IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Corpo e Exercícios > Exercícios Físicos > Exercícios Físicos para quem tem Retinopatia Diabética
Exercícios Físicos

Exercícios Físicos para quem tem Retinopatia Diabética

Ricardo Panizza
Última atualização 18 de julho de 2017 08:37
Por Ricardo Panizza
Compartilhe
3 Min
Retinopatia Diabética e exercícios para o Idoso
Quem tem Retinopatia Diabética deve tomar alguns cuidados ao se exercitar.
Compartilhe
Seu banner

Há algum tempo, já explicamos a fisiologia do exercício físico no controle do Diabetes e indicamos os exercícios mais apropriados para os portadores da doença. Mas, sabemos que o Diabetes causa muitos problemas secundários na vida do portador. Um deles, é a Retinopatia Diabética.

Contents
  • A Retinopatia Diabética é uma doença associada ao quadro de Diabetes. Causa alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina podendo provocar problemas de visão. Em alguns casos, leva à cegueira se não tratada.
    • A prescrição do Exercício Físico deve ter cuidados mais específicos. Além de todos as precauções que o portador de Diabetes já deve tomar, quando há Retinopatia:

A Retinopatia Diabética é uma doença associada ao quadro de Diabetes. Causa alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina podendo provocar problemas de visão. Em alguns casos, leva à cegueira se não tratada.

Existem dois tipos:

  • Não Proliferativa: fase inicial da doença. Há a detecção de danos aos vasos do fundo do olho causando hemorragias e vazamento de liquido da retina.
  • Proliferativa: diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer os nutrientes para o fundo do olho. Há um grande risco da perda de visão.

A prescrição do Exercício Físico deve ter cuidados mais específicos. Além de todos as precauções que o portador de Diabetes já deve tomar, quando há Retinopatia:

  • Retinopatia Não Proliferativa leve: não há restrições. Porém, sempre deve-se acompanhar os exames oftalmológicos anuais.
  • Retinopatia Não Proliferativa moderada: deve-se evitar atividades que aumentem, de forma drástica, a pressão arterial como levantamento de peso com cargas que exijam muito esforço e bloqueios de respiração. Acompanhar avaliações oftalmológicas a cada 4 a 6 meses.
  • Retinopatia Não Proliferativa grave: procura-se evitar esportes de alto impacto e choque direto como algumas artes marciais, esportes com raquete e bola. Estar atualizado com as avaliações oftalmológicas a cada 2 a 4 meses.
  • Retinopatia Proliferativa: estão indicadas apenas Atividades Físicas de baixo impacto como natação, caminhada na esteira, bicicleta ergométrica. São contra-indicados também os esportes de choque e alto impacto citados acima. Estes esportes aumentam os riscos de hemorragia vítrea (sangramento na parte interna e posterior do olho) ou descolamento da retina.  Recomendam-se avaliações mensais ou bimestrais.

Se o diabético portador de Retinopatia fizer o tratamento com fotocoagulação a laser, deve-se esperar de de 3 a 6 meses para o início ou reinício do Programa de Exercícios Físicos.

Nosso texto ajudou? Compartilhe!

Seu banner
TAGGED:cuidadosdiabetesdiabéticaExercíciofísicoproliferativaretinopatia
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
PorRicardo Panizza
Follow:
Prof. Ms. Ricardo Panizza Bacharel e Licenciado em Educação Física - UNICAMP Mestre em Ciência do Envelhecimento Humano - UNICAMP Diretor da empresa FitFloor- Treinameto Físico Personalizado
1 comentário 1 comentário
  • valdinalva.ftorres@hotmail.com disse:
    28 de junho de 2018 às 16:04

    Tenho um paciente que tem diabetes eapessoa que cuida dele não dar o alimento adequado para ele.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Idoso aproveitando os benefícios dos exercícios.
Exercícios Físicos

Benefícios dos Exercícios Físicos para adultos mais velhos

Por Juliana Martinelli
Idosa depressiva faz exercícios
Exercícios Físicos

Atividade Física na Prática – Dona Íris, 78 anos, Depressiva.

Por Ricardo Panizza
Atividades Físicas para a terceira idade
Exercícios Físicos

Atividades Físicas: Como Começar? Quanto Tempo Por Dia?

Por Juliana Martinelli
exercícios mais adequados para idosos com DA
Demências e AlzheimerExercícios Físicos

Quais são os exercícios mais adequados ao portador de DA?

Por Ricardo Panizza

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?