IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Nutrição > 5 Dicas para Superar as Barreiras para a Alimentação Saudável
Nutrição

5 Dicas para Superar as Barreiras para a Alimentação Saudável

Juliana Martinelli
Última atualização 21 de agosto de 2018 19:46
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
3 Min
terceira idade com barreiras a habitos saudáveis.
A família pode ajudar a transpor as barreiras em pró de uma alimentação mais saudável.
Compartilhe
Seu banner

Já está mais que comprovado que nossa alimentação tem influência direta na qualidade de nossa saúde. Mesmo assim, algumas pessoas têm dificuldade em adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Algumas barreiras específicas podem atrapalhar principalmente os adultos mais velhos.

Contents
Trazemos então, algumas dicas para pessoas com mais de 60 anos superarem estas barreiras.Quando há algum problema no ato de mastigar, temos um risco inerente à alimentação saudável. Isso porque, nestes casos, é natural evitar alimentos mais duros, como frutas in natura, carnes e vegetais frescos. Desta maneira, aumenta o risco de faltar fibras, vitaminas e minerais na alimentação do dia-a-dia. Portanto, se você estiver enfrentando problemas para mastigar, procure um dentista o mais rápido possível.Vale salientar que a maior das barreiras para a alimentação saudável é a adaptação do nosso paladar. Ter força de vontade é importantíssimo para mudar nossos hábitos alimentares. Nunca é tarde para começar!

Trazemos então, algumas dicas para pessoas com mais de 60 anos superarem estas barreiras.

  1. Algumas pessoas passam por uma perda de paladar e olfato com o envelhecimento. Além disso, alguns medicamentos podem influenciar estes sentidos. Assim, alguns idosos podem sentir sabores e cheiros diferentes do que estavam acostumados. Vale a pena conversar com seu médico sobre este assunto, principalmente quando se sente sabor metálico.
  2. Quando há algum problema no ato de mastigar, temos um risco inerente à alimentação saudável. Isso porque, nestes casos, é natural evitar alimentos mais duros, como frutas in natura, carnes e vegetais frescos. Desta maneira, aumenta o risco de faltar fibras, vitaminas e minerais na alimentação do dia-a-dia. Portanto, se você estiver enfrentando problemas para mastigar, procure um dentista o mais rápido possível.

  3. Também pode haver dificuldades para engolir. Alguns idosos apresentam disfagia. Mas também pode ser uma disfunção na produção de saliva. Quando a saliva é escassa, fica mais difícil engolir. Nos dois casos, o melhor a fazer é procurar um médico e/ ou um fonoaudiólogo para corrigir o problema.
  4. Outro fator comum aos adultos mais velhos é a falta de apetite. O que pode ser efeito colateral de algum medicamento. Este é outro caso para conversar com seu médico. Porém, pode-se investir em outros hábitos saudáveis para melhorar o apetite. O primeiro é praticar exercícios físicos regularmente. Quando aumentamos nossa atividade física, gastamos mais energia e sentimos mais fome. O outro é ter uma vida social ativa. Comemos mais quando fazemos refeições acompanhados. E compartilhar um café/ lanche é sempre uma boa maneira de ter amigos e familiares por perto.
  5. Cozinhar apenas para si é cansativo. Quando vivemos sozinhos, a tendência é descuidar de si mesmo. A dica aqui é sempre ter frutas, legumes, leite, ovos cozidos e outros alimentos fáceis de comer (que não precisam ser preparados) para um lanche rápido e café da manhã. Para as principais refeições, sugerimos convidar amigos e familiares para acompanhar a refeição e/ ou, sempre que possível, ter pequenas porções de comida congelada e ovos. Porções individuais de arroz e feijão podem ser facilmente descongeladas e acompanhadas de ovos mexidos ou cozidos.

Vale salientar que a maior das barreiras para a alimentação saudável é a adaptação do nosso paladar. Ter força de vontade é importantíssimo para mudar nossos hábitos alimentares. Nunca é tarde para começar!

Lembre-se de evitar pães feitos com farinha branca e doces em geral.

Seu banner
TAGGED:alimentação saudávelbarreirascomer bemhábitospaladarterceira idade
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Caldo para Idosos.
Nutrição

Por que Caldo caseiro é tão Nutritivo? Aprenda a preparar 3 tipos!

Por Maria Isabella Schnell
alimentação saudável para a terceira idade
Nutrição

Afinal, o que Significa ter uma Alimentação Saudável?

Por Juliana Martinelli
Pâncreas de idoso
NutriçãoSaúde

Envelhecimento do Sistema Digestório: Pâncreas.

Por Juliana Martinelli
idoso no controle das finanças
Demências e Alzheimer

4 Dicas para auxiliar o Controle das Finanças no início da DA.

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?