Recentemente, o Instituto da Saúde e Proteção ao Consumidor da União Europeia publicou um relatório sobre a importância da Nutrição no processo de Envelhecimento Saudável.
Isso porque o aumento da expectativa de vida da população em si é uma boa notícia. Porém, grande partes destas pessoas que está vivendo mais, passa os últimos 15 ou 20 anos de suas vidas com alguma doença ou uma incapacidade.
Daí vem a importância da promoção, cada vez maior, de um Envelhecimento Saudável – AHA (Active and Healthy Ageing)
Sabemos que há limites biológicos e que os declínios funcionais são reais. Porém, quanto mais tempo uma pessoa continuar ativa (social e economicamente), melhor para ela, para sua família e para a comunidade em que vive. Para tanto, esta pessoa precisa continuar saudável em todos os aspectos: físico, mental e social.
Assim, uma das primeiras áreas da saúde a necessitar atenção é a Nutrição. A desnutrição de idosos, principalmente relacionada a micronutrientes, é um problema comum e pode atuar como causa ou ser consequência de condições de saúde desfavoráveis em idosos. A Síndrome da Fragilidade é um bom exemplo de condição de saúde desfavorável, relacionada ao envelhecimento e que pode ser evitada através de uma alimentação equilibrada e em quantidades adequadas (entre outros).
Portanto, o papel da Nutrição começa através da prevenção de muitas condições desfavoráveis de saúde que podem ser evitadas.
É dever de todos nós garantir uma alimentação saudável para nós mesmos e para todos aqueles que dependem de nós. Muitas são as alternativas de uma alimentação saudável. Se você tem dúvidas sobre como pode se alimentar melhor, como melhorar a qualidade da alimentação das pessoas de quem você cuida ou que apenas vivem com você, procure um Nutricionista.
Neste site, temos diversos artigos sobre o tema e ficaremos felizes em ajudar! Não descuide da qualidade de sua alimentação.
Para acessar o relatório europeu original, clique aqui.