idoso acamado com Fecaloma

Fecaloma: problema desagradável que pode ser evitado.

em Saúde por

A formação de Fecaloma acontece quando o bolo fecal resseca, no intestino grosso.

Uma das funções do intestino é a absorção da água ingerida. Quando o bolo fecal permanece muito tempo dentro do intestino, toda a sua humidade vai sendo progressivamente absorvida. Desta maneira, as fezes vão ficando cada vez mais ressecadas a ponto de ficarem “empedradas”. Formou-se o Fecaloma.

Há casos, que não são raros, de haver necessidade da retirada desta pedra de fezes manualmente. Normalmente, quem faz isso é o médico ou enfermeiros com experiência. Tal procedimento é muito desagradável e doloroso para o paciente, apesar da anestesia tópica que se aplica. Quando se trata de uma pessoa consciente, fica constrangida. A retirada das fezes acontece quando o profissional da saúde insere seus dedos no esfíncter externo do ânus para puxar o Fecaloma.

O procedimento de retirada manual é conseqüência do tempo em que o intestino ficou sem funcionar. Às vezes, o clíster de retenção pode resolver o problema.  Clíster é um procedimento em que se faz a introdução e passagem de um líquido (água ou outra substância) pelo reto através de um tubo introduzido no ânus.

Normalmente, este problema é mais comum em pessoas acamadas ou em cadeira de rodas. Quando tratamos de idosos com comprometimento cognitivo, como portadores de Alzheimer, por exemplo, devemos ter atenção redobrada às evacuações.

Muitas vezes, ouvimos os familiares dizerem que o paciente não está evacuando porque não está comendo o suficiente. Portanto, não há fezes. Esta idéia é errada. A própria descamação do intestino, órgão que se renova freqüentemente, é capaz de formar fezes. Isso significa que, mesmo em jejum absoluto, deve haver evacuação.

Outro conceito equivocado é em relação à dieta líquida. Algumas pessoas imaginam que pacientes alimentados exclusivamente ou majoritariamente com líquidos deveriam evacuar nada ou muito pouco. Porém, as fezes se formam diariamente, seja pela descamação natural das células intestinais ou pelos resíduos da dieta (independentemente de ser líquida, sólida ou pastosa).

 

4 Comments

  1. Tenho o intestino irritado e a vida toda sofri de constipação apesar de comer frutas e fibras …ultimamente tenho dor …fiz colo e queimaram dois polipos e deu irritação…o que devo fazer
    Evito laxantes mas tenho que apelar as vezes é a remédios para gazes

  2. Tenho 59 anos sou ativa faço caminhada e tenho esse problema mesmo comendo legumes e fibras tomando água comendo chia idratada tenho que toma lachante todos os dias só assim as fezes ficam mole que pode ser?o que tá faltando?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*