Já sabemos que idosos são grande parte das pessoas com anemia no mundo. Também já vimos quais são os tipos de anemia e suas causas. Agora, vamos abordar os sintomas de anemia e seu diagnóstico.
Os primeiros sinais e sintomas de anemia, na maior parte das vezes, é insidioso. Ou seja, começam a aparecer lentamente. Além disso, muitas pessoas ajustam sua rotina, adaptando-se a essa nova condição de mais cansaço e fraqueza. E acabam por não dar importância a estes sintomas.
Outra consideração importante ao abordar os sintomas de anemia em pessoas mais velhas é o fato destes sintomas serem atribuídos à velhice. Fadiga (cansaço), fraqueza e dispneia (dificuldades de respirar) também podem ser confundidos com estresse. Além deles, a palidez é um forte indício de anemia. Demonstrar cores pálidas especialmente na mucosa conjuntival (atrás/ embaixo das pálpebras, quando as puxamos abaixo dos olhos) é um sinal importante. Deve-se iniciar imediatamente a investigação para o diagnóstico de anemia.
Outras formas de apresentação da doença em idosos é a descompensação de outras comorbidades. Por exemplo, aumento da confusão mental em idosos com demência ou angina em pessoas com doença arterial coronariana. Deve-se considerar também a intolerância ao exercício físico como forte sinal de anemia.
Porém, muitos idosos são assintomáticos. Isto é, não apresentam nenhum sintoma de anemia, mesmo convivendo com ela.
A deficiência por vitamina B12 e ácido fólico (B9) causa a anemia megaloblástica. Mas, somente a deficiência por vitamina B12 produz
alterações neurológicas. No entanto, para apresentar anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 e B9 é necessária a privação de vitamina B12 por anos. Porém, para ácido fólico, apenas meses.
Queixas neurológicas, como perda da destreza, prejuízo de memória até a demência e alterações de comportamento e irritabilidade são frequentes na condição de anemia megaloblástica. Ainda, alguns pacientes podem apresentar síndrome de Lhermitte, uma sensação de choque que irradia para os pés durante a flexão cervical.
Após um exame clínico bem feito e uma conversa cuidadosa com o paciente, a confirmação da anemia vem através de exames de sangue.
Portanto, se você percebe estes sintomas em você mesmo ou em algum idoso de sua convivência, procure um médico.
[…] Anemia. […]