idoso com dor na coluna

Dor na Coluna – causas e tratamento para lombalgia.

em Fisioterapia por

Dor na coluna está entre as queixas mais comuns da população em geral. Mas aumenta significativamente entre idosos.

Dor na coluna ocorre porque, conforme já explicado em outras matérias, o processo de envelhecimento causa modificações importantes em diversas células do corpo, alterando o funcionamento e a estrutura dos tecidos. Desta forma, a coluna vertebral é uma das estruturas mais afetadas. Sua importância biomecânica e sua alta demanda durante a movimentação do corpo contribuem para as dores. Seja em atividades simples do dia-a-dia ou em atividades físicas mais complexas.

Didaticamente, a coluna é dividida em cinco regiões (de cima para baixo):

  • cervical – região do pescoço.
  • torácica – região dos pulmões.
  • lombar – região da cintura e quadris
  • sacral – final do quadril
  • coccígea – últimos ossos

As queixas, que compreendem na maior parte das vezes dores nas regiões torácica (baixa), lombar e sacral, são chamadas popularmente de lombalgias.

No entanto, é errado dizer que lombalgia é uma patologia.

A etimologia da palavra mostra que lombalgia se refere a um quadro clínico. Lombar, referente a região da coluna denominada por esse nome; algia, do grego, dor. O importante é ter um diagnóstico preciso da patologia que causa a lombalgia, podendo assim ser iniciado o tratamento adequado a cada caso.

Muitas patologias podem ser responsáveis pela lombalgia. Algumas delas são: protrusões ou hérnias de disco; contraturas musculares; artrose; doenças reumáticas, entre outras. Além disso, fatores de risco como má postura, sobrecarga mecânica e fraqueza muscular podem ser fatores importantes, potencialmente de risco quando associados ao quadro de envelhecimento.

A Estabilização Segmentar Vertebral pode ser um tratamento interessante.

Uma vez determinada a causa da lombalgia, a escolha do tratamento é extremamente importante. Na grande maioria dos casos, o tratamento é conservador e pode levar de três meses a um ano. É importante ter em foco a causa da lombalgia e adaptar o funcionamento biomecânico da coluna ocorra na ausência de sobrecargas que causem a dor. O trabalho é feito aliviando os sintomas e dando manutenção para que o corpo tenha estrutura suficiente para sustentar os resultados obtidos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo