebidas isotônicas, chás (camomila, erva doce), limonada sem açúcar;
  • O leite e seus derivados devem ser evitados assim como alimentos fermentativos;
  • Oferecer alimentos para controle da diarreia:
    Maçã (sem o consumo da casca); Sucos de maçã, maracujá, goiaba, caju (sem açúcar); Leite vegetal (arroz, soja); Caldos de carne, frango ou legumes com arroz; Arroz bem cozido, macarrão cozido com água e sal sem manteiga; Legumes como: mandioquinha, chuchu, abobrinha, cenoura, abóbora madura, batata, mandioca, bem cozidos ou em forma de purê; Carnes magras cozidas, grelhadas ou assadas: de vaca, frango (sem pele), peixe; Pão branco, torrada, bolacha (maisena ou água e sal), sem recheios; Banana maçã ou prata, maçã e pera sem casca, melão;
  • Evitar alimentos laxativos: Açúcar e doces muito concentrados como: goiabada, marmelada, doce de leite, pé-de-moleque, cocada, geleia, chocolate, frutas cristalizadas, frutas secas, assim como frutas em compota; Pães preparados à base de farinhas integrais, pães com recheios, bolo com recheio, bolachas recheadas, biscoitos folhados; Preparações com molhos; Bebidas alcoólicas, chá preto e café “forte” e puro, bebidas gasosas (refrigerante, ou água com gás); Leite, queijos gordurosos, requeijão, creme de leite, manteiga; Noz, amêndoa, avelã, coco, amendoim, castanha-do-Pará e castanha-de-cajú, chocolate, frutas secas e cristalizadas; Frutas cruas (exceto as citadas acima); Pimenta, vinagre, molho picante como: molho inglês, mostarda, catchup, picles, maionese, massa de tomate, conserva em lata; Embutidos como: salsicha, mortadela, presunto, salame etc; Verduras cruas ou refogadas; Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico); Frituras em geral.

A seguir segue um exemplo de cardápio de diete anti-diarreica para seguir em casos de diarréia. Esse quadro deve melhorar em 3 dias, caso contrário procure um médico.

 

1º Dia 2º Dia 3º Dia
Café da manhã Chá de camomila com folhas de goiabeira + biscoito de arroz Mingau de arroz com leite vegetal + Chá de erva doce com gengibre Pão francês e suco de goiaba coado
Almoço Caldo de canja coada + limonada Canja com cenoura +  melão + suco de cajú Arroz cozido com frango cozido + purê de maçã + suco de maracujá
Lanche Pera assada + água de coco Bolachas maizena e chá de camomila Banana assada +  mingau de maizena
Jantar Purê de abóbora e batata + chá de erva doce Purê de mandioquinha e cenoura + chá de camomila Legumes cozidos no vapor (chuchu, batata e abóbora) + maçã assada + chá de erva doce

4 Comments

  1. […] Dependendo da gravidade do caso, o tratamento deve ser feito em nível hospitalar. Quando é possível o tratamento em casa, normalmente a conduta é suspender medicamentos hipotensores (para pressão alta) e antidiabéticos. Isso porque a diarréia e o consequente quadro de desidratação provocam a redução da pressão arterial e podem desencadear hipoglicemia. Se o paciente não estiver vomitando, deve-se fazer hidratação via oral. O médico deve determinar a origem da GECA e receitar antibiótico se necessário. Também deve-se ter atenção à alimentação, visando uma recuperação mais rápida. […]

  2. Boa tarde.
    Já faz mais ao menos 6 anos que a minha mãe anda constantemente com diarreia, foi-lhe receitado loperamida 2mg. Já tentamos com imodium 2mg e prolif e, não faz efeito.
    Resolvi pesquisar o que deve comer, para não ir a correr cada vez que come para a casa de banho. O que posso fazer?

    • Seria anti-ético de nossa parte sugerir qualquer tipo de alteração de alimentação sem conhecer o histórico do paciente. Sugiro procurar um bom Nutricionista para pesquisar alergias alimentares antes de seguir com qualquer medicamento ou alterar hábitos alimentares.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*