Hipocloridria - aumentar consumo de proteínas

Alterações no sistema digestório em idosos – Hipocloridria

em Nutrição por

Hoje vamos abordar uma modificação comum do trato gastrointestinal do idoso: a hipocloridria.

Hipocloridria é a diminuição da concentração de ácido clorídrico no suco gástrico.

Com o envelhecimento, o ambiente ácido do estômago não se mantém tão ácido quanto deveria. Mas esta acidez alta é necessária para o progresso correto da digestão e absorção dos alimentos. Quando a etapa de digestão do estômago não acontece com eficiência, leva à excreção pelas fezes do alimento não digerido.

A falta de ácido no estômago pode acarretar algumas carências nutricionais, como:

  • Deficiência proteica: alimentos ricos em proteína, como as carnes, não serão devidamente digeridos. Consequentemente, não serão absorvidos pelo corpo, podendo levar o idoso a um quadro de desnutrição proteica. Esta desnutrição acaba sendo percebida pela perda de musculatura e alterações no sistema imunológico.
  • Deficiência de minerais como cálcio, ferro e zinco. Esses minerais dependem de um meio suficientemente ácido no estômago para serem absorvidos nos intestinos. A absorção insuficiente desses nutrientes pode levar a quadros de perda de densidade óssea, anemia, deficiência imunológia e retardo na cicatrização de feridas.
  • Deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico. A carência dessas vitaminas pode levar a anemia, perda de apetite, alterações neurológicas, palpitação, entre outros.

Além da maior oferta de alimentos ricos nos nutrientes citados, a regulação da acidez estomacal pode garantir sua correta absorção. A hipocloridria pode ser contornada com a ingestão de suplementos específicos, sob orientação de médico ou nutricionista, em momentos próximos às grandes refeições. Além disso, idosos se beneficiam muito do acompanhamento de um profissional nutricionista, que irá orientá-lo a buscar tudo que seu momento de vida exige, por meio de uma dieta equilibrada e prazerosa.

Com o envelhecimento, ocorre também a diminuição da produção de algumas enzimas. Entenda!

Entenda também a importância de manter-se hidratado!

Gostou do nosso texto? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo