Terceira Idada em dieta anti-diarreica

Dieta Anti-diarreica para Acelerar a Recuperação

em Nutrição por

Em pessoas mais velhas, a diarréia pode ser uma ocorrência grave. Por isso, vamos falar sobre como uma dieta anti-diarreica pode ajudar.

Existem várias causas da diarréia como: alergias, intoxicação alimentar, distúrbios intestinais, efeitos secundários de medicamentos, indigestão e consumo excessivo de álcool, entre outros.

É importante estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica o mais rápido possível caso surja um ou mais dos fatores abaixo:

  • Se a diarreia durar mais de uma semana em idosos mais jovens e saudáveis. Em idosos frágeis ou com problemas cardíacos e/ ou renais, procurar o médico imediatamente.
  • Se o paciente apresentar sinais de desidratação, como boca e pele secas, pouca urina, fraqueza e indisposição.
  • Dor abdominal forte e persistente.
  • Fezes escuras ou com sangue.
  • Febre alta.

A escolha de determinados alimentos para uma dieta anti-diarreica pode ajudar a fazer com que a diarreia seja suportável, encurtando o seu curso.

A dieta anti-diarreica para prolongar o tempo de trânsito intestinal, auxiliar no alívio dos sintomas da diarreia e prevenir complicações como a desidratação deve ter os seguintes alimentos e cuidados:

  • Ter uma boa oferta de líquidos para reposição como: água de coco, bebidas isotônicas, chás (camomila, erva doce), limonada sem açúcar;
  • O leite e seus derivados devem ser evitados assim como alimentos fermentativos;
  • Oferecer alimentos para controle da diarreia:
    Maçã (sem o consumo da casca); Sucos de maçã, maracujá, goiaba, caju (sem açúcar); Leite vegetal (arroz, soja); Caldos de carne, frango ou legumes com arroz; Arroz bem cozido, macarrão cozido com água e sal sem manteiga; Legumes como: mandioquinha, chuchu, abobrinha, cenoura, abóbora madura, batata, mandioca, bem cozidos ou em forma de purê; Carnes magras cozidas, grelhadas ou assadas: de vaca, frango (sem pele), peixe; Pão branco, torrada, bolacha (maisena ou água e sal), sem recheios; Banana maçã ou prata, maçã e pera sem casca, melão;
  • Evitar alimentos laxativos: Açúcar e doces muito concentrados como: goiabada, marmelada, doce de leite, pé-de-moleque, cocada, geleia, chocolate, frutas cristalizadas, frutas secas, assim como frutas em compota; Pães preparados à base de farinhas integrais, pães com recheios, bolo com recheio, bolachas recheadas, biscoitos folhados; Preparações com molhos; Bebidas alcoólicas, chá preto e café “forte” e puro, bebidas gasosas (refrigerante, ou água com gás); Leite, queijos gordurosos, requeijão, creme de leite, manteiga; Noz, amêndoa, avelã, coco, amendoim, castanha-do-Pará e castanha-de-cajú, chocolate, frutas secas e cristalizadas; Frutas cruas (exceto as citadas acima); Pimenta, vinagre, molho picante como: molho inglês, mostarda, catchup, picles, maionese, massa de tomate, conserva em lata; Embutidos como: salsicha, mortadela, presunto, salame etc; Verduras cruas ou refogadas; Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico); Frituras em geral.

A seguir segue um exemplo de cardápio de diete anti-diarreica para seguir em casos de diarréia. Esse quadro deve melhorar em 3 dias, caso contrário procure um médico.

 

1º Dia 2º Dia 3º Dia
Café da manhã Chá de camomila com folhas de goiabeira + biscoito de arroz Mingau de arroz com leite vegetal + Chá de erva doce com gengibre Pão francês e suco de goiaba coado
Almoço Caldo de canja coada + limonada Canja com cenoura +  melão + suco de cajú Arroz cozido com frango cozido + purê de maçã + suco de maracujá
Lanche Pera assada + água de coco Bolachas maizena e chá de camomila Banana assada +  mingau de maizena
Jantar Purê de abóbora e batata + chá de erva doce Purê de mandioquinha e cenoura + chá de camomila Legumes cozidos no vapor (chuchu, batata e abóbora) + maçã assada + chá de erva doce

12 Comments

  1. […] Dependendo da gravidade do caso, o tratamento deve ser feito em nível hospitalar. Quando é possível o tratamento em casa, normalmente a conduta é suspender medicamentos hipotensores (para pressão alta) e antidiabéticos. Isso porque a diarréia e o consequente quadro de desidratação provocam a redução da pressão arterial e podem desencadear hipoglicemia. Se o paciente não estiver vomitando, deve-se fazer hidratação via oral. O médico deve determinar a origem da GECA e receitar antibiótico se necessário. Também deve-se ter atenção à alimentação, visando uma recuperação mais rápida. […]

  2. Olá!
    Tenho 68anos e venho lutando com uma diarréia que sempre vem repetindo de mês em mês, com duração de 8 a 10 dias.

  3. Boa tarde.
    Já faz mais ao menos 6 anos que a minha mãe anda constantemente com diarreia, foi-lhe receitado loperamida 2mg. Já tentamos com imodium 2mg e prolif e, não faz efeito.
    Resolvi pesquisar o que deve comer, para não ir a correr cada vez que come para a casa de banho. O que posso fazer?

    • Seria anti-ético de nossa parte sugerir qualquer tipo de alteração de alimentação sem conhecer o histórico do paciente. Sugiro procurar um bom Nutricionista para pesquisar alergias alimentares antes de seguir com qualquer medicamento ou alterar hábitos alimentares.

  4. Oi

    Minha mae esta diabetica e com diarreia. Fico muito preocupada com o que posso oferecer de alimentos para ela, especialmente porque ela esta muito inapetente.

    • Bom dia, minha mãe Tem 73 anos 3 avc está totalmente dependente, a 10 dias está com diarreia, já tentei o imosec, florax, suco de goiaba, bolacha de maizena, água de Coco, maçã,pera, se casca, e arroz branco com legumes cozidos no vapor( cenoura,mandioquinha, batata, chuchu) a diarreia continua, o que devo fazer, tenho medo de levar no hospital e ela se contaminar com covid 19, o que faço?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*