Idoso com artrite precisa fazer exercícios.

Exercícios Físicos como tratamento da Artrite Reumatóide

em Exercícios Físicos por

No artigo passado, esclarecemos os cuidados que o portador de Artrite Reumatóide deve ter ao iniciar um programa de Exercícios Físicos. Neste artigo, abordaremos os benefícios fisiológicos proporcionados.

Diversos estudos demonstram o quanto a Atividade Física é importante para preservar ou melhorar a amplitude de movimento das articulações.

Além de prevenir a atrofia e aumentar o volume muscular, a prática freqüente de exercícios mantém a integridade da articulação ou reduz os danos conseqüentes da patologia em questão.

Fisiologicamente, o paciente portador de Artrite Reumatóide, estando ou não com as articulações inflamadas, pode ter a diminuição da força muscular, com atrofia em torno da articulação envolvida.

A combinação de exercícios de Força, Aeróbicos e de Flexibilidade podem:

-Maximizar ou melhorar a amplitude do movimento, melhorando a mobilidade.

-Aumentar a força muscular com a hipertrofia das fibras e desinflamação das articulações.

– Melhorar a resistência muscular.

– Promover o alinhamento e estabilidade adequados das articulações.

– Melhorar a função articular facilitando a realização das capacidades funcionais.

– Aumentar a densidade óssea.

Idosos com Artrite Reumatóide apresentam atrofia das fibras musculares, logo, menos força muscular que pessoas com articulações saudáveis. O programa de musculação promove o aumento da força muscular e a eficiência da contração, propiciando a realização das atividades de modo suave e coordenado.

O treinamento de força deve ativar uma articulação artrítica afetada minimizando as irritações e a dores articulares. Os programas de fortalecimento podem ser dinâmicos (com movimento) ou isométricos (sem movimento).

Os exercícios isométricos ajudam a prevenir a atrofia muscular, produzem menos inflamação e menos alteração na pressão intra-articular.

Nos exercícios dinâmicos, a fibra muscular se alonga e encurta permitindo que a articulação se movimente por meio de uma amplitude que produza força e maior hipertrofia das fibras musculares.

Exercícios de flexibilidade (alongamentos) irão melhorar a amplitude de movimento e a mobilidade articular trabalhando tendões, cápsulas articulares e ligamentos.  Além de promover uma base segura para realizar os exercícios de musculação ou aeróbicos.

Na próxima semana selecionaremos os melhores exercícios para o tratamento da Artrite Reumatóide.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo