Fake news sobre Covid-19

3 Mitos e Verdades Sobre a Pandemia de Covid-19

em Saúde por

Com muita tristeza, temos recebido muitas fake news (notícias faltas) em relação à Pandemia de Covid-19. Por isso, achamos importante esclarecer algumas dúvidas aqui.

1. Água quente mata o Coronavírus – Mentira!

Recebemos alguns vídeos que sugerem que beber água quente ou chás pode eliminar o vírus do organismo humano. Isso é mentira. Embora alguns chás combatam determinadas doenças pelos princípios ativos extraídos das ervas, não eliminam vírus. Outros, contribuem para a melhora do sistema imunológico. Além disso, muitas vezes, aumentam a sensação de bem-estar. Mas, nenhum inativa o Coronavírus dentro de nosso organismo.

2. Vinagre substitui água e sabão – Mentira!

Também é importante ressaltar que os vírus como o Coronavírus possuem uma camada lipídica (de gordura) externa de proteção. Assim, sabonetes e detergentes, que funcionam como desengordurantes, quebram esta proteção externa, desativando o vírus.

O vinagre, apesar de ser um produto ácido e matar algumas bactérias, não elimina o Coronavírus.

Aproveitando o tema: lavar roupas com detergente de roupa, seja em pó ou líquido, também elimina o vírus.

3. Já existe vacina contra o Novo Coronavírus – Mentira!

O termo Coronavírus é usado para designar “uma família de vírus” que tem a forma parecida com a de uma coroa. Existe muitos tipos de Coronavírus conhecidos pelo homem. Inclusive existe uma vacina contra um tipo de Coronavírus que ataca cachorros. Porém, a Covid-19 é uma doença causada por um Novo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2.

Contra este vírus, ainda não há vacina. E contra a doença que ele causa, a Covid-19, ainda não há tratamento eficaz.

Sobre a velocidade de desenvolvimento da vacina: deve demorar de 12 a 18 meses. Este tempo de desenvolvimento de vacina é considerado muito rápido pela indústria farmacêutica. Mas, como sabemos é um tempo muito longo e não será suficientemente rápida para prevenir a doença em 2020.

Vale lembrar que o nosso país oferece um programa de vacinação para os idosos, que inclui a vacina contra a gripe! Se tiver dúvidas sobre quais vacinas tomar e quando, procure seu médico.

Assim sendo, devemos continuar tomando as medidas de prevenção contra a Covid-19, como:

  • Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão (ou álcool gel 70% na impossibilidade de lavar as mãos).
  • Evitar apertos de mão, abraços e beijos ao cumprimentar as pessoas.
  • Fugir de aglomerações.
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos sem antes lavá-las. 
  • Não ter contato com pessoas com sintomas de gripe ou com pessoas que tenham retornado de viagens ao exterior com menos de 14 dias.

Ou seja, FIQUE EM CASA!

Caso tenha outras dúvidas, acesse o site do Ministério da Saúde aqui.

2 Comments

  1. Dr Martinelli muito obrigada pelas ótimas informações,me ajudou muito,sei que o senhor é um grande profissional muito competente,pois sempre foi o médico de minha família. Que Jeová Deus te abençoe grandemente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo