IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > Cabeça > Demências e Alzheimer > Distúrbios Alimentares em portadores de Alzheimer: o que fazer?
Demências e Alzheimer

Distúrbios Alimentares em portadores de Alzheimer: o que fazer?

José Eduardo Martinelli
Última atualização 6 de julho de 2017 14:00
Por José Eduardo Martinelli
Compartilhe
5 Min
Idoso com alzheimer tem distúrbio alimentar
Distúrbio alimentar em idoso com Alzheimer: pode ser que adorem banana!
Compartilhe

Já mencionamos que a Doença de Alzheimer causa alterações comportamentais. Hoje, falaremos sobre distúrbios alimentares causados pela doença em sua fase moderada a grave.

Seu banner

Conheça a síndrome do Entardecer.

Contents
Já mencionamos que a Doença de Alzheimer causa alterações comportamentais. Hoje, falaremos sobre distúrbios alimentares causados pela doença em sua fase moderada a grave.Muitas vezes, nosso familiar com Alzheimer esquece que almoçou ou jantou. E quer comer novamente.Mas, o cuidador familiar tende a ficar com dó de negar o alimento. Porém é preciso regular a alimentação pelo bem estar do paciente.Outra alteração importante é a mudança no paladar.Mas o contrário também pode acontecer. Alguns pacientes acham que já almoçaram ou jantaram e não quererem mais comer.

O que fazer quando o idoso se recusa a tomar banho?

Muitas vezes, nosso familiar com Alzheimer esquece que almoçou ou jantou. E quer comer novamente.

Se várias pessoas da família jantam em horários diferentes, devido ao trabalho e/ou a escola, o portador de DA quer jantar junto com cada um deles. Isso porque acha que não comeu ainda. Quando negada a comida, dizendo que já jantou, ficam bravos. Acusam a família de não quererem dar comida para ele. Se irritam e falam coisas que muitas vezes deixam o cuidador arrependido por não ter dado o que o doente quer.

Vários pacientes chegam a engordar até 10 a 15 quilos nessa fase. O que faz com que corram o risco de se tornarem diabéticos, de piorarem sua hipertensão (pressão alta) ou dislipidemia (colesterol alto). Uma maneira prática para conter essa situação é não deixar a comida sobre a mesa. Porque com comida à vista, a repetição vai ser frequente. Faça o prato de acordo com a necessidade e os outros familiares, se quiserem repetir algum alimento, vão busca-lo sobre o fogão. Cuidado com alimentos expostos ou à vista. Enquanto não terminarem o que vêem, não param de comer e chegam até a passar mal em algumas ocasiões.

Não sabemos a explicação exata, mas a banana é a fruta mais consumida pelos pacientes com DA. Se sobre a mesa, na fruteira, ficarem 6 bananas, elas serão consumidas em questão de minutos. Às vezes, chegam a vomitar de tanto que comeram. Bolachas, doces, balas e qualquer outro tipo de “belisco” devem ficar longe do alcance dos olhos.

Mas, o cuidador familiar tende a ficar com dó de negar o alimento. Porém é preciso regular a alimentação pelo bem estar do paciente.

O mesmo vai acontecer em festas familiares (como aniversários de netos ou bisnetos) em que os doces ficam expostos e com grande facilidade para serem consumidos.

Outra alteração importante é a mudança no paladar.

Os portadores de DA passam a comer com satisfação alimentos de que nunca gostaram. Não acontece o contrário, isto é, deixar de gostar de algum alimento. Todos os alimentos passam a ser muitos saborosos! Os portadores de DA comem com a mesma satisfação uma chicória refogada ou um camarão na moranga.

Mas o contrário também pode acontecer. Alguns pacientes acham que já almoçaram ou jantaram e não quererem mais comer.

Essa situação é mais preocupante e complexa de se lidar. Nestes casos, eles diminuem a ingestão de alimentos e perdem peso. Correm o risco de ficarem desnutridos. Com muita paciência do cuidador, poderão aceitar a refeição. Mas, na maior parte das vezes, o prato de comida tem que ser oferecida várias vezes. Alguma vezes, o cuidador tem que comer junto para que possam se alimentar.

Nas fases finais da doença, normalmente, os portadores da Doença de Alzheimer param de se alimentar porque o “centro da fome” fica comprometido na neurodegeneração. Quase 100% dos pacientes passam a se alimentar por sonda naso-enteral. Muitas vezes, queixas dos familiares com relação a alimentação é para o fato de deixarem de comer. Neste caso, a melhor orientação é o fracionamento das refeições. A paciência em oferecer os alimentos que, no seu preparo, deve ser carregado no tempero devido a diminuição do paladar. Não abusar no sal, mas colocar mais alho, pimenta, cheiro-verde, cebola, cúrcuma, etc. Essas duas condições são fases da doença que vão desaparecer com o tempo, mas vão terminar em sonda naso-enteral.

Nosso texto foi útil para você? Por favor, compartilhe!

Seu banner
TAGGED:alimentaçãoalimentaralmoçaralzheimercomerDAdesnutridodistúrbiosengordarjantarportadorsonda
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
21 Comentários 21 Comentários
  • Clarice disse:
    19 de agosto de 2017 às 22:55

    Sempre bom aprender algo novo, ou saber se é kormal o q nosso ente querido ta fazendo

    Responder
  • Alexandra disse:
    15 de novembro de 2017 às 18:24

    Estou um pouco perdida sem saber qual o momento certo para colocar a sonda.Obrigada pela matéria.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      15 de novembro de 2017 às 21:13

      Apenas o médico pode avaliar o caso e determinar o momento correto.

      Responder
      • Tania Arruda disse:
        4 de agosto de 2020 às 16:16

        Minha mãe ta sempre achando que ja almoçou ou jantou, e confundindo os dias da semana…ela está com 81 anos será que esta começando com demencia?

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          16 de agosto de 2020 às 22:26

          Há vários problemas que causam confusão mental em idosos: desidratação grave, desnutrição (falta de vitamina B12), depressão e doença demencial. Por favor, procure um médico o mais rápido possível a fim de determinar as causas do problema.

          Responder
      • Claudilene Maximiano disse:
        7 de outubro de 2021 às 15:32

        Tenho muita paciência.com.meu cliente que tem demência, estou sem.saber o que fazer, ele.recusa totalmente o almoço e a janta, me ajudem!!!

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          13 de outubro de 2021 às 15:48

          O ideal é procurar o médico para entender se existe algum motivo físico para recusar a alimentação (dificuldade de engolir, dor de dente, etc). Enquanto isso, você pode tentar apelar para lembranças de infância ou juventude oferecendo coisas que ele gostava de comer quando jovem. A memória olfativa pode ajudar.

          Responder
  • André Luiz Pinnola disse:
    13 de maio de 2018 às 18:01

    Sou acupunturista há mais de 20 anos e cuidei de um padastro portador de Alzheimer além de atender diversos pacientes nessa situação. Minha percepção que existe uma relação entre o consumo excessivo de bananas e essa doença ficou muito clara para mim. Meu padastro trocava o almoço, muitas vezes, por bananas. Intrigado com essa história comecei a pesquisar juntos aos meus pacientes e seus familiares e a resposta sempre foi que eles eram “bananíforos” contumazes. Seria muito importante um estudo mais detalhado sobre essa relação.

    Responder
    • Carol disse:
      16 de maio de 2018 às 20:54

      Minha mãe está com esquecimento bem acentuado, agora ela come banana sem parar, só fala em banana. Comecei a ligar os fatos, pois o pai de um amigo também está passando pela mesma situação, em uma conversa ele comentou que o pai esconde as bananas que encontra e come em questão de minutos.

      Responder
    • Robson disse:
      10 de abril de 2019 às 21:42

      Meu pai também comia muita banana e está com Alzheimer

      Responder
  • Marli disse:
    4 de julho de 2018 às 18:40

    Eu cuido de uma a 4 anos . Está com 92 anos . Só anda apoiando em mim ou na cadeira de rodas . Não fala mas consente com o olhar . Tenho que fazer tdo batido no liquidificador ou mix. Água tem que insistir para tomar . Frutas continua comendo mas só batida . E a maior parte do tempo fica perdida nos pensamentos. Mesmo ingerindo fibra leva 15 dias para defecar. (Eu auxiliar de enfermagem e cuidadora de idosos particular)

    Responder
  • Neuma Barros disse:
    3 de dezembro de 2018 às 17:57

    Minha mãe está com começo de Alzheimer……começou com uma depressão profunda pela perda do Meu pai…. não sei como agir…..alimentação, remédio para dormir….tá tão difícil

    Responder
    • Nádia disse:
      4 de maio de 2019 às 13:12

      Neuma procure ajuda com geriatra, neurologista, nutricionista e psiquiatra.

      Responder
  • Adriana disse:
    13 de dezembro de 2019 às 07:37

    Estou cuidando da minha sogra de 85 anos. Está bem complicado, come demais. A matéria me foi muito útil. Aprendi que não posso deixar alimentos a vista. Dias atrás tive que me ausentar um pouco, ela diblou o meu marido e comeu até vomitar. Só fala de comida o dia todo e banana sempre comendo exageradamente. Vou começar a deixar menos na fruteira também. Obrigada.

    Responder
    • Adriana Braga disse:
      2 de junho de 2020 às 13:56

      Minha mãe tem Alzheimer há algum tempo…identificamos há 3. Tá sendo útil além dos medicamentos, rotinas de pinturas a lápis de cor de mandalas q vêm em livros. E também estímulos de músicas antigas as quais ela gostava,fiz pasta de músicas impressas a exemplo de Roberto Carlos ,Altemar Dutra,Carlos Gardel dentre outros…também damos a ela acesso assistido de músicas dos mesmo pelo YouTube…fato notável é q fizemos um local na caso acessível que tem as fotos da família:irmãos, filhos netos etc…ela ama tudo isso…é um mundo a parte que faz trabalhar nela a neuroplasticidade…influenciando diretamente na cognição.

      Responder
      • Zenilda lemos disse:
        12 de outubro de 2021 às 17:00

        Minha mãe tem o alzheimer ela tem 85 anos ,descobrimos a doença a 2.no momento tá difícil alimenta-la pois quase não quer comer.,qualquer comida que oferecemos ela diz que não presta e acaba não comendo.com relação a banana é isso ela come bem.

        Responder
    • Meg Lopes disse:
      14 de outubro de 2021 às 21:35

      Minha mãe está com azaimer eu cuido muito bem dela mas agora está difícil pra comer não come quase nada tenho que insistir o dia inteiro e fico fustradae deprimida por não poder ajudar mais Meg l

      Responder
      • acinom disse:
        22 de março de 2022 às 01:58

        minha mãe também está nessa fase meg lopes de não querer comer a só quer comer. só quere comer banana e batata. toma pouquissíma água por dia. come pouco. tento falar com ela pq percebo que ela tem ainda um pouco de lucidez por alguns minutos. e quando insisto dela comer algo como sopa nutritiva que faço, ela diz pra mim que só vai comer aquilo que ela gosta, pode falar a vontade, entra no ouvido e sai pelo outro. e se levanta e vai embora. fico desesperada. pq sei onde isso vai levar. estou a perdendo. isso me desespera. amo tanto minha mãe… essa doença é horrível pra quem ama seu ente querido. muitas vezes não consigo dormir bem. pensando nela.

        Responder
  • Iolanda disse:
    29 de maio de 2020 às 13:50

    Minha sogra sempre após aalmoco vomita várias vezes até sair uma gosma , aí ela para. Mas não reclama se tem dor ou enjôo.
    Será que o alzaimer causa essa reação também?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      29 de maio de 2020 às 16:45

      Muito provavelmente, não.

      Responder
  • acinom disse:
    22 de março de 2022 às 01:48

    é impressionante como os sintomas são bem parecidos pra quem é portador de alzheimer. minha mãe está nessa fase de comer só aquilo que ela quer. banana e batata doce. nem a sopa que eu fazia a 2meses atrás de grão de bico com arroz que ela tomava não quer mais. o ano passado gostava, esse ano não gosta mais. tomava despois de muita conversa, e agora não toma de jeito nenhum. acho que essa fase de não querer comer, é a fase mais desesperadora pra família. porque sentimos que ela está desnutrida e vai deixar de andar ou adoecer e colocar sonda naso enteral logo,logo.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Imagem de uma cabeça se desfazendo representando a memória se esvaindo.
Demências e AlzheimerSaúde

Estou preocupado com a perda de memória – o que devo saber?

Por Karina Martinelli
terceira idade com BPSD
Demências e Alzheimer

BPSD: Sintomas Psicológicos Comportamentais nas Demências.

Por José Eduardo Martinelli
Pessoa idosa com a mente se desfazendo pela demência.
Demências e Alzheimer

A forma como a demência é vista precisa mudar

Por Karina Martinelli

A Relação Entre Síndrome de Down e Doença de Alzheimer

Por Karina Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?