Sintomas de anemia na terceira idade.

Como Identificar os Principais Sintomas de Anemia

em Saúde por

Já sabemos que idosos são grande parte das pessoas com anemia no mundo. Também já vimos quais são os tipos de anemia e suas causas. Agora, vamos abordar os sintomas de anemia e seu diagnóstico.

Os primeiros sinais e sintomas de anemia, na maior parte das vezes, é insidioso. Ou seja, começam a aparecer lentamente. Além disso, muitas pessoas ajustam sua rotina, adaptando-se a essa nova condição de mais cansaço e fraqueza. E acabam por não dar importância a estes sintomas.

Outra consideração importante ao abordar os sintomas de anemia em pessoas mais velhas é o fato destes sintomas serem atribuídos à velhice. Fadiga (cansaço), fraqueza e dispneia (dificuldades de respirar) também podem ser confundidos com estresse. Além deles, a palidez é um forte indício de anemia. Demonstrar cores pálidas especialmente na mucosa conjuntival (atrás/ embaixo das pálpebras, quando as puxamos abaixo dos olhos) é um sinal importante. Deve-se iniciar imediatamente a investigação para o diagnóstico de anemia.

Outras formas de apresentação da doença em idosos é a descompensação de outras comorbidades. Por exemplo, aumento da confusão mental em idosos com demência ou angina em pessoas com doença arterial coronariana. Deve-se considerar também a intolerância ao exercício físico como forte sinal de anemia.

Porém, muitos idosos são assintomáticos. Isto é, não apresentam nenhum sintoma de anemia, mesmo convivendo com ela.

A deficiência por vitamina B12 e ácido fólico (B9) causa a anemia megaloblástica. Mas, somente a deficiência por vitamina B12 produz
alterações neurológicas. No entanto, para apresentar anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 e B9 é necessária a privação de vitamina B12 por anos. Porém, para ácido fólico, apenas meses.

Queixas neurológicas, como perda da destreza, prejuízo de memória até a demência e alterações de comportamento e irritabilidade são frequentes na condição de anemia megaloblástica. Ainda, alguns pacientes podem apresentar síndrome de Lhermitte, uma sensação de choque que irradia para os pés durante a flexão cervical.

Após um exame clínico bem feito e uma conversa cuidadosa com o paciente, a confirmação da anemia vem através de exames de sangue.

Portanto, se você percebe estes sintomas em você mesmo ou em algum idoso de sua convivência, procure um médico.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo