terceira idade no limite biologico

O que significa limite biológico no Contexto do Envelhecimento?

em Saúde por

Muitos alunos perguntam: quando você começa a envelhecer?  Muitos respondem que quando nascemos começamos a envelhecer.

Mas será que existe um limite biológico para o envelhecimento?

O limite biológico da vida é 85 anos. Isto não significa que não podemos ultrapassar esse limite. Mas, a partir daí, as perdas se acentuam e envolvem tanto o físico como a mente.

Existem vários marcadores físicos e biológicos  para as mudanças das etapas da vida. Por exemplo, quando a criança entra na puberdade, a tonalidade da voz muda e surgem os pelos pubianos. Além dos marcadores físicos, temos os psicológicos como a aposentadoria, perda de papéis sociais, a viuvez e vários outros. Evidências científicas mostram que, a partir dos 30 anos de idade, começamos a perder 1% da função de cada órgão. Portanto, quando atingimos 80 anos, já perdemos pelo menos 50% de função de todos os órgãos do nosso corpo.

Como exemplo, podemos citar os pulmões. Existe um parâmetro chamado de Volume Expiratório Forçado em um segundo (VEF1). Ele mede o volume do ar expirado em um segundo. Normalmente, perde-se por ano aproximadamente 30ml de VEF1. Essa perda se dá anualmente, sem que se tenha qualquer doença pulmonar associada. Assim, em teoria, ninguém conseguiria viver mais que 120 anos.

O mesmo acontece com a função renal. Uma pessoa saudável com 85 anos perdeu 55% de função dos seus rins. Caso essa pessoa seja hipertensa ou diabética associa-se a esta perda própria da senescência (envelhecimento normal) a perda de nefroesclerose renal e diabética. Portanto essa perda de função seria ainda maior.

O mesmo ocorre com o cérebro, cujo envelhecimento normal, determina a perda de milhões de neurônios. Isso acaba refletindo em várias áreas cognitivas. Diminuem a imaginação e a criatividade. Temos como exemplo vários compositores brasileiros dos anos 70, 80 e 90. Todos eles produziam várias músicas de qualidade quase que mensalmente. Hoje, estão todos na faixa dos 75 anos e quase não vemos o lançamento de novas músicas. Isto se deve ao fato de que a idade contribui para a perda de criatividade e imaginação.

Falamos em limite biológico não no sentido de esgotamento da vida. Estamos falando de mais um marcador que poderá vir a ser considerado o marcador do envelhecimento no futuro.

O limite biológico da vida é 85 anos. Isto não significa que não podemos ultrapassar esse limite. Mas, a partir daí, enfrentaremos mais dificuldades. Precisamos estar preparados para elas.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*