Abaixo, trazemos um exemplo de modelo prático para a organização da rotina de cuidados para um idoso dependente.
Já tivemos a oportunidade de mencionar os cuidados a serem tomados na organização da rotina. Também já falamos sobre considerações importantes quando estamos estabelecendo uma rotina para uma outra pessoa.
Sendo assim, gostaríamos hoje de exemplificar o que é um modelo prático de rotina.
A primeira coisa a fazer (depois de todos os cuidados descritos nos 2 artigos mencionados acima), é entender se todas as atividades importantes estão relacionadas na rotina. Lembrando sempre que é extremamente importante respeitar as capacidades do idoso em questão. Além disso, devemos estar sempre atentos para flexibilizar e adaptar a rotina quando necessário. Em caso de portadores de doenças neuro-degenerativas, a evolução do quadro vai exigir adaptações periódicas.
A nossa lista de atividades diárias deveria conter:
- Horários de Alimentação e preparação das refeições. O idoso deve ser envolvido na preparação das refeições quando tiver interesse e capacidade para executar as tarefas relativas a esta atividade.
- Cuidados com a casa. Neste caso, vale a mesma observação – envolver o idoso na medida de seu interesse e capacidade de execução.
- Cuidados com a higiene pessoal. O cuidador (profissional ou familiar) deve estar atento e ajudar somente quando for necessário.
- Atividades sociais. Muitos idosos, por diversos motivos, preferem ficar em casa e não gostam de receber visitas. Nestes casos, o cuidador sempre deve insistir para que o idoso participe de eventos sociais. Sabemos que a sociabilidade é um fator muito importante para saúde mental.
- Atividades físicas. Se possível, a atividade física deve ter acompanhamento profissional (Educador Físico ou Fisioterapeuta). Quando houver possibilidade de atividade em grupo, melhor.
- Atividades Criativas, Intelectuais e/ou Espirituais.
A tabela abaixo é um modelo prático de organização da rotina de um adulto mais velho.
Veja que montamos uma tabela em que há descriminação dos dias da semana e horários. Em nosso exemplo, não colocamos sábado e domingo simplesmente por questões de tamanho da figura. Se você for montar uma tabela como esta, sugerimos incluir todos os dias da semana.
Este é um exemplo que deve ser adaptado à realidade de cada pessoa. Ler um livro, pode significar que o cuidador vai ler um livro em voz alta para o idoso. Jardinagem, pode significar que o idoso vai apenas mexer na terra com suas mãos, sem utilizar ferramentas. Todas as atividades devem ser adaptadas para a realidade de cada indivíduo. Nosso objetivo aqui é mostrar como pode ser feita a organização da rotina. Na imagem abaixo, traduzimos o texto acima em tabela.
Tabela exemplificando um modelo prático.Não estamos propondo que a rotina acima seja seguida literalmente por qualquer pessoa.
Fonte: Alz.org
Boa noite! Adorei pois sou cuidadora , formada em serviço social, futuramente pretendo fazer pós em gerontologia, e sempre querendo fazer o melhor para o paciente que eu cuido…. Já estou com ele 2 anos 8 meses sempre oferecendo o meu melhor……
Angela Maria Assis/ 22/06/18
Gostei muito da tabela da Juliana sobre Organização da Rotina. Parabéns.
Gostei, mem ajudou muito .
Amei obrigada
Parabéns pelo excelente altruísmo, o cuidado com o próximo (idoso), é muito importante. ????
Quero uma planilha dessas.
Boa noite
Segundo as informações as ILP deverão montar planilhas de cuidados individuais para os idosos. Alguém teria modelos?