primeiro sintoma na terceira idade

Qual é o Primeiro Sintoma da Doença de Alzheimer?

em Demências e Alzheimer por

Sempre me perguntam qual é o primeiro sintoma da Doença de Alzheimer (DA).

A perda de memória recente é, na grande maioria das vezes, o primeiro sintoma da doença. Na DA, outros sintomas dificilmente se manifestam antes da perda de memória. E quando estes aparecem, surgem concomitantemente.

A primeira memória que se perde é a memória episódica que é a memória pessoal. Isto ocorre porque as alterações anatomopatológicas (alterações física no cérebro decorrentes da doença) instalam-se em determinadas áreas cerebrais. Assim, predominam inicialmente no lobo temporal na região do hipocampo, área responsável pela memória.

No primeiro caso descrito da DA, o primeiro sintoma que mais chamou a atenção da família foi um delírio de ciúmes. Porém, a perda de memória recente também estava presente.

Outro exemplo é a apraxia. Este é um domínio cognitivo que se deteriora logo após a perda de memória. Desta maneira, o paciente desaprende o que sabia fazer. Por exemplo: se uma senhora que fazia crochê diariamente por 2 a 3 horas e de um momento para outro deixa de fazer. Isso acontece porque se esqueceu como se faz. Esse sintoma costuma aparecer em primeiro lugar, juntamente com a perda de memória recente, porque o hipocampo, que é a área responsável pela memória se deteriora primeiro do que outras áreas cerebrais.

Outros sintomas da doença podem se manifestar em primeiro lugar, antes do déficit de memória. O comprometimento da linguagem é um deles. A pessoa começa a ter dificuldade de construir frases porque faltam palavras. Ou porque não conseguem dar sequencia aquilo que estão falando (“perdem o fio da meada”). Outros domínios cognitivos como atenção e concentração ficam comprometidos logo no início da doença.

Os sintomas da DA podem ser múltiplos. Além da memória, atenção, concentração, apraxia e linguagem, surgem as alterações comportamentais como a síndrome do roubo (esquecem onde guardam suas coisas e acusam que a roubaram), a síndrome do sol poente (querem ir para a casa estando na sua própria casa), a hipersexualidade (ficam indiscretos e libidinosos) e a perambulação noturna. Esses sintomas dependem da fase da doença. A medida que ela evolui as alterações comportamentais se manifestam e podem surgir alucinações.

2 Comments

  1. gostei muito deste site. conheço uma senhora de 91 anos, que me parece lucida, dentro do possível, mas emite um som constante, de boca fechada, que não percebe que faz, como um grunhido alto. Pode ser um sintoma também? Que especialista deve ser procurado?Grata.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo