Refeições agradáveis para idosos

Ambiente agradável para Refeições ajuda a controlar o peso.

em Nutrição por

Dois estudos revelam que desenvolver o hábito de mastigar lentamente permite obter uma maior sensação de saciedade.  Além disso, um dos estudos afirma que a escolha do ambiente social influencia a alimentação do indivíduo. Dessa forma, um ambiente agradável para as refeições evitaria a obesidade.

A pesquisa sobre a velocidade com que são mastigados os alimentos foi publicada na revista Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Este estudo envolveu dois grupos: um grupo composto por indivíduos com peso normal e outro por pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Indicou-se aos dois grupos que eles deveriam fazer duas refeições. Em uma delas, deveriam imaginar que não tinham restrição de tempo. Poderiam ingerir pequenas colheradas, mastigando repetidas vezes, colocando a colher na mesa entre uma colherada e outra e realizando pausas. Na outra refeição, os participantes deveriam imaginar que tinham pressa por alguma razão. Deveriam ingerir os alimentos com colheradas cheias e mastigando rápido e sem pausa.

Verificou-se que, durante a refeição mais lenta, os participantes tiveram uma maior sensação de saciedade. Sentiram menos fome uma hora depois e tomaram mais líquidos enquanto se alimentavam, mastigando devagar.

Durante o estudo, foi possível observar que comer lentamente só ajudava a obter uma redução calórica entre as pessoas de peso normal. De acordo com os pesquisadores, isto aconteceu porque as pessoas com obesidade se sentiam pressionadas por estarem em um ambiente em que se buscava uma alimentação correta.

De acordo com os pesquisadores, pelo menos 15 estudos demonstram que o ambiente social influencia as decisões do indivíduo. Revelou-se que se um indivíduo se identifica como membro de uma comunidade local e percebe que esse grupo se alimenta de maneira saudável, então “essa pessoa pode alimentar-se de modo saudável com o fim de manter um sentido de identidade social consistente”.

É necessário compreender o comportamento das pessoas e as razões que motivam certos comportamentos. Assim, pode-se estabelecer práticas que permitam controlar a epidemia da obesidade e outros distúrbios alimentares.

Trazendo esse aprendizado para dentro de nossa casa, podemos tomar atitudes para influenciar nossa família a ser mais saudável.

  • Criar um ambiente calmo e agradável para as refeições. Usar toalha de mesa limpa, cozinha/ sala de jantar bem iluminada, evitar barulho.
  • Oferecer alimentos frescos quando possível. Mesmo que nem todos gostem de comer, devemos sempre oferecer salada e outras hortaliças.
  • Ter o hábito de comer as refeições em família, com amigos, sem pressão para terminar de comer, pelo menos 1 vez ao dia.

O que fazer com o familiar com Alzheimer durante as refeições?

Atualmente, isso pode ser difícil para a maioria das famílias. Temos que lembrar que, algumas vezes, ter paciência com os familiares mais velhos também não é fácil. Mas um ambiente agradável para as refeições pode ser mais importante do que parece.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

3 × 1 =

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo