IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Corpo e Exercícios > Fisioterapia > Bengalas, Muletas e Andadores: não tenha preconceitos.
Fisioterapia

Bengalas, Muletas e Andadores: não tenha preconceitos.

Thaís Bortolini Bueno
Última atualização 7 de outubro de 2017 16:11
Por Thaís Bortolini Bueno
Compartilhe
4 Min
Marcha do idoso
Andador, muleta ou bengala s'ao ferramentas para melhorar a marcha
Compartilhe

Dificuldades na marcha (andar) estão entre as alterações funcionais mais notadas no idoso. Acontecem devido às diversas alterações que ocorrem em postura, força muscular e equilíbrio, já comentadas em outras matérias. 

Apesar dos preconceitos e dúvidas na escolha correta, o uso de dispositivos auxiliares da marcha pode preservar – ou até devolver – a autonomia no andar do indivíduo idoso.

Seu banner

Por isso vamos tratar desse assunto, a fim de elucidar a importância desses dispositivos. A importância das bengalas, muletas e andadores na melhora da marcha e, conseqüentemente, na independência e qualidade de vida na terceira idade é comprovada.

Contents
Dificuldades na marcha (andar) estão entre as alterações funcionais mais notadas no idoso. Acontecem devido às diversas alterações que ocorrem em postura, força muscular e equilíbrio, já comentadas em outras matérias. Apesar dos preconceitos e dúvidas na escolha correta, o uso de dispositivos auxiliares da marcha pode preservar – ou até devolver – a autonomia no andar do indivíduo idoso.Há diversos tipos de dispositivos para auxiliar a marcha. Dentre eles, os mais conhecidos são bengalas, muletas e andadores.

Entenda também como escolher uma cadeira de rodas.

A indicação desses dispositivos é feita quando o indivíduo apresenta restrição na descarga de peso nos membros inferiores ou distúrbio de equilíbrio. A indicação, escolha e adaptação do dispositivo deve ser feita juntamente a um profissional, de acordo com a restrição da pessoa, altura, peso e outras necessidades individuais.

Há diversos tipos de dispositivos para auxiliar a marcha. Dentre eles, os mais conhecidos são bengalas, muletas e andadores.

– Bengalas: são indicadas quando há necessidade de restringir a descarga de peso em apenas um dos membros inferiores. Ou seja, em apenas uma das pernas. Apresenta diferentes versões, como a tradicional (reta), com recuo (ou dobra), e com quatro apoios. Todas devem ser ajustadas em relação à altura do paciente. Devem permitir o apoio da mão sem causar amplitudes e forças extremas sobre punho, cotovelo e ombro. De modo geral, é utilizada no lado oposto do membro inferior com restrição. Isto é: se o problema está na perna direita, a bengala deve ficar na mão esquerda. Assim cria um terceiro ponto de apoio durante a marcha, distribuindo de maneira mais uniforme o peso do corpo durante a oscilação.

– Muletas: são indicadas para restringir a descarga de peso de um ou ambos os membros inferiores. Também facilitam a propulsão do corpo durante a marcha. Dispendem mais coordenação motora e gasto energético. Por isso, devem ser indicadas com cuidado para idosos. São encontradas muletas axilares e muletas de antebraço (ou canadenses).

– Andadores: são indicados para aumentar a estabilidade do indivíduo com dificuldade de equilíbrio e/ou fraqueza de membros inferiores. Aumentam a base de apoio. No entanto podem ser difíceis de manejar durante mudanças de direção e em degraus. Com isso, aumentam o risco de má postura e diminuição da oscilação dos membros superiores durante o ciclo da marcha. Andadores são encontrados nos tipos tradicional, com rodas frontais ou com quatro rodas (este último, apenas para pessoas que não tem distúrbios de equilíbrio).

É importante lembrar que é necessário um treinamento para a adaptação ao uso do dispositivo dentro e fora de casa, durante suas atividades diárias. O idoso também pode personalizar seu dispositivo, sentindo-se mais à vontade com seu uso e facilitando a aceitação.

Essa informação é útil? Então, compartilhe nosso texto!

Seu banner
TAGGED:andadorandadoresbengalaDispositivosequilíbrioestabilidademarchamuletas
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
PorThaís Bortolini Bueno
Follow:
Fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Pós-graduação em Fisioterapia no Esporte no Centro de Traumatologia do Esporte – CETE/UNIFESP Formação completa no Método Pilates pelo Instituto São Paulo – ISP Formação nos Métodos Maitland, Mulligan, Kabat e Bandagens Funcionais Formação em Osteopatia - IDOT/SP Atualmente: estudos e trabalho clínico na área de Dor
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

idosos podem ser tratados com estabilização segmentar vertebral
Fisioterapia

Tratando Dores nas Costas: conheça a Estabilização Segmentar Vertebral

Por Thaís Bortolini Bueno
Fisioterapia trata a dor
Fisioterapia

Terceira idade… idade da dor? Saiba como a Fisioterapia pode ajudar.

Por Thaís Bortolini Bueno
Ombro do Idoso
Fisioterapia

Dores no Ombro? Pode ser lesão no Manguito Rotador

Por Thaís Bortolini Bueno
Sopa para idosos
Nutrição

Como transformar uma sopa em uma refeição completa?

Por Maria Isabella Schnell

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?