IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > Doença Silenciosa que Causa Comprometimento Cognitivo em Idosos
Saúde

Doença Silenciosa que Causa Comprometimento Cognitivo em Idosos

Juliana Martinelli
Última atualização 30 de agosto de 2018 09:42
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
3 Min
terceira idade com doença silenciosa
Hipertensão: doença silenciosa que causa comprometimento cognitivo.
Compartilhe
Seu banner

Calcula-se que quase 25% da população adulta brasileira sofra de Hipertensão. Ou seja, de cada 4 adultos, 1 sofre de pressão alta. Apesar de ser uma doença silenciosa e assintomática, está ligada a altos índices de mortalidade. Isto porque o aumento de pressão eleva riscos de AVC, Infartos e tantas outras enfermidades graves.

E, por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas não tomam os remédios.

Em linguagem técnica, se diz que as pessoas não aderem ao tratamento. Já que tomar os medicamentos não faz diferença no dia-a-dia, as pessoas esquecem ou simplesmente decidem não se tratar. No entanto, pessoas com hipertensão devem fazer um tratamento farmacológico por toda a vida. Isto é, pessoas que sofrem de pressão alta, devem tomar remédios para controlar a pressão para o resto de suas vidas.

Mas, descobriu-se em pesquisa recente mais uma conseqüência da não aderência ao tratamento da pressão alta. Pessoas hipertensas, com mais de 60 anos, mentalmente saudáveis acabam desenvolvendo comprometimentos cognitivos quando não tratam corretamente a doença. Isto é, pessoas que não tomam corretamente seu medicamento para a pressão acabam tendo dificuldades de concentração, perda de memória, problemas de atenção, etc.

Este estudo analisou os dados de mais de 20 mil idosos hipertensos, sem demência. Deles, 16.4% não tomavam os medicamentos de pressão corretamente ou simplesmente não tomavam os remédios. Estes idosos apresentaram funções cognitivas mais baixas que os idosos que fazem corretamente o tratamento de hipertensão.

Este fenômeno se torna um problema ainda maior se pensarmos que, para tomar os remédios necessários diariamente, de maneira correta, a pessoa deve gozar de boa saúde mental. Neste caso, inicia-se um círculo vicioso: o idoso não adere ao tratamento de hipertensão e acaba tendo dificuldades de atenção e memória (por exemplo). Desta maneira, acaba por não tomar os remédios, sejam para controle da pressão ou outros medicamentos. Assim, corre o risco de descontrolar o diabetes, esquecer também o remédio para controlar o nível de colesterol, etc. Conseqüentemente, aumenta seu risco de sofre um infarto e/ ou um AVC.

Portanto, se você é hipertenso, cuida de ou conhece algum idoso que sofra de pressão alta, é importante garantir a aderência ao tratamento.

 

Fonte: Revista Nature

Seu banner
TAGGED:atençãocomprometimento cognitivocontrole da pressãohipertensãomedicamentosmemóriapressão altaremédios
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
2 Comentários 2 Comentários
  • Pingback: O Manejo da Dor no Tratamento Não Cirúrgico da OA - Parte 1 - Idosos
  • Pingback: Como Prevenir o Aparecimento da Doença de Alzheimer? - Idosos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

avaliação médica na terceira idade
Saúde

Avaliações e Ações Pré-Operatórias para Idosos

Por Juliana Martinelli
Miastenia Gravis
Saúde

Miastenia Gravis: uma Doença Auto-Imune Rara.

Por José Eduardo Martinelli
sistema muscular na terceira idade
Saúde

A Saúde do Sistema Muscular Esquelético

Por José Eduardo Martinelli
Idoso, alimentação e depressão
CabeçaNutrição

Depressão – o que a Alimentação tem a ver com isso?

Por Ana Letícia Moraes

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?