modelo prático

Modelo Prático de Organização de Rotina de cuidados

em Demências e Alzheimer/Terapia Ocupacional por

Abaixo, trazemos um exemplo de modelo prático para a organização da rotina de cuidados para um idoso dependente.

Já tivemos a oportunidade de mencionar os cuidados a serem tomados na organização da rotina. Também já falamos sobre considerações importantes quando estamos estabelecendo uma rotina para uma outra pessoa.

Sendo assim, gostaríamos hoje de exemplificar o que é um modelo prático de rotina.

A primeira coisa a fazer (depois de todos os cuidados descritos nos 2 artigos mencionados acima), é entender se todas as atividades importantes estão relacionadas na rotina. Lembrando sempre que é extremamente importante respeitar as capacidades do idoso em questão. Além disso, devemos estar sempre atentos para flexibilizar e adaptar a rotina quando necessário. Em caso de portadores de doenças neuro-degenerativas, a evolução do quadro vai exigir adaptações periódicas.

A nossa lista de atividades diárias deveria conter:

  • Horários de Alimentação e preparação das refeições. O idoso deve ser envolvido na preparação das refeições quando tiver interesse e capacidade para executar as tarefas relativas a esta atividade.
  • Cuidados com a casa. Neste caso, vale a mesma observação – envolver o idoso na medida de seu interesse e capacidade de execução.
  • Cuidados com a higiene pessoal. O cuidador (profissional ou familiar) deve estar atento e ajudar somente quando for necessário.
  • Atividades sociais. Muitos idosos, por diversos motivos, preferem ficar em casa e não gostam de receber visitas. Nestes casos, o cuidador sempre deve insistir para que o idoso participe de eventos sociais. Sabemos que a sociabilidade é um fator muito importante para saúde mental.
  •  Atividades físicas. Se possível, a atividade física deve ter acompanhamento profissional (Educador Físico ou Fisioterapeuta). Quando houver possibilidade de atividade em grupo, melhor.
  • Atividades Criativas, Intelectuais e/ou Espirituais.

A tabela abaixo é um modelo prático de organização da rotina de um adulto mais velho.

Veja que montamos uma tabela em que há descriminação dos dias da semana e horários. Em nosso exemplo, não colocamos sábado e domingo simplesmente por questões de tamanho da figura. Se você for montar uma tabela como esta, sugerimos incluir todos os dias da semana.

Este é um exemplo que deve ser adaptado à realidade de cada pessoa. Ler um livro, pode significar que o cuidador vai ler um livro em voz alta para o idoso. Jardinagem, pode significar que o idoso vai apenas mexer na terra com suas mãos, sem utilizar ferramentas. Todas as atividades devem ser adaptadas para a realidade de cada indivíduo. Nosso objetivo aqui é mostrar como pode ser feita a organização da rotina. Na imagem abaixo, traduzimos o texto acima em tabela.

Modelo prático para a terceira idade

Tabela exemplificando um modelo prático.Não estamos propondo que a rotina acima seja seguida literalmente por qualquer pessoa.

 

Fonte: Alz.org

2 Comments

  1. Boa noite! Adorei pois sou cuidadora , formada em serviço social, futuramente pretendo fazer pós em gerontologia, e sempre querendo fazer o melhor para o paciente que eu cuido…. Já estou com ele 2 anos 8 meses sempre oferecendo o meu melhor……

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*