terceira idade comer ovos

7 Benefícios de Comer Ovos Todos os Dias

em Nutrição por

Comer ovos todos os dias pode trazer muitos benefícios a nossa saúde.

As galinhas foram domesticadas na Índia há mais ou menos 5.200 anos. Há registros de 3200 AC que indicam o consumo das aves e de seus ovos. Mas, no começo, os ovos eram mais usados para a procriação das aves que para o consumo humano. Egípcios e chineses, por volta de 1400 AC também consumiam ovos de galinha.

No Brasil, tudo indica que galinhas de origem asiática foram trazidas nos primeiros navios portugueses.

Portanto, podemos assumir que comer ovos é parte bastante antiga e enraizada de nossos hábitos alimentares.

A boa notícia é que há muitos benefícios em comer ovos todos os dias!

  1. Ovos são muito nutritivos. Ricos em especialmente em vitaminas A e complexo B, e minerais como fósforo e selênio, também contém vitaminas D, E e K, cálcio e zinco. Além disso, um ovo médio contém aproximadamente 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras boas, como o ômega 3.
  2. Não aumenta os níveis de colesterol sérico ruim (LDL no sangue), apesar de ser rico em colesterol. Isso porque nosso fígado produz colesterol. Quando ingerimos colesterol, o fígado tende a produzir menos esta substância. Ou seja, nosso corpo encontra um equilíbrio automaticamente. Mas atenção, isso é verdade para 7 em cada 10 pessoas. Nas outras 3, os ovos podem sim contribuir para o aumento de colesterol.
  3. Por outro lado, comer ovos diariamente, ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) em nosso sangue. E isso reduz o risco de doenças cardíacas e AVC, entre outras doenças.
  4. Contém colina, uma molécula importante na construção das membranas celulares, normalmente conhecida como uma das vitaminas do complexo B.
  5.  Contribui para a saúde dos olhos já que contém luteína e zeaxantina, anti-oxidantes importantes para a saúde da retina. Adultos mais velhos são especialmente beneficiados já que quantidades adequadas destes nutrientes podem retardar o aparecimento de catarata e degeneração macular. Comer 1,5 ovo por dia já é suficiente.
  6. Possui proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais. Ou seja, proteínas altamente utilizadas pelo nosso organismo. Aminoácidos essenciais são aqueles necessário, mas que nosso corpo não consegue produzir. Devem ser obtidos obrigatoriamente através da alimentação.
  7. Normalmente, ovos são a fonte de proteína mais acessível (barata) disponível.

Além disso, precisamos lembrar que ovos são macios e fáceis de mastigar. Também não podemos esquecer de tomar cuidado com a gema de ovo cozido para pessoas com dificuldades para engolir. Evitar gemas que estejam esfarelando para estas pessoas.

Portanto, incentivamos o consumo de ovos diariamente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo