Terceira idade e suplementação de vitamina D

Sobre a Suplementação de Vitamina D e seus benefícios

em Saúde por

Muito tem se falado sobre os benefícios da suplementação de vitamina D para a saúde em geral. Não é raro encontrar em sites e revistas sobre saúde matérias e relatos do impacto do uso da vitamina D na prevenção e até na cura de doenças crônicas.

De tempos em tempos, vivenciamos tal fervor ao redor de algumas substâncias, geralmente vitaminas e compostos naturais. Há ampla divulgação em meios não científicos sobre múltiplos benefícios dessas substâncias. Tais informações geram um número altíssimo de acessos a essas reportagens e de procura. Tal curiosidade é compreensível: todos nós desejamos uma vida mais saudável e com mais tempo livre de doenças e incapacidades.

Porém, quando recorremos à literatura científica, os benefícios são escassos. E pior, podem existir malefícios em certas situações, como por exemplo a suplementação de beta caroteno em populações de risco para câncer de pulmão.

Na população de mais idade, é dado mais ênfase a necessidade de suplementação de vitamina D.

Quanto mais envelhecemos, menos capacidade nossa pele tem de fornecer vitamina D para o sangue. Geralmente, a população mais velha é menos exposta à luz solar (fator importante para a transformação da vitamina D). Hábitos alimentares se modificam (a alimentação é outra fonte importante da vitamina). Além disso, muito remédios e doenças crônicas podem interferir no metabolismo dessa vitamina, podendo gerar deficiências.

Apesar disso, não temos qualquer evidência científica dos benefícios da vitamina D que não para a saúde óssea. Ainda aguardamos resultados de grandes estudos atualmente em andamento que ajudarão a definir o papel dessa vitamina da promoção da saúde.

Como mencionado acima, quando se trata de saúde óssea, o composto tem muita importância. No entanto, mesmo para pacientes com demandas de saúde óssea, existem indicações corretas e doses corretas. Ou seja, não existe uma mesma fórmula que sirva para todas as pessoas.

Por exemplo, recentemente em uma importante revista médica, JAMA, foram publicadas as indicações e benefícios de se suplementar vitamina D e cálcio na saúde óssea de idosos com baixo risco de quedas, sem osteoporose e que vivem na comunidade. Ou seja, existem indicações específicas para pessoas específicas.

Evite boatos e não se auto-medique. Se você acha que deve tomar qualquer suplementação de vitamina, sugerimos consulta com médico geriatra para avaliação se há indicação e, se houver, da dose que podem de fato trazer benefícios ao usuário.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo