Categoria

Terapia Ocupacional

Práticas Integrativas e Complementares em Tratamento de Saúde

em Terapia Ocupacional por

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de sistemas complexos e outras práticas que envolvem recursos terapêuticos. Recentemente, foi anunciada a incorporação de 12 práticas integrativas que passaram a compor o sistema de práticas complementares à medicina convencional. Com essa ampliação, passamos a ter um total de 29 práticas integrativas. Entre elas: homeopatia, cromoterapia, aroma terapia, medicina tradicional chinesa, Reiki, Terapia de Floral, Meditação, Fitoterapia, Yoga, Arte Terapia, Antroposofia, entre outras. Desde a sua implantação, o acesso dos usuários do…

Leia mais

Modelo Prático de Organização de Rotina de cuidados

em Demências e Alzheimer/Terapia Ocupacional por
modelo prático

Abaixo, trazemos um exemplo de modelo prático para a organização da rotina de cuidados para um idoso dependente. Já tivemos a oportunidade de mencionar os cuidados a serem tomados na organização da rotina. Também já falamos sobre considerações importantes quando estamos estabelecendo uma rotina para uma outra pessoa. Sendo assim, gostaríamos hoje de exemplificar o que é um modelo prático de rotina. A primeira coisa a fazer (depois de todos os cuidados descritos nos 2 artigos mencionados acima), é entender se todas as atividades importantes estão relacionadas na rotina. Lembrando sempre que é extremamente importante respeitar as capacidades do idoso…

Leia mais

Organizando a Rotina Diária para uma Pessoa com Demência

em Demências e Alzheimer/Terapia Ocupacional por
Terceira idade e sua rotina diária

Ter uma rotina diária. Organizar o dia-a-dia. Seguir uma programação semanal. Dependendo da personalidade do cuidador familiar e do portador de doença demencial, como Alzheimer por exemplo, pode ajudar um pouco. Mas, para outras pessoas, ajuda muito. Planejar os nossos dias nos permite ser mais eficientes. Perdemos menos tempo tentando buscar alternativas e passa-tempos. Temos mais tempo para atividades benéficas e prazerosas. Mas, não podemos esquecer que a rotina diária também deve ser flexibilizada conforme a necessidade. Uma pessoa com doença neuro-degenetariva, em algum momento, vai precisar de uma pessoa que possa assumir suas responsabilidades e organizar sua rotina diária.…

Leia mais

Cuidados para o Cuidador – 4 Dicas para Evitar (ou Diminuir) o Stress

em Terapia Ocupacional por
Cuidados para o cuidador familiar de idosos

Cada vez mais idosos necessitam de cuidados e acompanhamento para a realização das atividades cotidianas. Entre elas: ir ao médico, organizar os remédios (conferir, disponibilizar e comprar), fazer as compras em geral, levar para realizar exames e tratamentos. E assim garantir a funcionalidade da vida dos idosos que por alguma razão, estão necessitando de ajuda para as atividades da vida diária. A demanda e as necessidades de cuidados vão depender de cada situação e especialmente do estagio ou da fase, da doença progressiva, caso o idoso apresente. Diante desse cenário, muitos motivos contribuem para que uma pessoa da família assuma…

Leia mais

Organizando a Rotina de Idosos: 5 considerações importantes.

em Terapia Ocupacional por
Rotina de atividades para idosos

  Quando falamos em organizações do dia a dia, estabelecer cronogramas, agendas ou tabelas, precisamos primeiramente entender para qual finalidade vamos propor essas organizações. Rotina não é simplesmente uma tabela pendurada na parede com horários e as atividades que devem ser realizadas. Ela pode ser muito mais que isso. A palavra rotina sugere uma sequência dos procedimentos, dos costumes habituais. Quando falamos de rotina para idosos, não podemos nos esquecer de contemplar seus hábitos. As atividades que fazem parte da história de vida de cada idoso devem ser respeitadas. Para propor organizações no dia a dia de uma pessoa mais…

Leia mais

O que fazer quando os sintomas neuropsiquiátricos aparecem.

em Terapia Ocupacional por
idoso com sintomas neuropsiquiátricos.

Muitas pessoas com demência desenvolvem sintomas neuropsiquiátricos (SNp). Estes sintomas também são chamados sintomas comportamentais. As manifestações dos quadros demenciais são caracterizados, principalmente, por alterações cognitivas significativas e perdas funcionais. Mas, de acordo com estudos recentes, os sintomas neuropsiquiátricos são muito frequentes entre os indivíduos com demência. Podem ocorrer em até 60% dos casos. Dentre os sintomas neuropsiquiátricos mais comuns no processo demencial estão: agressão física, gritos, inquietação, agitação, perambulação, desinibição sexual. Ainda são observados sintomas psicológicos como: ansiedade, humor deprimido, alucinações e delírios. Entenda sobre as psicoses tardias e suas diferenças em relação à demência. A presença desses sintomas…

Leia mais

Multi medicação em casa – organizando a Poli Farmácia.

em Terapia Ocupacional por
Idoso deve organizar a poli farmácia

O idoso toma, em média, cinco remédios prescritos por dia. Sem contar aqueles que são tomados sem receitas médicas como laxantes, analgésicos, etc. A variedade dos remédios que os idosos tomam é conhecida como poli farmácia. A continuidade do tratamento de Doenças crônicas, como Hipertensão Arterial, Diabetes, Parkinson, Demência de Alzheimer, entre outras é  vital para diminuir as consequências e os sintomas dessas doenças e otimizar a qualidade de vida dos adultos mais velhos. Todos os remédios da poli farmácia não podem faltar. Deverão ser usados de forma contínua, conforme recomendação médica. Por isso, é importante o planejamento de compra e controle de…

Leia mais

Encontros e Contornos para as Festas do Final de Ano

em Terapia Ocupacional por
Idosos nas festas

As Festas de Natal e Ano Novo são um período que as pessoas esperam alegremente. Entusiasmam-se com os encontros e as preparações! Mas, para outras pessoas, essas festas geram sentimentos que causam temor, depressão e angustia. São pessoas que fazem contagem regressiva para a hora de tudo acabar e poder voltar a rotina normal. Esses sentimentos são na maioria das vezes frutos de ansiedade e medo sobre o que vai acontecer. Ou o que não vai acontecer… Sentimentos de insegurança e expectativas podem comprometer a importância do momento presente e de todas as situações que podemos desfrutar. Quando falamos de…

Leia mais

6 Dicas para montar um Plano de Atividades para um Idoso

em Terapia Ocupacional por
idoso executando plano de atividades

Gradativa e progressivamente, estamos ganhando mais expectativa de vida. Com isso, um significativo aumento da população idosa. Assim, estão surgindo desafios importantes: Como desfrutar dessa etapa da vida e ocupar o tempo de forma satisfatória? Como promover a realização de atividades tanto no nível individual como social, para que os idosos possam se manter ativos e envolvidos em ações que façam sentido para eles? Estamos falando sobre criar um plano de atividades para manter a autonomia e a independência dos idosos durante o maior tempo possível. Lembrando que: Autonomia é a capacidade de tomar as próprias decisões. Independência é a…

Leia mais

Terapia Ocupacional: o que é e quais os benefícios para os idosos

em Terapia Ocupacional por
idoso fazendo terapia ocupacional

A Terapia Ocupacional é o uso de avaliação e intervenção para desenvolver, recuperar ou manter atividades significativas, ou ocupações, de indivíduos, grupos ou comunidades. O trabalho do terapeuta ocupacional com as pessoas mais velhas está centrado inicialmente na identificação de como essas pessoas organizam sua vida cotidiana. Compreender a organização do dia a dia e como cada um consegue realizar as atividades cotidianas é o primeiro passo. Todas as atividades que compõe a vida das pessoas, desde as tarefas da vida diária como escovar os dentes, tomar banho, alimentar-se e vestir-se, até as atividades laborais/ profissionais e de lazer devem…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo