Monthly archive

maio 2017

Vale a pena tomar Vacina contra Pneumonia?

em Geral por
Vacina contra pneumonia para idoso

Doenças cujo fator de risco mais importante é a idade começaram a surgir recentemente. São as doenças crônico-degenerativas como a demência e a Doença de Alzheimer, a Doença de Parkinson, os Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE), o infarto agudo do miocárdio, etc… A transição epidemiológica foi a maior responsável pelo surgimento destas doenças. Esta transição ocorreu quando as doenças infecto-contagiosas e parasitárias passaram a ser controladas. Vacina, antibióticos e antiparasitários salvam muitas vidas. Jovens e crianças deixaram de morrer por doenças como sarampo ou difteria por exemplo e a expectativa de vida começou a aumentar. Hoje, no Brasil, a expectativa de…

Leia mais

Conheça os maiores benefícios da Caminhada Planejada

em Exercícios Físicos por
Idosos e caminhada

No artigo passado, falamos sobre autoprescrição e colocamos a caminhada como exemplo. Neste faremos um paralelo analisando as diferenças da mesma Atividade Física, mas de forma planejada. Primeiramente, o Educador Físico pedirá ao idoso ou a seu cuidador exames médicos para ter ciência de eventuais problemas físicos e medicamentos utilizados. A partir daí, traçará um plano periódico com metas e avaliações respeitando sua individualidade. Para avaliar a condição física do idoso há inúmeros testes indiretos (não invasivos) que o Instrutor pode utilizar. Volume de oxigênio e distância percorrida por um tempo determinado são exemplos. Estes quesitos fornecem dados importantes para…

Leia mais

O que fazer quando o Curador não cumpre seu papel?

em Estatuto do Idoso por
Guarda do Idoso

O fenômeno do envelhecimento populacional pode ser sentido em nossas vidas. Hoje, é comum conhecermos pessoas próximas com mais de 80 anos. Ou conhecermos pessoas com mais de 60 que não querem se aposentar. O esteriótipo de avó de cabelos brancos presos num coque e usando óculos, não serve mais para as avós da atualidade. Se servirem para alguém, será para bisas ou tataravós. Mas, geralmente, pessoas mais velhas são mais afetadas por doenças crônicas. Algumas delas podem afetar a vida de toda a família. E quando isso acontece, pode gerar discórdia. É um momento delicado na vida de quase…

Leia mais

Estado Nutricional de portadores de Demência – como avaliar sem exames de sangue.

em Demências e Alzheimer/Nutrição por
Estado Nutricional do Idoso

Um bom estado Nutricional é capaz de reduzir riscos de vários tipos de doenças, em qualquer idade. Mas é especialmente importante em portadores de demência. Idealmente, uma pessoa portadora de qualquer tipo de demência deveria ser acompanhada por uma equipe de saúde multi-profissional. Seja doença de Alzheimer, demência com corpos de Levy ou demência vascular, entre outras, todos seguem uma progressão de perdas funcionais e cognitivas. A Nutrição é uma especialidade de saúde que cumpre um importante papel na qualidade de vida dos portadores de demência. Quando um idoso que sofre de demência está em estado de desnutrição, as perdas…

Leia mais

O papel da Fisioterapia na vida do paciente com Alzheimer e sua família.

em Fisioterapia por
Idosos com Alzheimer precisam de Fisioterapia

Sabemos que o Alzheimer é uma doença crônico degenerativa progressiva, que causa perda gradual das funções cognitiva e física. Além da Medicina, muitas outras especialidades da Saúde podem ajudar no tratamento da doença. Uma delas é a Fisioterapia. O acompanhamento do paciente por um Fisioterapeuta pode ajudar muito diminuir ou desacelerar as perdas funcionais. Dentre as principais alterações físicas, a perda de massa muscular, alterações posturais, dificuldade de coordenação motora e dificuldade em iniciar movimentos são as que merecem mais atenção na fase inicial e intermediária da doença. Sem tratamento, estas alterações podem contribuir para a evolução desastrosa da perda do controle…

Leia mais

Síndrome do Entardecer: o que fazer quando a pessoa com Alzheimer quer “ir para casa” estando em casa.

em Demências e Alzheimer por
Idosos ficam agitados ao entardecer

A Síndrome do Sol Poente também é conhecida como Síndrome do Entardecer ou Sídrome do Crepúsculo. Caracteriza-se, nas pessoas com doença de Alzheimer, pelo aumento dos sintomas de memória (esquecimentos), confusão, delírio, agitação e ansiedade que surgem por volta das 17hr, quando começa a escurecer. Conheça melhor os sintomas da Doença de Alzheimer. Uma das manifestações mais freqüentes desta sídrome é a de “querer ir para a casa”. Quando o sol começa a se por, ou seja, quando começa a entardecer, o portador da doença de Alzheimer começa a achar que a casa em que está não é a sua…

Leia mais

Autoprescrição de exercícios físicos: é perigoso?

em Exercícios Físicos por
autoprescrição de caminhada.

Entrar na rotina de exercícios físicos não é tão simples. Temos que tomar devidos cuidados como pré-exames de aptidão, alimentação e vestuário adequados, escolha do instrutor, local, existência de doenças crônicas, etc. Enfim, por muitas vezes, ao avaliar estas etapas como “entraves”, acabamos partindo para a autoprescrição. Entenda aqui como escolher o melhor exercício. O aconselhamento é sempre que o idoso e/ou cuidador tomam os devidos cuidados e façam atividades planejadas e instruídas por um profissional da area. Quando iniciamos qualquer atividade sem consulta prévia, consideramos que estamos fazendo a autoprescrição de daqueles exercícios. A autoprescrição de exercício não é proibida por…

Leia mais

Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

em Estatuto do Idoso por
Interdição de Idoso

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso incapaz. Diz o art 10 do Estatuto do Idoso. Lei no. 10.741, de 01 de outubro de 2003: art. 10 – É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessos idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.” Quando o idoso começa a apresentar sinais de impossibilidade de gerir sua vida, surge a necessidade de sua interdição. Conseqüentemente, deve-se indicar uma curatela. A interdição é uma medida judicial para…

Leia mais

Febre e Pneumonia em Idosos: entenda quando o idoso deve ser internado.

em Geral/Saúde por
Febre em idosos

Muitas pessoas questionam se todo o paciente idoso com diagnóstico de Pneumonia deve ser internado. Vamos responder através de um exemplo. Se Jonas, um paciente de 85 anos, procurara o Pronto Socorro de um hospital com quadro inicial de Pneumonia bacteriana, sem nenhuma outra doença associada, o melhor é trata-lo em casa. O médico deve receitar o antibiótico mais adequado e pedir para a família cuidar de Jonas em casa. Se outro paciente, Reinaldo, da mesma idade, procura o hospital com o mesmo quadro, mas sofre de diabetes e insuficiência cardíaca, então deve ser internado. Para Reinaldo, há grandes chances…

Leia mais

Qual é o exercício físico mais indicado para você?

em Fisioterapia por
Idosos e pilates

Qual o melhor exercício para você? Dentre muitos benefícios, pode reduzir dores. Caminhadas também são uma alternativa. Para determinar qual a atividade física ideal a ser praticada por um indivíduo, deve-se levar em consideração uma série de fatores. Idade, condicionamento físico, doenças/lesões prévias, preferências pessoais (atividades ao ar livre, com bola, música etc.) são informações importantes. Uma atividade que pode ser adaptada a todas essas variações é o Pilates. O Pilates surgiu na década de 1920, através do criador do método: Joseph Pilates. Sua ideia era criar um método de condicionamento físico e mental, de modo que os exercícios, embora padronizados, pudessem…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo