risco de câncer na terceira idade.

Hábitos Alimentares Que Aumentam o Risco de Câncer

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Já é de senso comum que nossa alimentação influencia profundamente nossa saúde. Isso acontece de diversas maneiras. Há evidências inclusive que nossa dieta é capaz de influenciar o risco de câncer.

Há estudos que sugerem que alguns alimentos aumentam o risco de câncer. Enquanto outros reduzem este risco em 30% a 50%.

Dentre os alimentos “na lista negra”, estão o açúcar e os carboidratos de cadeia simples. Ou seja, doces, massas e pães estão relacionados ao maior risco de câncer, Alguns estudos concluíram que alimentos que causam picos de glicose no sangue estão associados ao aumento do risco de câncer de estômago, seio e intestino. Todos os açúcares, inclusive a frutose (açúcar presente nas frutas) e os carboidratos presentes em alimentos à base de farinha refinada (como pães e massa por exemplo) aumentam a glicemia no sangue após sua ingestão. A conseqüência imediata é o aumento da insulina no sangue. A insulina é um hormônio responsável por promover a entrada da glicose nas células. Mas, ela também estimula a divisão celular. Para quem já tem câncer, isso ajuda a aumentar a quantidade de células cancerígenas no organismo e pioram o problema.

Além disso, altos índices de insulina e glicose no sangue podem contribuir para um estado inflamatório em nosso corpo. Teoricamente, a longo prazo, isso pode contribuir para o aparecimento de célular anormais que iniciam a formação de um tumor.

O consumo excessivo de carnes vermelhas, especialmente as processadas (como bacon, hamburguers, etc) está associado ao aumento do risco de câncer de intestino. Porém, estes estudos não são conclusivos.

Alguns métodos de preparação de alimentos também podem aumentar o risco de câncer.

Usar temperaturas muito altas ao cozinhar pode produzir moléculas prejudiciais à nossa saúde. Em pouca quantidade, não devem causar problemas. Mas, se forem freqüentes e em excesso, também aumentam o estado de inflamação, que contribui para o aparecimento de câncer. Por isso, prefira alimentos cozidos, cozidos ao vapor ou assados em detrimentos de frituras, grelhados ou churrascos.

No próximo texto sobre o assunto, vamos falar sobre os alimentos que reduzem o risco de câncer.

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