Qual o melhor exercício para você?
Dentre muitos benefícios, pode reduzir dores.
Caminhadas também são uma alternativa.
Para determinar qual a atividade física ideal a ser praticada por um indivíduo, deve-se levar em consideração uma série de fatores. Idade, condicionamento físico, doenças/lesões prévias, preferências pessoais (atividades ao ar livre, com bola, música etc.) são informações importantes.
Uma atividade que pode ser adaptada a todas essas variações é o Pilates.
O Pilates surgiu na década de 1920, através do criador do método: Joseph Pilates. Sua ideia era criar um método de condicionamento físico e mental, de modo que os exercícios, embora padronizados, pudessem ser adaptados para todos os indivíduos, de acordo com suas necessidades e/ou limitações. A partir disso, o método foi desenvolvido com resistência de molas, bola e peso corporal.
O Pilates de aparelhos é realizado em aparelhos específicos. O grau de dificuldade dos exercícios é determinado pela resistência das molas escolhidas. Essa resistência pode facilitar ou dificultar a execução do movimento, de acordo com a mecânica do exercício em questão. A vantagem, neste caso, é ter os movimentos guiados pelos aparelhos, exigindo um grau de estabilização corporal menor. Isso possibilita, em muitos casos, tornar o exercício mais localizado, seja o objetivo força ou flexibilidade.
O Pilates de solo e bola é realizado no chão, apenas com o peso corporal e o uso da bola (que pode ter diferentes tamanhos, de acordo com a estatura do indivíduo). Assim como as molas, a bola pode aumentar ou diminuir a dificuldade do exercício. Neste caso, o uso dos músculos de estabilização é muito mais intenso, e o exercício torna-se mais global.
Dentre os diversos benefícios do Pilates, os que mais se destacam são:
- estabilização da coluna vertebral,
- fortalecimento muscular,
- conscientização corporal,
- aumento de flexibilidade e
- melhora do equilíbrio.
Todos esses benefícios são bem-vindos, principalmente para idosos. E é exatamente por isso que o Pilates é uma atividade extremamente indicada para essa faixa etária. Seja como prática física ou como tratamento, pode ser adaptado e individualizado.
Veja outros exercícios indicados para quem sofre de Diabetes, Osteoporose ou Atrite,
Compartilhe este texto! Pode ser interessante para seus amigos!