Comer ovos todos os dias pode trazer muitos benefícios a nossa saúde.
As galinhas foram domesticadas na Índia há mais ou menos 5.200 anos. Há registros de 3200 AC que indicam o consumo das aves e de seus ovos. Mas, no começo, os ovos eram mais usados para a procriação das aves que para o consumo humano. Egípcios e chineses, por volta de 1400 AC também consumiam ovos de galinha.
No Brasil, tudo indica que galinhas de origem asiática foram trazidas nos primeiros navios portugueses.
Portanto, podemos assumir que comer ovos é parte bastante antiga e enraizada de nossos hábitos alimentares.
A boa notícia é que há muitos benefícios em comer ovos todos os dias!
- Ovos são muito nutritivos. Ricos em especialmente em vitaminas A e complexo B, e minerais como fósforo e selênio, também contém vitaminas D, E e K, cálcio e zinco. Além disso, um ovo médio contém aproximadamente 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras boas, como o ômega 3.
- Não aumenta os níveis de colesterol sérico ruim (LDL no sangue), apesar de ser rico em colesterol. Isso porque nosso fígado produz colesterol. Quando ingerimos colesterol, o fígado tende a produzir menos esta substância. Ou seja, nosso corpo encontra um equilíbrio automaticamente. Mas atenção, isso é verdade para 7 em cada 10 pessoas. Nas outras 3, os ovos podem sim contribuir para o aumento de colesterol.
- Por outro lado, comer ovos diariamente, ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) em nosso sangue. E isso reduz o risco de doenças cardíacas e AVC, entre outras doenças.
- Contém colina, uma molécula importante na construção das membranas celulares, normalmente conhecida como uma das vitaminas do complexo B.
- Contribui para a saúde dos olhos já que contém luteína e zeaxantina, anti-oxidantes importantes para a saúde da retina. Adultos mais velhos são especialmente beneficiados já que quantidades adequadas destes nutrientes podem retardar o aparecimento de catarata e degeneração macular. Comer 1,5 ovo por dia já é suficiente.
- Possui proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais. Ou seja, proteínas altamente utilizadas pelo nosso organismo. Aminoácidos essenciais são aqueles necessário, mas que nosso corpo não consegue produzir. Devem ser obtidos obrigatoriamente através da alimentação.
- Normalmente, ovos são a fonte de proteína mais acessível (barata) disponível.
Além disso, precisamos lembrar que ovos são macios e fáceis de mastigar. Também não podemos esquecer de tomar cuidado com a gema de ovo cozido para pessoas com dificuldades para engolir. Evitar gemas que estejam esfarelando para estas pessoas.
Portanto, incentivamos o consumo de ovos diariamente.
Há dez anos sofro da coluna vertebral com hérnia de disco na lombar e cervical, hoje mal posso caminhar, prático pilates três vezes por semana mas a doença continua evoluindo. Cirurgia so após a Pandemia. Me preocupo em perder os movimentos o que acredito que vá açontecer
Gostei da matéria.
Meu pai, (83 anos) comia um ovo todo dia, fez exames de sangue e sua taxa de ureia deu alterada, quando fui pesquisar, qual a causa dessa taxa alta me deparei que só poderia ter sido ovo, pois foi a única proteína que comi. Só come um pedaço de carne vermelha ou branca. poderia me ajudar?
Não posso ajudar. Você precisa levar os resultados do exame para o médico que cuida dele/ médico que pediu os exames.